Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

64 - A Paixão de Jesus expulsa a falsidade do nosso coração

 

 

“E, imediatamente, enquanto falava” (Mc 14, 43).

 

Jesus Cristo, o Deus Bendito, falava; enquanto falava, Judas Iscariotes, criatura ingrata, se aproximava.

Nosso Senhor, Manso Cordeiro, falava; Judas, lobo traidor, caminhava na escuridão ao seu encontro.

O Salvador falava… Judas, mergulhado nas trevas, não queria mais ouvi-lo. Quem caminha nas trevas não quer mais contemplar a Luz Eterna… os seus ouvidos estavam tapados para o bem.

O Salvador falava… respeitou a liberdade do traidor… o Senhor fala… mas respeita também a nossa liberdade… não obriga ninguém a segui-lo… a ser fiel aos seus conselhos.

Nosso Senhor falava que o traidor estava chegando: “Levantai-vos! Vamos! Eis que o meu traidor está chegando” (Mc 14, 42). Em Jo 18, 4 diz: “Sabendo Jesus tudo o que lhe aconteceria, adiantou-se e lhes disse: ‘A quem procurais?’”

Jesus sabe o que vai acontecer e não foge… espera o lobo… o Cordeiro não foge do lobo… sabe muito bem que o amor vence o ódio… sabe que a verdade derrota a hipocrisia… que o desapego vence o apego ao dinheiro.

Cristo estava ali para rezar… Judas estava para pecar. Judas esteve no Getsêmani várias vezes para rezar… agora veio para pecar… estava decidido, não queria mais seguir a Luz.

Jesus, Deus Forte, falava… não convidando os Apóstolos para fugirem; mas sim, para irem ao encontro do traidor: “Levantai-vos! Vamos!” (Mc 14, 42).

“Levantai-vos!” Como se o Senhor dissesse: Não devemos tremer diante dos inimigos… nem buscar cantos escuros para nos escondermos… os justos não podem vacilar diante dos injustos.

“Vamos!” Como se dissesse: Não fiquemos parados, mas enfrentemos as dificuldades, provações e perseguições com valentia, coragem e perseverança.

O Senhor falava! Nenhuma reclamação… palavra de desânimo, revolta, violência… fuga; mas somente palavras para encorajar os Apóstolos: “Levantai-vos! Vamos!… a quem procurais?”

Jesus Cristo ama os corações corajosos, valentes e convictos… que suportam as provações por seu amor. Nenhum obstáculo pode nos separar do nosso Salvador.

Judas Iscarioetes conhecia muito bem a voz do Senhor Eterno; mas agora os seus ouvidos estavam atentos a outras vozes… das criaturas limitadas, injustas e invejosas. O traidor tapou os ouvidos para não ouvir a voz do Manso Cordeiro; mas deixou-os abertos para ouvir os “uivos” dos lobos perseguidores.

Nosso Senhor não ficou mudo, tremendo e assustado diante do traidor… mas falava.

Não se intimidou, mas “adiantou-se” (Jo 18, 4)… e lhes disse: “A quem procurais?” (Idem.).

O Salvador falava com os Onze cordeiros… Judas não pertencia mais ao rebanho; mas sim, a “alcateia”. Tornou-se lobo livremente.

Jesus não falava para desanimá-los nem amedrontá-los… mas falava somente a verdade: “… o meu traidor está chegando” (Mc 14, 42).

Não devemos esconder a verdade do próximo… somente ela pode nos libertar.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 24 de agosto de 2017