Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

67 - A Paixão de Jesus nos ensina a sofrer sem reclamar

 

 

“E ele saiu, carregando a sua cruz…” (Jo 19, 17).

 

O Manso Cordeiro contemplou a cruz… nenhuma reclamação, revolta e rebeldia! Olhou para o pesado madeiro e não o recusou… não fugiu!

Dos lábios do Senhor não saiu nenhuma palavra de reprovação. Ele ama as almas imortais… ama também a cruz… quem ama, não recusa a cruz.

O Senhor contemplou a cruz e inclinou a cabeça diante da vontade do Pai… quem faz a vontade do Pai não erra… é o caminho mais curto para o céu.

Nosso Senhor não assustou com o  tamanho do madeiro… quem ama possui um coração generoso.

Sigamos o exemplo de Jesus Cristo abraçando as cruzes de cada dia. Quem vive na presença de Deus não foge das dificuldades, provações e obstáculos.

O Senhor contemplou a cruz… aceitou que a colocasse em seus ombros… e saiu. Ele não ficou parado com a cruz às costas, mas saiu.

Infeliz da pessoa que se desespera com o peso da cruz… que fica estacionada diante dos obstáculos… que não faz progresso nas horas difíceis.  Essa não se salvará… para entrar no céu é preciso aceitar por amor a Deus as cruzes de cada dia.

Jesus Cristo saiu… nós também devemos sair, isto é, suportar e carregar as cruzes de cada dia.

O Salvador não jogou a cruz no chão… não pisou sobre ela… não a abandonou… mas saiu com ela em direção ao Calvário.

Não existe caminho para o céu longe da cruz; se existisse, Nosso Senhor teria indicado. Quem briga com a cruz será “esmagado” por ela.

O Servo Sofredor saiu para o Calvário carregando a pesada cruz… o Senhor não arrastou a cruz, mas a carregou: “A cruz que arrastamos torna-se mais pesada que a cruz que carregamos” (Santa Teresa de Jesus).

Aquele que carrega a cruz com paciência, alegria e por amor a Deus… caminha para o céu. Quem sofre revoltado e reclamando, não pode agradar a Deus… e caminha para o inferno: “Quem carrega a cruz com paciência, salva-se; quem a carrega com impaciência, perde-se” (Santo Agostinho).

Para entrar no céu é preciso contemplar a cruz… sair, isto é, não ficar estacionado no lugar com preguiça e comodismo… e carregá-la por amor a Deus. Não basta carregar a cruz: “Sofrer de nada vale se não for por amor a Deus” (Santo Tomás de Aquino).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 01 de setembro de 2017