Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

75 - A Paixão de Jesus nos ensina que todos têm que sofrer

 

 

“… e, com ele, dois outros; um de cada lado e Jesus no meio” (Jo 19, 18).

 

São Dimas, o bom ladrão,  se arrependeu… abriu o coração para o Salvador, suportou os sofrimentos com paciência… e se salvou… “roubou” o céu na última hora.

Gestas, o mau ladrão, se revoltou diante do sofrimento… insultou o Senhor, não se arrependeu e se perdeu eternamente. Não soube aproveitar a oportunidade de estar próximo de Cristo… e se perdeu.

Esse mundo é um vale de lágrimas… todos têm que sofrer: sofreu o bom ladrão… e sofreu o mau ladrão. Uns sofrem para o céu… outros sofrem para o inferno. Aquele que sofre por amor a Deus se salva; quem sofre revoltado se perde: “Sofrer de nada vale se não for por amor a Deus” (Santo Tomás de Aquino).

São Dimas sofreu para o céu… Gestas sofreu para o inferno: “As mesmas misérias levam alguns para o céu, e outros para o inferno” (Santo Agostinho, Sermão 52).

O bom ladrão… com o coração arrependido, olhava para o Senhor na cruz com amor e sofria com paciência… vendo que o Salvador sofria inocentemente; enquanto que ele era culpado: “Quanto a nós, é de justiça; estamos pagando por nossos atos, mas ele não fez nenhum mal” (Lc 23, 41).

O mau ladrão sofria  revoltado… a impaciência invadiu o seu coração: “Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós” (Lc 23, 39).

São Dimas, humilde, inclinou a cabeça diante da vontade de Deus… e se salvou; Gestas, orgulhoso, escancarou a boca contra o céu… e se perdeu: “Quem se humilha nos sofrimentos e se submete à vontade de Deus é trigo destinado ao céu; quem é soberbo e fica impaciente, a ponto de voltar as costas para Deus, é palha que é destinada ao inferno” (Santo Agostinho, Da Cidade de Deus).

São Dimas sofreu com os olhos fixos no céu: “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres com teu reino” (Lc 23, 42); enquanto que Gestas sofreu com os olhos fixos no inferno, porque o seu coração estava mergulhado no ódio e na revolta: “Quem carrega a cruz com paciência, salva-se; quem a carrega com impaciência, perde-se” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 29 de setembro de 2017