Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

80 - A Paixão de Jesus nos ensina a trabalhar pela salvação das almas

 

 

“… e, com ele, dois outros; um de cada lado e Jesus no meio” (Jo 19, 18).

 

Nosso Senhor foi crucificado no meio, entre o pecador Gestas (mau ladrão), e São Dimas (bom ladrão). A “distância” é a mesma, o Salvador não faz acepção de pessoas… Ele quer a salvação de todos: santos e pecadores.

São Dimas contemplava o Salvador de perto; Gestas também contemplava o Senhor de perto; o primeiro com o coração aberto… o segundo com o coração fechado.

Nosso Senhor quer a salvação de todos, mas respeita a liberdade dos santos e pecadores.

São Dimas e Gestas contemplaram o Sangue do Manso Cordeiro crucificado… um adorou o Sangue do Senhor; o outro o amaldiçoou.

O Senhor foi crucificado entre o santo e o pecador… o seu amor e perdão é para todos, mas é preciso abrir o coração.

Nosso Salvador estava no meio… entre dois “caminhos”: O “caminho” das trevas, escolhido por Gestas, o mau ladrão; e o “caminho” da luz, escolhido por São Dimas, o bom ladrão. Ele deixou cada um escolher o seu “caminho”.

O “caminho” de Gestas, o mau ladrão, é o “caminho” do pecador revoltado… que não aceita o Senhor como Salvador. Quem possui o coração petrificado, dificilmente se arrepende na hora da morte: “Dentre  cem mil pecadores que teimam viver no pecado até a morte, apenas um só se salvará no momento supremo” (São Jerônimo).

O “caminho” de São Dimas, o bom ladrão, é o “caminho” do pecador que se arrepende… que chora os pecados diante de Cristo crucificado: “As almas dos justos estão nas mãos de Deus, e não os atingirá o tormento da morte” (Sb 3, 1). É o “caminho” daquele que morre na graça de Deus.

O “caminho” de Gestas é o da falsa liberdade… do prazer, do vício, do pecado… esse “caminho” é percorrido por milhões de pessoas… ele conduz ao inferno: “… largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele” (Mt 7, 13).

O “caminho” de São Dimas é o do sacrifício, da renúncia, da penitência… poucos percorrem esse “caminho” que leva ao céu: “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram” (Mt 7, 14).

O “caminho” de Gestas é o dos ingratos… daqueles que deixaram a graça de Deus passar em vão, e que permaneceram com o coração duro diante de tantas oportunidades: “Quão infeliz é o pecador obstinado que resiste à voz divina! O ingrato, ao invés de se entregar e enternecer à voz de Deus, se endurece mais e mais, à semelhança da bigorna sob os golpes do martelo. Para seu justo castigo, achar-se-á neste estado, na hora da morte, às portas da eternidade” (Santo Afonso Maria de Ligório).

O “caminho” de São Dimas é o dos justos… daqueles que agradecem a Deus continuamente pelas graças recebidas, que buscam continuamente a santidade de vida: “O pecador teme a morte porque da vida temporal passará à morte eterna; mas não aquele que, estando na graça de Deus, há de passar da morte à vida” (São Cipriano). O bom ladrão não se desesperou na hora da morte.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 20 de outubro de 2017