Resumo dos trabalhos realizados mensalmente

durante o ano de 1993

 

A Equipe de religiosos responsável por este Site, faz este resumo citando o Livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Jaraguá - Go, narrado pelo Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Evitaremos, por caridade, citar alguns nomes de perseguidores, sendo que o Livro de Crônicas do Instituto, traz não somente os nomes, mas também, endereços, gravações, recortes de jornais, cartas, fotos, etc.

 

  Janeiro / 1993  

 

"Festa de São Sebastião. Tudo em paz. Igreja lotada todos os dia, procissão com mais de 2500 pessoas. Parte social, muito santa e super organizada. Nada de roubo nem profanação... Festa já dominada. Nada de bailes, bebidas, músicas profanas, etc." (Livro de Tombo, fl. 45).

 

 

Fevereiro / 1993

 

 

"Desde que Cheguei em Jaraguá, acontece adoração do Santíssimo Sacramento e continua fervorosamente.

As perseguições aumentam a cada dia, mas também aumentam as confissões, comunhões e cada dia que passa, aumentam as conversões. O ..., considerado a sombra do anti-cristo, urra furiosamente contra Deus e à Igreja Católica, e com ele ... outros perseguidores" (Livro de Tombo, fl. 45).

Segundo o Livro de Ata nº 01 das Missões do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, foram pregadas Missões na Vila Esperança, Paróquia de Nossa Senhora D'Abadia, Anápolis - Go (conforme fls. 14 e 15).

Para conferir o relatório, clique aqui e veja a galeria de fotos sobre as Missões.

 

  Março / 1993  

 

"Festa em Louvor a São José. Novena espetacular. Nada de profano, só oração e Missão. O Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano visitou todas as casa da Vila São José em três dias, foi um espetáculo. Igreja lotada, procissão com mais de mil pessoas.

Alguns perseguidores atacaram porque queriam a bagunça de antigamente, mas o próprio povo não aceitou. Viva o povo!

Nesse mês eu confessei o povo de várias capelas: Paciência, Rancho Grande, Cruzeirinho, Santa Bárbara, Monte Castelo, Córrego Grande e Cachoeira. Tudo por amor às almas" (Livro de Tombo, fl. 45).

Segundo o Livro de Ata nº 01 das Missões do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, não relata no mês de março a Missão na Vila São José, mas sim no mês de junho. O importante para a Equipe é que o trabalho foi realizado. E segundo o mesmo livro, foram pregadas Missões em Terezópolis - Go, Paróquia de Goianápolis - Go; na Paróquia de Goianápolis - Go; em São Francisco de Goiás (conforme fls. 15, 16 e 17).

Para conferir os relatórios, clique aqui e veja a galeria de fotos sobre as Missões.

 

  Abril / 1993  

 

"Preguei Missões em São Francisco de Goiás, onde participaram mais de 3000 pessoas no encerramento. Eu e o Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima e o Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano.

Confessei centenas de pessoas.

No mesmo mês, preguei missão também em Jesúpolis, foi um grande sucesso, tudo para Deus. (Livro de Tombo, fl. 45).

O Livro de Ata nº 01 das Missões do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, não relata no mês de abril a Missão em Jesúpolis, e a Missão em São Francisco é relatada no mês de março, como na citação do Livro de Tombo acima. O importante para a Equipe é que o trabalho foi realizado, independente das datas em que foram relatadas.

 

  Maio / 1993  

 

"Festa do "Divino", ou melhor, festa do "roubo" e do "bucho", o festeiro desse ano foi o pagão e ateu ..., que se esconde por detrás da máscara de católico, gosta muito de se aparecer e de se promover politicamente às custas da igreja de Jaraguá, ou melhor, não somente ele, mas todo o ..., juntamente com a ... e os ...

Na parte espiritual foi até calmo, porque esse ano eu endureci o pé no chão e não quis sair da Paróquia, não aceitei a banda na igreja, todos concordaram depois de muito resmungar.

A parte social como sempre foi de "roubo", músicas imorais, bailes, bebedeiras, etc., mas tudo longe da igreja, num local chamado "Feirão", porque eu não permiti que fosse realizado perto da igreja. Tudo serviu para escandalizar mais o povo católico, que não aceita mais essa bagunça nas festas... Fui perseguido terrivelmente depois dessa "Festa", fui ameaçado de morte, e outras coisas estranhas, porque cobrei na missa o dinheiro da festa.

Eles usam o dinheiro dos santos para se auto-promoverem." (Livro de Tombo, fl. 46).

O nosso padre agiu com essa firmeza, depois que o Sr. Bispo Bom Manoel Pestana Filho lhe negou a saída de Jaraguá. O mesmo meditou profundamente no seguinte trecho da Exortação Apostólica "Evangelii Nuntindi" do Papa Paulo VI: "A religiosidade popular, pode-se dizer, tem sem dúvida as suas limitações. Ela acha-se freqüentemente aberta à penetração de muitas deformações da religião, como sejam, por exemplo, as superstições. Depois, ela permanece com freqüência apenas a um nível de manifestações culturais, sem expressar ou determinar uma verdadeira adesão de fé. Ela pode, ainda, levar à formação de seitas e pôr em perigo a verdadeira comunidade eclesial.

Se essa religiosidade popular, porem, for bem orientada, sobretudo mediante uma pedagogia da evangelização, ela é algo rico de valores" (nº 48).

 

"Coices" na porta da casa paroquial

 

Essa decisão firme do nosso padre em purificar a tal festa do "divino", fez com que os seguidores dessa tradição caduca instigassem um dos foliões, o senhor "Pé Inchado de Aguardente", a ir até a casa paroquial, lá pela meia-noite, para arrombar a porta através de coices. O nosso padre ouvindo tamanho barulho, telefonou para um Lanceiro consagrado, Maria da Conceição Moreira, residente em Anápolis, que imediatamente telefonou para um senhor distinto do Conselho Paroquial, e esse, em seguida, foi até a casa paroquial e colocou o senhor "Pé Inchado de Aguardente" para correr. No dia seguinte, o caso foi parar na polícia, e o pé-de-cana, prometeu ao delegado não cometer mais esse tipo de agressão.

Seis meses depois, o senhor "Pé Inchado de Aguardente" teve um atrito na família, e resolveu beber veneno, mas graças a Deus, não morreu. Realmente Deus não quer a morte do pecador, mas sim, que se converta e viva.

É importante lembrar, que esse, era um dos mais normais dentre os seguidores da tradição caduca.

 

Segundo o Livro de Ata nº 01 das Missões do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, foram pregadas Missões na capela de Paciência, município de Jaraguá (conforme fls. 17 e 18).

Para conferir o relatório, clique aqui e veja a galeria de fotos sobre as Missões.

 

  Junho / 1993  

 

"Fizemos um maravilhoso TRÍDUO REPARADOR ao Sagrado Coração de Jesus.

Cada dia que passa, aumentam as pessoas em todas as capelas, da cidade e do interior" (Livro de Tombo, fl. 46).

Segundo o Livro de Ata nº 01 das Missões do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, foram pregadas Missões no bairro São José, Vila Colombo e Setor Aeroporto, Jaraguá - Go (conforme fls. 18, e 19).

Para conferir os relatórios, clique aqui e veja a galeria de fotos sobre as Missões.

 

  Julho / 1993  

 

"Encerramento de novenas em várias capelas do interior; perseguições e mais perseguições" (Livro de Tombo, fl. 46).

Segundo o Livro de Ata nº 01 das Missões do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, foram pregadas Missões em Cruzeirinho, município de Jaraguá - Go (conforme fl. 18).

Para conferir o relatório, clique aqui e veja a galeria de fotos sobre as Missões.

 

  Agosto / 1993  

 

"Novena do Pai Eterno em Monte Castelo, De Deus não tem nada, só bagunça e barulho, adúlteros querendo batizar os filhos.

Eu, como sempre não fui, mas o Bispo Dom Manoel enviou o Diácono ... e o Frei ... para cuidar daquela babilônia.

O diácono fez batizados e casamentos ..., foi realmente uma desgraça, Deus mesmo, fica de lado nessa prostituição.

O povo não vem buscar Deus, mas sim, o pecado, e fazer batismos e casamentos sem preparação" (Livro de Tombo, fl. 46).

 

  Setembro / 1993  

 

"Festa de Nossa Senhora da Penha, sucesso total, o povo está gostando da disciplina.

Procissão com mais de 2000 pessoas.

Levamos a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha para o museu que está na igreja de Nossa Senhora da Conceição, somente para ser protegida, mas ela e as outras imagens históricas pertencem à Igreja Católica de Jaraguá e não ao grupo de pagãos que tem na cidade com a máscara de católicos. Em 91 fundamos o museu e eu deixei levar as imagens históricas para ele: São Miguel Arcanjo, São José, São Sebastião, Santa Ana e muitos outro objetos sagrados que pertencem à Igreja Católica de Jaraguá" (Livro de Tombo, fl. 47).

 

  Outubro / 1993  

 

"Preguei Missões em várias capelas com adoração do Santíssimo Sacramento. Atendi centenas de confissões em Jaraguá" (Livro de Tombo, fl. 47).

Segundo o Livro de Ata nº 01 das Missões do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, foram pregadas Missões no bairro Ana Edite, Jaraguá e na fazenda Bom Jesus, município de Jaraguá - Go (conforme fl. 19).

Para conferir os relatórios, clique aqui e veja a galeria de fotos sobre as Missões.

 

  Novembro / 1993  

 

"Iniciamos a campanha de 500.000 Terços pela paz e conversão de Jaraguá" (Livro de Tombo, fl. 47).

Segundo o Livro de Ata nº 01 das Missões do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, foram pregadas Missões na fazenda Mamoeira e na Capela de Aparecida de Loiola, municípios de Corumbá - Go, e no bairro São João, Anápolis - Go (conforme fls. 20 e 21).

Para conferir os relatórios, clique aqui e veja a galeria de fotos sobre as Missões.

 

  Dezembro / 1993  

 

"Novena de Nossa Senhora da Conceição, com vigília do dia 07 para o dia 08.

Igreja cheia todos os dias, procissão bem participada. Muita piedade. Muita crítica por parte dos invejosos.

Natal e Ano Novo, Missas com a igreja lotada, não coube o povo na igreja Matriz" (livro de Tombo, fl. 47).