Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano

 

 

O Movimento tem por finalidades

 

 

1. Desagravar Jesus Cristo em seu Sagrado Coração (particularmente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia), e sua Mãe, Maria Santíssima, sob o título de Nossa Senhora das Dores: Quantos, abrasados pelo amor de Jesus padecente, aplicaram o ânimo a estas considerações, não poderão deixar de reparar com maior empenho a honra de Cristo, expiar as culpas próprias e alheias e procurar a eterna salvação das almas... Deste espírito nasceram muitas famílias religiosas de ambos os sexos que, de dia e de noite, sucessivamente, por fazerem as vezes do anjo consolador de Jesus no Horto (Encíclica “Miserentissimus Redemptor”, nº 19 e 20, Papa Pio XI).

 

2. Reavivar nos corações a devoção, particularmente para com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia: Como é desejável, participem os fiéis ativamente, cada dia e em grande número, do Sacrifício da Missa, vindo alimentar-se da Sagrada Comunhão, com intenção pura e santa, e dando graças a Cristo Senhor Nosso por tão grande dom (Encíclica “Mysterium Fidei”, nº 68, Papa Paulo VI), e: O desejo de Jesus Cristo e da Igreja, de que todos os fiéis se aproximem cotidianamente da sagrada mesa, consiste sobretudo nisto: em que os fiéis, unindo-se a Deus pelo Sacramento, dele recebam força para dominar a concupiscência, lavar as culpas leves cotidianas, e prevenir as faltas graves, a que está sujeita a fragilidade humana (Decr. S. Congr. Concil. de 20 de Dez. de 1905, aprovado por São Pio X), e também: Durante o dia, não deixem de visitar o Santíssimo Sacramento, que se deve conservar nas igrejas e honrar, no lugar mais digno, segundo as leis litúrgicas, cada visita é prova de gratidão, sinal de amor e dever de adoração (Decr. S. Congr. Concil. de 20 de Dez. de 1905, aprovado por São Pio X).

 

3. Estabelecer o senhorio e reinado de Jesus Cristo nos corações, nas famílias e na pátria; por meio de uma missão zelosa, fervorosa e contínua: Assim Filipe desceu à cidade de Samaria, pregando-lhes Cristo (Atos 8, 5), e: Povos todos, abri as portas a Cristo!... Nenhum crente, nenhuma instituição da Igreja pode esquivar-se deste dever supremo: Anunciar Cristo a todos os povos (Encíclica “Redemptoris Missio”, nº 3, Papa João Paulo II), e também: Não haverá nunca evangelização verdadeira se o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus, não forem anunciados (Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi”, nº 22, Papa Paulo VI).

 

4. Divulgar o Milagre Eucarístico de Lanciano.

 

 

 

Origem Finalidades Lemas Categorias