Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano

 

 

O Movimento tem por lemas

 

 

1º. Sede luz com o exemplo.

 

Deus chama cada membro do Movimento para que seja luz do mundo, e essa luz não pode ficar escondida: Vós sois a luz do mundo (Mt 5, 14).

A vida do Lanceiro deve ser um facho de luz. Cada membro deve iluminar com seu exemplo àqueles que vivem nas trevas do erro, e mostrar-lhes o caminho da salvação: Fazei tudo sem murmurações nem reclamações, para vos tornardes irreprováveis e puros, filhos de Deus, sem defeito, no meio de uma geração má e pervertida, no seio da qual brilhais como astros no mundo (Fl 2, 14-15).

 

2º. Pregue a verdade.

 

O Lanceiro deve caminhar sempre com a verdade e pregá-la sem medo, lembrando de que a verdadeira caridade consiste em dizer a verdade completa e não meias verdades. Não podemos esquecer-nos de que pregamos Cristo Crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, mas poder de Deus para os escolhidos, quer judeus, quer gentios: Mas, seguindo a verdade em amor, cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo... (Ef 4, 15), e: ... Abandonai a mentira e falai a verdade cada um ao seu próximo (Ef 4, 25), e também: Por sua vez, estão os homens todos obrigados a procurar a verdade, sobretudo aquela que diz respeito a Deus e a Sua Igreja e, depois de conhecê-la, a abraçá-la e a praticá-la (“Dignitatis Humanae”, nº 1).

 

3º. Sirva com amor, alegria e fervor.

 

A vida de Jesus Cristo é uma constante ajuda aos homens, e a sua doutrina um contínuo convite ao espírito de serviço. Ele é o exemplo que deve ser imitado pelos membros do Movimento; sendo Deus e Juiz, que há de vir julgar o mundo, não se impõe, serve por amor até dar a sua vida por todos; esta é a forma de ser o primeiro: Aquele que quiser tornar-se grande entre vós seja aquele que serve, e o que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso servo. Desse modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mt 20, 26-28), e: Todos vós, conforme o dom que cada um recebeu, consagrai-vos ao serviço uns dos outros, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1Pd 4, 10), e também: Os cristãos nada podem desejar mais ardentemente, do que prestar serviço aos homens do mundo de hoje, com generosidade sempre maior e mais eficaz (“Gaudium et Spes”, nº 93).

 

4º. Viva sem medo.

 

Jesus Cristo pede-nos que vivamos sem medo, como filhos de Deus.

O Lanceiro deve viver sem medo à vida e sem medo à morte, alegre no meio das dificuldades, esforçado e abnegado perante os obstáculos e as doenças, sereno perante um futuro inserto: o Senhor pede-nos que vivamos assim: Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma (Mt 10, 28), e: Mas se sofreis por causa da justiça, bem-aventurados sois! Não tenhais medo nenhum deles, nem fiqueis conturbados (1Pd 3, 14), e também: E, do mesmo modo, que não tenham medo de evangelizar nas praças e nas ruas, como os primeiros Apóstolos... (Homilia da Missa conclusiva da VIII Jornada Mundial da Juventude, Denver, 15-08-1993).

 

5º. Medite e viva a Palavra de Deus.

 

O Lanceiro deve meditar e viver a Palavra de Deus: Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos! (Tg 1, 22). É necessário meditá-la com fé, sabendo que a mesma contém a verdade salvadora, sem erro algum: A meditação é sobretudo uma procura... Geralmente, utiliza-se um livro, e os cristãos dispõem de muitos: as Sagradas Escrituras, o Evangelho especialmente... (Catecismo da Igreja Católica, nº 2705).

 

6º. Receba com freqüência Jesus Eucarístico.

 

O Lanceiro deve receber Jesus Sacramentado frequentemente, porque a Santíssima Eucaristia é o nosso Alimento espiritual: Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós(Jo 6, 53), e: A Igreja... recomenda vivamente aos fiéis que recebam a Santa Eucaristia nos domingos e dias festivos, ou ainda com maior freqüência, e até todos os dias (Catecismo da Igreja Católica, nº 1389).

 

7º. Ame, sirva e defenda a Igreja Católica Apostólica Romana.

 

O Lanceiro deve ser um filho fiel da Igreja Católica Apostólica Romana, e esta fidelidade deve ser mostrada com a vida: vida de amor, de serviço e de defesa pela Santa Igreja: Amar a Igreja, eis, amados filhos o dever da hora presente. Amá-la significa estimá-la e ser feliz em pertencer a ela. Significa ser-lhe resolutamente fiel. Significa obedecer-lhe, servi-la, ajudá-la com alegria até o sacrifício, na sua missão difícil (Papa Paulo VI, 18-09-1968), e: Amemos Deus nosso Senhor, amemos a sua Igreja; Ele como Pai, ela como mãe; Ele como Senhor, ela como a sua escrava; pois somos filhos da mesma escrava (Santo Agostinho, In Ps. 82 Enarr. 2, 14: Pl 37, 1140).