Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Palestra

 

 

RESPEITAR O NOME DE DEUS

(Pe. Divino Antônio Lopes FP.)

 

Hoje, infelizmente, muitos cantores, artistas e outros ídolos de pano, dirigem-se a Deus, como se Nosso Senhor fosse um animal irracional, chamando-O de CARA: o “CARA” lá de cima.

O “CARA” lá de cima? Será que existe uma expressão mais desrespeitosa e repugnante do que essa para se referir a Deus? Será que esses infelizes sabem o que significa a palavra CARA?

O Dicionário Michaelis define CARA da seguinte maneira: s.f. 1. Parte anterior da cabeça; rosto, face. 2. Expressão do rosto; fisionomia, semblante. 3. Audácia, atrevimento, ousadia. 4. Face da moeda, oposta à coroa, geralmente com uma efígie. S. m. Gíria: Tratamento INCIVIL que se dá a uma pessoa; indivíduo.

Quem usa da gíria para chamar Deus de CARA, só pode ser uma pessoa baixa e leviana, por mais que seja aclamada de “rainha” ou “rei”: Gíria s.f. 1. Linguagem especial usada por certos grupos sociais pertencentes a uma classe ou a uma profissão. 2. Linguagem usada pelos gatunos, malandros e outras pessoas de hábitos duvidosos (Dicionário Michaelis).

Chamar alguém de CARA é tratá-lo com INCIVILIDADE.

INCIVIL significa descortês e grosseiro.

Será que essas pessoas atrevidas, insolentes e petulantes gostariam de ser chamadas de CARA? Teriam, elas, a coragem de chamar os seus pais, patrões, autoridades civis, etc., de CARA? Claro que não!

Esses são tratados com respeito: Senhores, Digníssimos, Ilustríssimos, Meretíssimos, etc; enquanto que o Deus todo-poderoso, criador do céu e da terra é chamado de CARA. Quanta maldade! Quanto atrevimento! Quanta petulância! Quanta arrogância! Quanto satanismo!

Jamais permitamos que Deus, Nosso Senhor, seja chamado de CARA.