Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 014

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2024

 

Senhora Luciene Eterna da Cunha

Goiânia-GO

Participante da palestra sobre o Santo Natal e catequese

 

Estimada senhora Luciene, viva sempre na presença de Deus! Reze sempre! Sem a oração não há salvação: “Quem reza se salva; quem não reza se condena” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Milhões de pessoas voltaram as costas para Deus… abandonaram a oração para olharem televisão e celular… essas vivem no vazio e na tristeza. Aquilo que o mundo oferece não pode satisfazer uma alma criada para as coisas do alto… para Deus.

Que é a oração? São Pio X a define: “A oração é uma elevação da alma a Deus para adorá-lo, para lhe dar graças e para lhe pedir aquilo de que precisamos” (Catecismo Maior, 253), e: “A oração é a elevação da mente e do coração a Deus para adorá-lo, agradecer e pedir-lhe as graças de que necessitamos” (Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã, Parte Segunda, Lição I, 2), e também: “A oração é uma ascensão da alma para Deus” (São João Damasceno), e ainda: “A oração é uma intenção afetuosa do espírito para Deus” (Santo Agostinho), e: “A oração é uma conversação com Deus” (São Gregório de Nissa).

A oração mantém a vida da alma: “Assim como o corpo não pode viver sem a alma, assim a alma sem a oração está morta e exala mau cheiro” (São João Crisóstomo).

A oração é o alimento da alma: “A oração é o alimento da alma, porque assim como o corpo não se pode sustentar sem alimento, assim, sem a oração não se pode conservar a vida da alma. Como o corpo é conservado pela comida, assim a alma do homem é conservada pela oração” (Santo Agostinho).

A oração é a mais poderosa arma para nos defendermos dos nossos inimigos. Quem não se serve da oração está perdido. Adão caiu porque não se recomendou a Deus na hora da tentação: “Adão pecou, porque não rezou” (Santo Agostinho), e: “Os anjos rebeldes receberam em vão a graça divina… e porque não rezaram… caíram” (São Gelásio).

Feliz do católico que reserva horários para rezar… para adorar a Deus e pedir-lhe graças.

Eu te abençoo e te guardo no Coração da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)