Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 025

 

Anápolis, 24 de dezembro de 2024

 

Miquéias Rosa de Jesus

Anápolis-GO

Participante da palestra sobre o Santo Natal e catequese

 

Prezado Miquéias, em Deus está a verdadeira felicidade! Não deixe de buscar a Deus para caminhar atrás das coisas desse mundo, porque somente o Criador pode dar a verdadeira felicidade para a nossa alma imortal… somente o Eterno pode satisfazê-la: “Só em Deus está a felicidade, e quem a procura fora dele anda buscando a luz nas trevas. Só em Deus está a felicidade, pois fez-se para si e não para o ouro, nem para os prazeres, nem para a glória vã do mundo. E, na verdade, se nossa alma é imortal, como pode encontrar a felicidade num bem que morre?” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

Somente Deus é perfeito! Somente Ele deve ser seguido e imitado… não há defeito no Senhor que nos criou. Nos homens encontramos sempre limites e pecados.

Deus é um Ser infinitamente perfeito: “Qual a língua que te poderia dar um nome, quando língua alguma pode exprimir o teu pensamento? Tu és inefável para todos os lábios, porque foste tu quem deu a todos os lábios a palavra. Tu és incompreensível, porque de ti saíram todas as inteligências. Tu és a vida de toda vida, o centro de todo movimento, o fim de todas as coisas. Tu és único, tu és tudo” (São Gregório Nazianzeno, Orat. 30, 27).

Só Deus possui todas as perfeições, isto é, todas as boas qualidades imagináveis, e as possui em grau perfeito.

Que quer dizer perfeitíssimo? Perfeitíssimo quer dizer que em Deus há todas as perfeições, sem defeito e sem limites, isto é, que Ele é poder, sabedoria e bondade infinita.

Se quisermos tornar-nos cada vez mais semelhantes a Deus, devemos fazer tudo por adquirir as boas qualidades de que Deus nos tornou capazes, e aperfeiçoar as que já nos deu; particularmente a potência, praticando o bem e evitando o mal; a sabedoria verdadeira, estudando as coisas de Deus ou que nos guiam a Deus; a bondade, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de Deus, suportando pacientemente os defeitos dos outros e as ofensas que se lhe fazem.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)