Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 034

 

Anápolis, 26 de dezembro de 2024

 

Liliane da Cunha Rafael

Anápolis-GO

Participante da palestra sobre o Santo Natal e catequese

 

Prezada Liliane, enfrente as provações de cada dia confiando na força do alto! Deus protege os seus amigos… não tenha medo de enfrentar os perseguidores: “Deus é minha luz e minha salvação: de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei?” (Sl 27,1).

 

Como é bom saber que o nosso Deus é Imutável!

Em Deus nunca houve alteração. Sendo Deus um Ser absolutamente necessário, jamais houve para Ele começo nem alteração; não teve de sair do nada, nem, por conseguinte, há de voltar ao nada: “Deus sempre foi aquilo que é, será sempre o mesmo. Deus não envelhece e não cansa, não muda nunca, permanece o mesmo, é imutável” (Pe. Alfred Barth, Enciclopédia Catequética, Volume I).

Deus, sendo um Ser perfeito, não pode adquirir nem perder perfeição alguma; é, pois, essencialmente Imutável: “Toda perfeição no homem é suscetível de desenvolvimento, de progresso; não assim, em Deus, que possui toda a perfeição em sumo grau absolutamente infinito a que nada se pode acrescentar” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina).

Deus não pode ser suscetível de inconstância, ignorância e de imprevidência: “Não há nele mudança alguma nem sombra de alteração” (Tg 1,17). Tudo o que é criado está sujeito a mudanças, a variações, a progressos e regressos e, enfim, à morte. Só Deus, vida incriada, permanece eternamente, sem variações alguma. Em Deus não há sucessão de tempo, mas eterno presente: “Vossos anos são um só dia, ó Senhor, e não um dia que se vai aos poucos renovando, mas um imutável hoje, sem ontem e sem amanhã” (Santo Agostinho, Confissões XI, 13, 16).

Deus não muda suas decisões quando lhe rogamos e lhe oferecemos sacrifícios. Deus não se deixa comover, sua vontade santa se cumpre. Exemplo: Uma criança insiste muito com a mãe até que ela se “comove” e cede. Isso é impossível dar-se em Deus: “Teu trono está firme desde a origem, e desde sempre tu existes” (Sl 93,2).

É grande sabedoria apoiar-se em Deus e fugir das pessoas falsas e perigosas!

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo. Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)