Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 036

 

Anápolis, 26 de dezembro de 2024

 

Gerondina Ribeiro Barbosa

Anápolis-GO

Participante da palestra sobre o Santo Natal e catequese

 

Caríssima Gerondina, não abandone o caminho de Deus para seguir as pessoas mundanas e perversas… somente em Deus é possível encontrar a paz que o mundo não pode dar: “Procurai a Deus e sua força, buscai sempre a sua face” (Sl 105,4).

 

Vivamos na presença de Deus! Ele é o criador que nos sustenta nas horas difíceis… sem a ajuda de Deus é impossível vencermos os obstáculos que surgem pelo caminho.

Deus, nosso Criador, cuida de nós!

Nada existe sem motivo e por acaso neste mundo; mas tudo entra no plano grandioso da divina providência.

Deus cuida de cada pessoa em particular! Assim como Deus não criou os homens em série, mas cria individualmente cada alma, assim também não se limita sua divina providência a assistir a humanidade em massa, mas assiste os homens um por um, conhecendo todas as necessidades, as dificuldades e até os desejos de cada um e sabendo o que, sobretudo, convém ao verdadeiro bem de cada qual.

A providência de Deus envolve-nos em tudo! Dela vivemos, por ela nos movemos e somos; apesar disso, tão tardos somos em crer nela, tão desconfiados! Como precisamos dilatar o coração na confiança, no abandono mais profundo, aliás, ilimitado, porque ilimitada é a divina providência!

Deus pode tirar tudo do nada! Mas quando trata com criaturas livres, normalmente não age sem a cooperação delas. Sempre é pouco o que pode o homem fazer, mas quer Nosso Senhor este pouco, aliás, o exige como condição para intervir.

Nenhum acontecimento da história escapa à providência de Deus! O cristão deve estar convicto de que Deus pode servir-se até das situações políticas mais contrárias e arreligiosas para realizar a história da salvação.

Qualquer acontecimento, embora triste e doloroso, é guiado pela amorosa providência de Deus.

Eu te abençoo e te guardo nos Corações de Jesus e de Maria Santíssima.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)