Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 04 – 20-05-2012

 

Caríssimas, agradeço-lhes de coração pela participação no 4.º Recreio Edificante realizado no Centro Recreativo Madre Beatriz de Nossa Senhora das Dores – Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo – Anápolis – GO, hoje, dia 20 de maio. Foi um dia de oração, catequese, reflexão espiritual, esportes e brincadeiras.

Participaram meninas e adolescentes de Goiânia – GO, Anápolis – GO, Jaraguá – GO, Ceilândia – DF e Taguatinga – DF.

as convido para participarem do próximo Recreio Edificante (feminino) que será no dia 22 de julho, domingo, com chegada às 08:00 h., na Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo, BR 153, km. 428,80, Anápolis – Go.

Estimadas, rezem pelos seus pais e trate-os com carinho, respeito e amor.

Leiam e meditem esses trechos da Palavra de Deus sobre os deveres para com os pais: “Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados, o que honra a sua mãe é como quem ajunta um tesouro. Aquele que respeita o pai encontrará alegria nos filhos e no dia de sua oração será atendido. Aquele que honra o pai viverá muito, e o que obedece ao Senhor alegrará sua mãe. Ele servirá a seus pais como ao seu Senhor. Em atos e palavras respeita teu pai, afim de que venha sobre ti sua bênção... Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida... É como um blasfemador aquele que despreza seu pai, e um amaldiçoado pelo Senhor aquele que irrita a sua mãe” (Eclo 3, 3-8. 12. 16).

Prezadas, como uma planta, embora colocada em bom terreno, toma forma defeituosa e vai definhando se não for cultivada, assim também vocês se inclinarão fatalmente para o mal se não se deixarem guiar pelos que estão encarregados de vossa educação. Essa formação cabe aos pais e a algumas pessoas preparadas, como professores e catequistas; a eles devem obedecer com docilidade. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem teus dias na terra (Ex 20, 12), diz o Senhor.

Esta honra consiste em obedecer, respeitar e prestar-lhes assistência. Quando mandarem fazer algo, prontamente obedeçam, sem resistirem, não sejam como alguns que resmungam, encolhem os ombros, sacodem a cabeça e pior ainda, respondem mal. Esses fazem grande injúria a seus pais e também a Deus, pois, na ordem dos pais se manifesta a vontade de Deus. Nosso Salvador, mesmo onipotente, ensinou-nos a obedecer aos pais, “diante da Santíssima virgem e de São José era-lhes submisso (Lc 2, 51) em tudo”. Para obedecer ao seu Pai celeste, se entregou à morte.

Vocês demonstrarão grande respeito com os pais, sempre solicitando seus conselhos, não demonstrando aborrecimento com a parecença deles e nunca divulgando seus defeitos.

Finalmente, devem prestar aos seus pais, assistência nas necessidades, ajudando nas tarefas domésticas, dando-lhes apoio financeiro e, na medida do possível, auxiliando-os em tudo. Também é dever dos filhos rezar pelos pais, pedindo a Deus todas as graças espirituais e temporais.

Também, vocês devem ser humildes, demonstrando respeito e obediência aos sacerdotes e superiores leigos, conscientes de que os ensinamentos e correções são para os seus próprios proveitos; obedecendo aos superiores, estão correspondendo a Jesus Cristo e a Nossa Senhora.

Recomendo duas coisas com maior empenho. A primeira é que sempre sejam sinceros com os superiores, nunca encobrindo suas faltas com falsidades, dizendo sempre a verdade com toda franqueza. A mentira, além de ofender a Deus, os tornam filhos do demônio, pai da mentira (Jo 8, 44). Em segundo lugar, aceitem com humildade os conselhos e advertências dos superiores como norma de vida. Assim, serão felizes, seus dias serão frutuosos, todas as ações serão ordenadas e servirão de edificação aos outros. Termino dizendo: “O obediente se tornará santo; pelo contrário, aquele que é desobediente, encontrará o caminho da perdição” (cfr. São João Bosco, O cristão bem formado).

Caríssimas, a Palavra de Deus diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vós e que recebestes de Deus?”(1 Cor 6, 19).

Sabendo que vossos corpos são templos do Espírito Santo, cubra-os com roupas decentes e cristãs, renovando o guarda-roupa, isto é, jogando fora as roupas indecentes e comprando roupas que agradam a Deus.

Prezadas, a mulher que usa roupa imoral (minissaia, tomara-que-cai, transparentes, short, alcinhas, calça centropê, e outras modas pagãs), é escandalosa; ela trabalha com o demônio para perder as almas que Jesus Cristo veio remir com o seu Preciosíssimo Sangue. Esse tipo de mulher peca duas vezes: uma na ação que pratica, outra na ação que faz praticar o seu semelhante. Faz-se culpada de dois crimes, e por isso digna de dois castigos: “Certamente, uma mulher que veste roupa imoral pode condenar-se. E pode condenar-se, quer pelo pecado que comete ela mesma, quer por que causa a condenação de outras pessoas” (São João Eudes). Ora, se já é criminoso tirar ao próximo a vida do corpo, quanto mais grave não é o crime de perder-lhe a alma: “Se o sangue de Abel bradou ao céu por vingança, qual não será o brado do Sangue de Jesus Cristo contra aqueles que dão escândalo... quem dá escândalo, completa a obra do demônio, seduzindo as almas e levando-as à eterna perdição; é pior que o demônio, que afinal nada mais pode fazer senão rodear-nos qual leão que ruge, porém, do modo invisível e em certa distância, sempre em atitude de fugir quando nota resistência de nossa parte. Inteiramente outra é a influência de quem dá escândalo. Este, com semblante de amigo se acerca de nós; à nossa resistência ele opõe suas blandícias, e não desiste dos seus maus intentos enquanto não os tiver realizado” (Pe. João Batista Lehmann, Euntes Praedicate! Vol. III).

A roupa imoral é a tarrafa que Satanás usa para pescar os homens curiosos e fracos; mas ai dessas pescadoras... chorarão lágrimas de sangue na hora da morte, porque serão pescadas pelo demônio.

Eu vos abençôo e vos guardo no Imaculado Coração de Maria.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.