Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 12

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À adolescente Elisandra Rodrigues de Souza

Anápolis – GO

 

Prezada, fique atenta porque o demônio não dorme nem tira férias, mas nos ataca continuamente: “Aquele adversário infame mantém sempre sua linha de combate perto de nós” (São João Crisóstomo).

 

Parabéns pela sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja zelosa convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Caríssima, esse inimigo infernal nos cerca de todos os lados: “Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar” (1 Pd 5, 8).

E que cerco terrível! Como sair dele com vitória... se tantos são os inimigos, se é tanta a fraqueza humana?

O demônio tenta sem darmos por isso. Não nos mostra a tentação revestida de toda a fealdade, mas encobre-a com a aparência de virtude. Envolve a pílula venenosa com uma sobre camada de falsa doçura, faz-nos crer primeiro que é inofensivo e sem veneno a bebida que nos oferece.

Não tenta do mesmo modo ao guloso como ao ladrão, ao secular como ao religioso e ao cristão fervoroso como ao tíbio. Ao religioso tenta-o nas suas regras, ao secular nos mandamentos, ao estudante tenta-o com os livros, com os companheiros e com os divertimentos da mocidade.

Não é só o demônio que tenta: A carne deseja contra o espírito, disse São Paulo (Gl 5,17); e São Tiago disse também: Cada um é tentado pela sua concupiscência (Tg 1,14).

Estimada, não somos anjos nem nos podemos desfazer da parte sensitiva da nossa natureza. É dela que se serve o demônio para abalar os mais altos edifícios da santidade (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Tenta o mundo e tentam os homens, que são muitas vezes piores tentadores do que o próprio demônio: “... quem dá escândalo, completa a obra do demônio, seduzindo as almas e levando-as à eterna perdição; é pior que o demônio, que afinal nada mais pode fazer senão rodear-nos qual leão que ruge, porém, do modo invisível e em certa distância, sempre em atitude de fugir quando nota resistência de nossa parte. Inteiramente outra é a influência de quem dá escândalo. Este, com semblante de amigo se acerca de nós; à nossa resistência ele opõe suas blandícias, e não desiste dos seus maus intentos enquanto não os tiver realizado” (Pe. João Batista Lehmann).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, nossa proteção.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.