Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 14

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À menina Nathália Gonçalves da Silva

Anápolis – GO

 

Estimada, para vencer as tentações é preciso voltar as costas para as criaturas e recorrer ao Deus vivo e forte: “Oxalá todos os homens recorressem a Deus quando são tentados a ofendê-lo; certamente nenhum o ofenderia. Caem os coitados porque, impelidos pelos seus maus instintos, preferem perder o supremo bem, que é Deus, só para não perderem uns breves prazeres” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Foi exemplar a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja missionária convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Prezada, se te queres conservar na inocência, foge dos perigos.

Foge das pessoas e das coisas que te levam à maldade.

Foge das casas onde há perigo de manchar a pureza do coração; onde se não guarda a honestidade, onde não há temor Deus, nem se observa a sua lei.

Foge da familiaridade íntima e perigosa daqueles que te seduzem e encaminham para o mal: “É necessário ter caridade com todos; mas não familiaridade” (Tomás de Kempis).

Foge dos maus exemplos!

Foge da ociosidade que é a mãe de todos os vícios. Esteja sempre ocupada, ou com o corpo ou com a mente, porque tempo sem ocupação é tempo de tentação! “A ociosidade traz a pobreza e a penúria, porque a mãe da indigência é a ociosidade” (Tb 4, 13).

Guarda os sentidos se queres guardar o coração.

Guarda os olhos de tudo o que ofende a modéstia, porque os olhos são as janelas por onde entra a morte na alma.

Guarda os ouvidos de conversas obscenas e a língua de palavras indecorosas.

Guarda o coração de afeições desordenadas, a vontade de desejos ilícitos, a inteligência de pensamentos feios, a memória de recordações más e a fantasia de imaginações torpes.

Guarda a tua alma como o vinhateiro guarda a vinha. Cerca-a com uma cerca viva e rega-a frequentemente com a água da vida e verás que ela há de dar frutos agradáveis a Deus. A água regeneradora da vida da graça, vai buscá-la no sacramento da penitência; no Pão dos fortes, na mesa eucarística (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, fonte de vida e santidade.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.