Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 22

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À menina Aline Borges da Silva

Jaraguá – GO

 

Caríssima, abra o seu coração somente para Deus e fuja do mundo inimigo d’Ele: “Se o mundo odeia o cristão, porque tu o amas, a ele que te aborrece, e não preferes seguir a Cristo que te remiu e te ama?” (São Cipriano).

 

Foi edificante a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja zelosa convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Prezada, que é o mundo? Se consultarmos o livro da natureza, lemos que o mundo é a grande obra da criação: é o firmamento com todos os corpos celestes, é a terra com suas altas montanhas e vales profundos, com as árvores e plantas que a cobrem, com os mares e rios que a dividem... com os animais e os homens que a povoam.

Se consultarmos o catecismo, o mundo nos é designado como um dos grandes inimigos que tem a nossa alma: “O mundo nada tem de bom e de estável. Seus bens não passam de vaidade, decepção e amargura. Suas promessas são estéreis, falsas e pérfidas. Suas honras, seus prazeres, suas amizades geram a escravidão, o pecado e a apostasia” (São Pedro Julião Eymard).

Se consultarmos o Evangelho, o mundo nos é apresentado como conjuntos dos maus. É a sociedade humana entregue toda aos negócios da vida, ao aumento da riqueza e a conquista da felicidade por meio da posse do maior número de bens.

Era deste mundo que falava Jesus Cristo quando dizia aos seus Apóstolos: “Porque vós não sois do mundo, mas eu vos separei do mundo, por isso vos odeia o mundo” (Jo 15,19).

Estimada, o mundo, inimigo da nossa alma, são os grandes centros de população, onde o luxo e a vaidade encontram vasto campo para saciar os seus apetites e onde os olhos fixam nas coisas passageiras.

O mundo, inimigo da nossa alma, não são somente os homens, mas também as suas obras. Os maus exemplos, os escândalos, as calúnias, as injustiças, os roubos e os homicídios – eis o mundo inimigo da nossa alma imortal!

O mundo finge de sábio e canta hinos ao progresso; mas ele, mais que nunca, parece regressar para a ignorância completa das verdades religiosas.

Na bandeira do mundo lê-se liberdade! Mas nas dobras soletra-se guerra contra a religião, contra Deus e ao altar! (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, transpassado pela lança.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.