Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 24

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À menina Graziele Ribeiro da Silva

Jaraguá – GO

 

Prezada, não siga o mundo, porque ele é muito pequeno para satisfazer uma alma imortal: “As coisas corpóreas são matéria. Quem ama o mundo, ama as ocasiões de tropeço” (Euprépio, Abade).

 

Parabéns pela sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja diligente convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Caríssima, também você deve dizer com Jesus: “Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Para vencê-lo é preciso repelir da vida todas as seduções que tentarem desviar-nos da virtude. É preciso calcar aos pés a suas vaidades e não deixar que ele coloque algemas em nossas mãos fazendo-nos seus escravos.

Para vencê-lo é preciso tapar os ouvidos aos seus conselhos e não seguir a sua doutrina.

E o que foi o mundo para os Santos? O que foi para São Paulo que dizia: “Longe de mim gloriar-me a não ser na  cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem estou crucificado ao mundo e o mundo a mim” (Gl 6, 14).

Estimada, estar crucificado para o mundo é estar privado dos prazeres dele. Todo verdadeiro católico deve estar crucificado para o mundo, abstendo-se de todos os seus prazeres ilícitos.

O que foi o mundo para o Apostolo São Tiago? Ele proíbe aos cristãos serem amigos dele: “Não sabeis, adúlteros, que amizade deste mundo é inimiga de Deus? Quem quiser ser amigo deste século, torna-se inimigo de Deus” (Tg 4, 4).

E por que é má esta amizade? Porque amar o mundo é odiar a Deus... disse São João claramente: “Não queirais amar o mundo, nem as coisas que nele há. Se alguém ama o mundo, não tem em si a caridade de Deus, porque tudo o que há no mundo é concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida” (1 Jo 2, 15-16).

Qual é a sorte do mundo? “O mundo passará e sua concupiscência” (1 Jo 2, 17). A sentença da condenação do mundo já esta lavrada, pois diz São Paulo: “Enquanto somos julgados, somos castigados pelo Senhor, para não sermos condenados com este mundo” (1 Cor 11, 32). O mundo está condenado ao eterno choro; ao passo que os que, pelo desprezo do mundo, seguiram a Cristo, depois das lágrimas do exílio, verão a sua tristeza convertida em alegria! (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, fonte de alegria.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.