Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 29

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À adolescente Letícia Martins Costa e Souza

Jaraguá – GO

 

Prezada, seja forte e não retroceda... somente os batalhadores entrarão no céu: “Quem retrocede condena-se voluntariamente e jamais atingirá a meta: é um fraco, um vil, um desertor; enquanto deve o cristão ser forte, intrépido e perseverante” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Foi exemplar a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja diligente convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Seja prudente e não deixe brecha para o maligno entrar em seu coração.

É pelo ponto mais fraco, que, de ordinário, se vem a render um quartel. É pela parte mais enfermiça que o nosso organismo vem a contrair a doença que o há de levar à sepultura.

Estimada, também a nossa alma tem um ponto fraco, uma parte enferma, por onde é fácil entrarem a ruína e a morte!

É dessa parte doentia que nascem as faltas leves e as quedas graves. É por aí que entra a serpente enganosa para comunicar o seu veneno ao espírito e torná-lo impotente.

Em todo homem existe o terrível fômite (substância inanimada capaz de transmitir doenças contagiosas) do pecado, que o está continuamente puxando para o mal. Ora, entre as múltiplas inclinações que pululam do coração humano, há uma que prepondera a todas e que primeiro se insurge contra a razão: É a paixão dominante.

É a paixão dominante que domina o homem em quase todas as suas ações. É ela que o arrasta para a beira do abismo do pecado, a fim de o precipitar nele tantas e tantas vezes! É ela também um leão que como o demônio, diz São Pedro, anda continuamente rugindo em volta de nós, aguardando a ocasião oportuna em que possa cumprir os seus danados intentos!

É a paixão dominante aquela insidiosa serpente que, traiçoeira, procura morder-nos o calcanhar. Quanto mais brandamente se trata, mais se enfurece. Reveste todas as formas para iludir os mais imprudentes: a largueza cobre com o manto da liberdade; a ira e a vingança com o da justiça; a soberba e a ambição com o da generosidade.

Não aquieta nunca: uma vez dominada, de novo se rebela. Como é inimigo que nasce conosco, sabe aproveitar as ocasiões oportunas para nos seduzir (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Maria, Mãe amável.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.