Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 37

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À menina Juliana Rafaela de Jesus da Silva

Santa Maria – DF

 

Prezada, esteja sempre cautelosa para não ser surpreendida pelo maligno: “A ação do demônio é misteriosa, real e eficaz. Deste os primeiros séculos, os cristãos tiveram consciência dessa atividade diabólica” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

 

Foi exemplar a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja diligente convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Caríssima, é pela fenda  do navio que entra água que o há de afundar.

Os grandes incêndios, quantas vezes começam por uma fagulha, que, a princípio, não se extinguiu! Por ela se vem a perder objetos de grande estimação, de grande valor e até fortunas inteiras.

Assim acontece conosco. Uma faísca de amor desordenado que se não apaga, vem a prender no coração o fogo dos prazeres sensuais e a extinguir nele a graça de Deus, que é o objeto de mais fino valor que possuímos na terra.

Quem é fiel no pouco tem a proteção de Deus para permanecer de pé nos grandes perigos.

Deus não se deixa vencer em generosidade. Quando nós o procuramos servir ainda naquilo que Ele não exige de nós sob pena de condenação eterna, Ele nos premiará esse pouco com a divina generosidade, enriquecendo-nos com seus dons e fortalecendo-nos com novos auxílios para a hora das grandes lutas.

Nisto consiste o mal de não dar às coisas pequenas o valor que elas merecem. Por essas infidelidades privamo-nos dos auxílios especiais que Deus concede às almas generosas para superarem as tentações.

No dia da conta não nos perguntará Deus pelo muito que fizemos, mas pelo pouco que omitimos. Se achar que fomos fiéis no pouco, nos premiará, mandando-nos entrar nos seu reino: “Alegra-te, servo bom e fiel, porque em pouco foste fiel, eu te constituirei sobre o muito: entra no gozo do teu senhor” (Mt 25,23).

O que teme a Deus anda empenhado em O servir, ainda em coisas mínimas (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Maria, mãe do puro amor.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.