Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 42

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À menina Samira Alessandra de Jesus Oliveira

Santa Maria - DF

 

Estimada, reze muito... sem oração é impossível manter o coração puro: “Logo que sentimos os movimentos da carne, comecemos a gritar: Senhor, sede o meu auxílio” (São Jerônimo).

 

Parabéns pela sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja missionária convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Prezada, para conservar o lírio da pureza em nossa alma é preciso vigiar... porque são muitos os inimigos que astuciosamente procuram fazer-nos cair em algum pecado, a fim de nos privar dessa bela virtude que tão gratos nos torna aos olhos divinos.

Para conservar a pureza da alma é necessário fazer uma violência contínua à natureza, que de si inclina para as paixões baixas e degradantes. Para conservar a alma intacta, o coração puro, a consciência isenta da mais leve sombra de impureza, é preciso ter uma vontade decidida a antes quebrar que torcer, e uma perseverança no firme propósito de antes morrer que se manchar.

Ninguém consegue possuir um coração puro sem a oração.

A pureza de nossa alma tem contra si grandes inimigos. Por um lado é o demônio com todos os seus embustes e trapaças, por outro, o mundo com tantos enredos, seduções e maus exemplos; e sobre ambos é o fogo das paixões que mais concorre para queimar a flor imaculada da pureza em nossa alma.

Para resistirmos a todos esses inimigos é preciso força, e essa vem do coração.

Para conservar a pureza no coração é preciso rezar.

Além da oração é preciso temer a Deus. É o temor de ofender ao Deus onipotente um esteio firme a que devemos segurar para conservar pura e resplandecente a nossa alma.

A pureza perdida só com a penitência se recupera, e depois de recuperada, só com o Pão dos Anjos se conserva, fortifica e aumenta.

Se quisermos um dia fazer parte do coro dos bem-aventurados, devemos conservar o nosso coração puro (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, beleza infinita.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.