Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 55

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À jovem Edner Miranda da Silva

Ceilândia - DF

 

Caríssima, seja humilde quando for repreendida: “A pessoa santa é humilde, quando é repreendida arrepende-se da falta que fez” (São João Crisóstomo).

 

Foi exemplar a sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja zelosa convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Prezada, grande mal é o orgulho! Ele é a mãe de todos os vícios, assim como a humildade o é das virtudes.

Ele é a árvore que produz esses pecados: o egoísmo, o desprezo dos inferiores, a pertinácia, a discórdia, a calúnia, a opressão dos inocentes e fracos – é no orgulho que eles enraízam. Se pensássemos quem somos diante de Deus, quem somos por natureza, quem somos pela experiência que temos de nossas fraquezas... andaríamos mais atentos em combater os nossos maus hábitos e em domar as nossas paixões.

Pois, não é o orgulho que desgraçou Lúcifer e nossos primeiros pais?

Estimada, só Deus é grande! Só a Ele é devida toda a glória e louvor. O seu nome, e não o nosso, deve ser apregoado e glorificado pelo mundo inteiro.

Humilhemo-nos perante a sua grandeza e tenhamos de nós o conceito que deve ter um ser dependente. Somos nada, nada podemos sem o auxílio de Deus, e nada valemos sem a virtude (Sb 5,8).

Que nos aproveitou o orgulho? dirão os condenados no último dia. Triste, mas irremediável erro!

Busquemos a humildade para não sermos obrigados a soltar, naquele dia, o mesmo grito de desespero (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, refúgio seguro.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.