Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 57

 

Anápolis, 26 de agosto de 2012

 

À adolescente Jéssica Miryan Silva Oliveira

Ceilândia - DF

 

Caríssima, realize sempre o bem... porque não há salvação para os que perseveram no caminho da maldade: “As boas obras conduzem à vida, porém as más obras arrastam para a morte” (Santo Tomás de Aquino).

 

Parabéns pela sua participação no Recreio Edificante do dia 22 de julho. Seja diligente convidando meninas para o Recreio de 16 de setembro.

Estimada, abandonemos as coisas caducas do mundo e sigamos os passos de Cristo Jesus.

Jesus Cristo serviu-se mais do exemplo do que da palavra para nos pregar a doutrina do céu: “Jesus fez e ensinou” (At 1, 1).

Primeiro ensinou os homens com admiráveis exemplos de virtude que praticou na pobre oficina de Nazaré. Primeiro praticou a humildade, a obediência, a oração, o recolhimento, a pobreza, e só depois é que pregou com a palavra.

Antes de nos pregar a excelência da pobreza evangélica, praticou-a Ele com toda a sua perfeição nos trinta anos antes de começar a vida apostólica.

Antes de nos ensinar que, para O seguir, é necessário deixar o pai, a mãe, os irmãos e tudo que temos na terra, deu Ele o exemplo, separando-se de seus pais e deixando-se ficar, sem os avisar, no templo de Jerusalém.

Antes de nos ensinar que o caminho das perseguições é o que devem trilhar todos os seus discípulos, deu-nos o exemplo de ser, ainda menino, perseguido por um rei ambicioso, vendo-se obrigado a fugir para o desterro.

Depois de nos pregar a doutrina sublime contida nos Evangelhos, confirmou-a por último com obras, pondo em prática tudo o que nos ensinou.

Jesus falou pouco durante a sua Paixão, porque o modo como então pregava consistia mais em obras do que em palavras.

Por isso, podia repetir do alto da cruz o que já antes havia dito aos seus apóstolos: Dei-vos o exemplo, para que façais como eu fiz.

Somos chamados a salvar as almas. Salvá-las ao menos com o bom exemplo, se de outro modo não podemos (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Não frequente igrejas protestantes nem centros espíritas. Somente a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Jesus Cristo.

Seja uma católica autêntica usando somente roupas decentes.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus, pérola preciosa.

Com consideração,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.