Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular para os meninos

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 11 – 16-12-2012

 

Prezados, agradeço ao Deus único e fiel pela presença de vocês no 11.º Recreio Edificante realizado no Centro Recreativo Madre Beatriz de Nossa Senhora das Dores – Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo, Anápolis-GO, hoje, dia 16 de dezembro de 2012. Foi um dia de oração, catequese, reflexão espiritual, esportes e brincadeiras.

Participaram meninos, adolescentes e jovens de Anápolis – GO, Terezópolis - GO, Goiânia – GO e Brasília – DF.

os convido para participarem do próximo Recreio Edificante (masculino) que será no dia 24 de fevereiro de 2013, domingo, com chegada às 08:00 h., na Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo, BR 153, km. 428,80, Anápolis – GO.

Estimados, o Santo Natal está chegando... é tempo de grande alegria, da verdadeira alegria... da alegria que nasce da oração, da confissão, do sacrifício, do rompimento com as máximas do mundo e do desejo ardente pela santidade de vida: “Eis que eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).

Grande alegria? Sim! Grande alegria! Não aquela encontrada nos botecos, nos prostíbulos, nos salões de bailes, nos banquetes mundanos, nas músicas profanas, nas arruaças, nos tumultos, nas bagunças e no pecado... mas essa grande alegria é o nosso Salvador Jesus Cristo: “Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2, 11).

Lembrem-se de que longe de Jesus Cristo só existem trevas, angústias e tristezas: “Nosso Salvador, amados filhos, nasceu hoje; alegremo-nos. Não pode haver tristeza quando nasce a vida: dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade” (São Leão Magno, Sermões).

Caríssimos, para receber a Alegria Eterna, Jesus Cristo, no nosso coração, é preciso preparar-Lhe o caminho.

O caminho pelo qual o Senhor deve vir ao nosso coração, nesse Santo Natal, talvez esteja agora impedido pelas colinas do pecado, pelos vales que simbolizam a ausência das boas obras, pelas sendas tortuosas que, em vez de visarem direito ao fim, perdem-se nos prazeres e vaidades do mundo.

Abatamos as colinas do pecado com uma sincera confissão. Cruel ironia seria para um católico festejar a vinda do salvador enquanto o seu coração já está ocupado pelo demônio. Uma boa confissão. Não como a de Saul que disse a Samuel: “Pequei!” E ouviu responderem: “O Senhor te rejeitou”, porque ele não estava arrependido; mas uma confissão sincera e dolorosa como a de Davi que disse a Natan: “Pequei!” e ouviu responderem: “O Senhor já destruiu o teu pecado”.

Não basta a confissão, se depois, com as boas obras, não se continua a caminhar pelo caminho empreendido. As boas obras que melhor nos preparam para o Santo Natal são a oração e a esmola: a oração, porque sem ela nós somos como uma cidade sem defesa; a esmola, porque no céu ela é preferida a qualquer penitência corporal.

E, finalmente, vivamos um pouco retirados; amemos também um pouco o deserto, como São João Batista. Afastados dos divertimentos perigosos, afastados das reuniões rumorosas, afastados das companhias corruptas... viveremos santamente entre a nossa casa e a nossa igreja. Sem esta vontade de isolamento, os antigos maus hábitos retornarão facilmente (cfr. Pe. João Colombo, Pensamentos sobre os Evangelhos e sobre as festas do Senhor e dos Santos).

Abandonem completamente as amizades perigosas.

Amem seus pais e trate-os com carinho, amor e respeito.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração Clementíssimo de Jesus Cristo.

Com estima,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.