Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular para os (as) missionários (as) colaboradores (as)

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 13 – 05 – 01 – 2014

 

Prezados (as) missionários (as) colaboradores (as), não percam tempo com as coisas passageiras e caducas desse mundo, mas realizem o bem enquanto é tempo: “Assim é a tua vida. O tempo vem correndo e vai-se embora. Numa das mãos traz os paninhos do seu berço e na outra a mortalha para o seu caixão. Homem orgulhoso, de que tu ufanas?” (Petöfi).

Caríssimos (as), é grande estupidez e terrível loucura jogar o tempo fora... tempo que não volta mais... nunca mais. A pessoa que joga o tempo fora caminha para a perdição eterna, para o inferno.

O tempo é a duração de nossa vida. O tempo é o preço com que se compra a eternidade feliz. O tempo é a ruína e a salvação de muitos. O tempo é um bem para aquele que o emprega no exercício da virtude, e um mal para quem o desperdiça no vício. O tempo é uma benção que dá ao homem o céu, ou uma maldição que o leva ao inferno. O tempo vale muito!

É uma preciosa mina, que, sendo bem explorada, oferece riquezas que não rói a traça nem come a ferragem (Mt 6,20).

Uns choram pelo tempo porque não lhes chega para as suas boas obras; outros não sabem que fazer dele, porque não lhe conhecem o valor.

O tempo, diz São Bernardo de Claraval, vale tanto como o céu, como o sangue de Jesus Cristo, como o mesmo Deus; porque bem empregado põe-nos na posse d’Ele.

Por falta do conhecimento do seu valor,  passam uns o tempo na ociosidade, outros no vícios; a uns vai-se todo no negócio da vida e a poucos em tratar do negócio de sua salvação.

O tempo é breve, diz São Paulo, e depressa passará a figura deste mundo (1 Cor 7,29).

O tempo passa e depois dele vem a eternidade! E o que no tempo não fizemos, havemos de chorar para sempre!...

Se o tempo vale tanto e passa tão depressa, que fazer dele? –Empregá-lo no bem (cfr. Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz).

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração de Jesus Cristo.

Com respeito, gratidão e apreço,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.