Anápolis, 31 de outubro
de 2013
À jovem Katielley de
Jesus Souza
Goiânia – GO
Estimada, não despreze o
seu anjo da guarda.
Cada homem é guardado
por um anjo.
São Jerônimo comenta a
respeito de São Mateus: “Os
seus anjos nos céus”. Ele diz:
“Grande é a dignidade das almas,
pois ao nascer cada uma tem um anjo delegado a sua
guarda”.
A cada homem é delegado um
anjo para sua guarda. E a razão disso é que a guarda dos
anjos é obra da providência divina para com os homens.
Esta não se refere do mesmo modo aos homens e às demais
criaturas corruptíveis, porque de diverso modo se
referem à incorruptibilidade. Os homens são
incorruptíveis não só quanto à espécie comum, mas também
quanto às formas próprias de cada um, as almas
racionais. Não se pode afirmar o mesmo das demais coisas
corruptíveis. Ora, é claro que a providência de Deus é
principalmente a respeito das coisas que permanecem para
sempre. A respeito das coisas que passam, a providência
de Deus as ordena para o que é para sempre. Assim a
providência de Deus se refere a cada homem como se
refere a cada um dos gêneros e espécies das coisas
corruptíveis. Ora, segundo São Gregório, as diferentes
ordens são delegadas a diferentes gêneros de coisas.
Assim, por exemplo, as Potestades afastam demônios, as
Virtudes realizam milagres nas coisas corpóreas.
Ademais, é provável que diversos anjos da mesma ordem
presidam as diversas espécies das coisas. É, pois,
razoável que a homens diferentes sejam delegados anjos
diferentes.
De duas maneiras um homem
tem alguém como guarda. Primeiro, enquanto é um homem
singular. Assim, a cada homem cabe um guarda e às vezes
vários são delegados à guarda de um só. Segundo,
enquanto é parte de um grupo: nesse caso um só homem é
preposto à guarda de todo o grupo. A ele cabe prover as
coisas que se referem a um homem em relação a todo o
grupo. Por exemplo, o que se faz exteriormente, a
respeito do que alguns se edificam ou se escandalizam.
Mas os anjos são delegados para a guarda dos homens,
também quanto às coisas invisíveis e escondidas que
interessam à salvação de cada homem como tal. Por isso,
a cada homem é delegado um anjo como guarda.
Os anjos da primeira
hierarquia são todos iluminados imediatamente por Deus
em relação a algumas coisas. Mas há algumas coisas a
respeito das quais só os superiores são iluminados
imediatamente por Deus, e estes comunicam aos
inferiores. Nas ordens inferiores deve-se considerar o
mesmo. Com efeito, um anjo do último grau é iluminado a
respeito de algumas coisas pelo anjo mais elevado, mas a
respeito de outras por um anjo que lhe está
imediatamente acima. Daí ser bem possível que um anjo
ilumine imediatamente o homem, mesmo tendo outros anjos
inferiores aos quais também ilumina.
Embora os homens sejam
iguais por natureza, há desigualdade entre eles, na
medida em que pela providência divina a alguns se
ordenam grandes coisas, e a outros pequenas, conforme o
que se diz no livro do Eclesiástico:
“O Senhor, porém, em sua grande
sabedoria, os distinguiu. Abençoou e exaltou alguns, e a
outros amaldiçoou e humilhou”. Assim é maior
função guardar a um homem do que a outro (cfr. Santo
Tomás de Aquino, Suma Teológica, Volume II).
Foi exemplar a sua
participação no Santo Retiro nos dias 26 e 27 de
outubro. Seja diligente convidando muitas pessoas para o
Retiro de dezembro.
Eu te abençôo e te guardo
no Coração de Maria Virgem.
Com gratidão,
Pe. Divino Antônio Lopes
FP.
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