Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Circular

 

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO – BRASIL

Circular n° 21 – 26-07-2015

 

Estimados (as), agradeço-lhes pela participação no Santo Retiro realizado na Casa de Retiro Madre Beatriz de Nossa Senhora das Dores (Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo) – Anápolis – GO, nos dias 25 e 26 de julho, com a chegada no dia 24 às 18:00 h. Foram dois dias de silêncio e oração em que meditamos sobre os temas: A Igreja Católica (Fundação da Igreja, Única Igreja verdadeira, O nome de Católica, Fundada pelo Imperador Constantino? Ódio contra a Igreja Católica, Fora da Igreja não há salvação, Quatro notas da Igreja Católica, Amar a Igreja, Divisão dentro da Igreja).

Participaram pessoas de: Cocalzinho (GO), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Jaraguá (GO), Goianira (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Brasília (DF), Sobradinho (DF), Águas Claras (DF), Rio de Janeiro (RJ), Puerto Quijarro (Bolívia), Puerto Suárez (Bolívia), Capitán Bado (Paraguai), San Salvador de Jujuy (Argentina), Lima (Peru) e Lagos (Nigéria).

Convido-os (as), desde já, para participarem do próximo Santo Retiro que será nos dias 26 e 27 de setembro de 2015, com chegada no dia 25 às 18:00 h., na Casa de Retiro Madre Beatriz de Nossa Senhora das Dores (Cidade Missionária do Santíssimo Crucifixo), Br 153, Km 428, 80, Anápolis-GO, tendo como temas: Católico Luz, Católico Trevas e Ser Missionário.

Prezados (as), devemos amar a Santa Igreja Católica Apostólica Romana e possuir também no coração um grande amor e respeito pelo Santo Padre, o Papa, o: “Doce Cristo na terra” (Santa Catarina de Sena, Carta nº 196,3 a Gregório XI, papa).

O Papa, a quem chamamos também Sumo Pontífice ou Romano Pontífice, é o sucessor de São Pedro na Santa Sé, o Vigário de Jesus Cristo na terra, e o Chefe visível da Igreja Católica Apostólica Romana.

O Romano Pontífice é o sucessor de São Pedro porque São Pedro reuniu na sua pessoa a dignidade de Bispo de Roma e de chefe da Igreja, e porque, por disposição divina, estabeleceu em Roma a sua sede, e aí morreu. Por isso, quem é eleito Bispo de Roma é também herdeiro de toda a sua autoridade.

O Romano Pontífice é o Vigário de Jesus Cristo porque ele O representa na terra, e faz as suas vezes no governo da Santa Igreja Católica.

O Romano Pontífice é o Chefe visível da Igreja porque a dirige visivelmente com a mesma autoridade de Jesus Cristo, que é a cabeça invisível da Igreja Católica.

A dignidade do Papa é a maior entre todas as dignidades da terra, e dá-lhe um poder supremo e imediato sobre todos e cada um dos Pastores e dos fiéis.

Todo e qualquer católico deve reconhecer o Papa como Pai, Pastor e Mestre universal, e estar unido a ele de espírito e coração (São Pio X, Catecismo Maior).

O Papa é o SUCESSOR DE SÃO PEDRO.

Depois que Jesus Cristo subiu ao Céu, São Pedro exerceu o supremo poder na Igreja Católica Apostólica Romana.

São João Crisóstomo escreve: “Como o chefe supremo de um exército, ele fez viagens por todas as comunidades a fim de confirmá-las na fé” (In Act. Hom., 3, 3). São Paulo Apóstolo fez questão de se encontrar com São Pedro em Jerusalém, ficando quinze dias em sua companhia (Gl 1, 18). Foi ele quem tomou a decisão no I Concílio de Jerusalém (At 15).

São Pedro morreu bispo de Roma. São Pedro morreu – a rocha deve permanecer – pois a Igreja tem de subsistir. O bispo de Roma é o sucessor de São Pedro também na função de rocha. Ele é “o bispo de todos os bispos” (Tertuliano, De Pudic., I), o vigário de Cristo. Desde o século III ele tem esse título (Vigário de Cristo). Habitualmente chamamo-lo SANTO PADRE ou PAPA (assim o fazia já São Jerônimo).

O testemunho da história. Santo Inácio de Antioquia escreve à Igreja de Roma como “àquela que é cabeça da comunidade universal da caridade” – de toda a cristandade (Ep. ad Rom. 1). Santo Irineu de Lião diz: “Todas as sedes episcopais devem dirigir-se à Igreja de Roma. Com ela devem concordar todas as demais igrejas em razão de sua poderosa supremacia” (Adv. Haer., 3, 3, 2). São Cipriano escreve: “Sobre Pedro foi fundada a unidade de toda a Igreja. Este Apóstolo representa a origem e o ponto central de toda a Igreja. Ele transmitiu seu primado à igreja romana. Por isso sua cátedra episcopal, a cátedra de São Pedro, a Igreja de Roma é a primeira e a mais eminente. Com seu bispo devem estar em comunhão todas as demais sedes” (De un. Eccl., C. 4).

Rezemos com fervor todos os dias pelo Papa, para que Deus o fortaleça na luta contra os inimigos da Santa Igreja.

Santa Catarina de Sena escreve: “Ainda que ele (o Papa) fosse um demônio encarnado, jamais devo levantar a cabeça contra ele”.

Eu vos abençoo e vos guardo no Coração Santíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso melhor Amigo.

Respeitosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

Ver outros retiros