Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

   

 

01

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima senhora Carolina Roca Saavedra (Puerto Quijarro – Bolívia), suporte as perseguições dos mundanos com paciência e fortaleza: “Jesus Cristo teve inimigos detratores; e tu queres que todos sejam teus amigos e benfeitores?” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 2, 1-6: “Filho, se te dedicares a servir ao Senhor, prepara-te para a prova. Endireita teu coração e sê constante, não te apavores no tempo da adversidade. Une-te a ele e não te separes, a fim de seres exaltado no teu último dia. Tudo o que te acontecer, aceita-o, e nas vicissitudes de tua pobre condição sê paciente, pois o ouro se prova no fogo, e os eleitos, no cadinho da humilhação. Confia no Senhor, ele te ajudará, endireita teus caminhos e espera nele”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

02

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada senhora Viviana Roca Saavedra (Puerto Quijarro – Bolívia), quem suporta as provações com fé e perseverança será coroado no céu: “Como coroará Deus a tua paciência, se em nenhuma adversidade fores provado?” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 2, 7-11: “Vós que temeis ao Senhor, contai com sua misericórdia e não vos afasteis para não cairdes. Vós que temeis ao Senhor, tende confiança nele e a recompensa não vos faltará. Vós que temeis ao Senhor, esperai bens, alegria eterna e misericórdia. Considerai as gerações passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? Ou quem perseverou no seu temor e foi abandonado? Ou quem clamou por ele e ele o desprezou? Porque o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados e salva no dia da tribulação”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

03

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado Bruno Novato Vieira (Anápolis-GO), para entrar no céu é preciso carregar as cruzes de cada dia: “Se nada queres sofrer, como será amigo de Cristo?” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 2, 12-18: “Ai dos corações covardes e das mãos fracas, e do pecador que segue dois caminhos. Ai do coração fraco, pois não acredita, por isso não será protegido. Ai de vós que perdestes a paciência: que fareis quando o Senhor vos visitar? Os que temem ao Senhor não desobedecem às suas palavras, os que o amam observam seus caminhos. Os que temem ao Senhor procuram o seu beneplácito, os que o amam saciam-se com a lei, Os que temem ao Senhor preparam os seus corações e diante dele se humilham. Caiamos nas mãos do Senhor e não nas dos homens, pois tal como é sua grandeza, assim é sua misericórdia”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

04

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssimo Rafael Cândido de Jesus (Anápolis-GO), para viver com Jesus Cristo no céu é preciso suportar as dificuldades dessa vida: “Sofre com Cristo, e por Cristo, se queres reinar com Ele” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 3, 1-9: “Filhos, escutai-me, sou vosso pai, e fazei o que eu vos digo para serdes salvos. Pois o Senhor glorifica o pai nos filhos e fortalece a autoridade da mãe sobre a prole. Aquele que respeita o pai obtém o perdão dos pecados, o que honra a sua mãe é como quem ajunta um tesouro. Aquele que respeita o pai encontrará alegria nos filhos e no dia de sua oração será atendido. Aquele que honra o pai viverá muito, e o que obedece ao Senhor alegrará sua mãe. Ele servirá a seus pais como ao seu Senhor. Em atos e palavras respeita teu pai, a fim de que venha sobre ti sua bênção. Porque a bênção do pai consolida a casa dos filhos, mas a maldição da mãe desenraiza os alicerces”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

05

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado Vinícius Jesus Santos (Anápolis-GO), quem se apega às criaturas, caminha longe de Deus: “Nada mancha nem embaraça tanto o coração do homem como o amor desordenado às criaturas” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 3, 10-16: “Não te glories com a desonra de teu pai, porque não é nenhuma glória para ti a desonra do pai. Pois a glória do homem está na honra de seu pai, e é infâmia para os filhos a má reputação da mãe. Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida. Mesmo se a sua inteligência faltar, sê indulgente com ele, não o menosprezes, tu que estás em pleno vigor. Pois uma caridade feita a um pai não será esquecida, e no lugar dos teus pecados ela valerá como reparação. No dia de tua provação, o Senhor lembrar-se-á de ti, como a geada ao sol, assim os teus pecados serão dissolvidos. É como um blasfemador, aquele que despreza seu pai, e um amaldiçoado pelo Senhor aquele que irrita a sua mãe”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

06

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado Paulo Ricardo Sousa Morais (Anápolis-GO), feliz da pessoa que vive para Deus... que se preocupa somente em agradá-lo: “Não te importe muito saber quem é por ti ou contra ti; mas só deseja e procura que Deus te ajude em tudo o que fizeres” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 3, 17-24: “Filho, conduze teus negócios com doçura e serás amado mais do que um homem generoso. Quanto mais fores importante, tanto mais humilha-te para achares graça diante do Senhor; pois grande é a potência do Senhor, mas ele é glorificado pelos humildes. Não procures o que é muito difícil para ti, não investigues o que vai além de tuas forças. Aplica-te àquilo que te é acessível e não te ocupes com coisas misteriosas. Não te aflijas com aquilo que te ultrapassa, pois foi mostrado a ti mais do que o homem pode compreender. Porque o seu preconceito extraviou a muitos e as más suposições desviaram os seus pensamentos”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

07

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssimo Luís Felipe Alves Delfino (Anápolis-GO), viva na presença de Jesus e Ele te consolará nas horas difíceis: “Quando Jesus está presente, tudo é bom e nada parece dificultoso; mas quando Jesus se retira, tudo enfada e cansa” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 3, 26-29: “Um coração obstinado terá mau fim e o que ama o perigo nele cairá. Um coração obstinado acumula sofrimentos, o pecador acrescenta pecado a pecado. Para a desgraça do orgulhoso não existe remédio, porque a árvore da perversidade enraizou-se nele. O coração prudente medita a parábola, um ouvido que o escute é o desejo do sábio”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

08

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado Luís Antônio Delfino Alves (Anápolis-GO), aquele que possui Jesus Cristo no coração é rico de todos os bens: “Estar sem Jesus é terrível inferno; estar com Jesus é doce Paraíso” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 3, 30-31: “A água apaga a chama, a esmola expia os pecados. Quem retribui com favores pensa no futuro, no dia de sua queda encontrará apoio”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

09

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado Ailton Henrique Conceição Ferreira (Anápolis-GO), a amizade com Nosso Senhor é segura... a sua proteção é sincera: “Se apartares de ti a Jesus e o perderes, aonde irás? A quem buscarás por amigo?” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 4, 1-10: “Filho, não recuses ao pobre o seu sustento, não desvies teus olhos do miserável. Não faças sofrer aquele que tem fome, não irrites o homem na sua indigência. Não agites mais um coração desesperado, não recuses teu dom ao necessitado. Não rejeites o pedinte oprimido, não desvies teu rosto do pobre. Do que pede não desvies teu olhar, não lhe dês motivo para te amaldiçoar, pois amaldiçoando-te em sua amargura, o seu Criador atenderá seu clamor. Faz com que a comunidade te ame, diante de um grande abaixa a tua cabeça. Inclina teu ouvido ao pobre e responde-lhe à saudação com afabilidade. Arranca o injustiçado da mão do injusto e não sejas medroso no teu julgar. Sê para os órfãos como um pai e como um marido para suas mães. E serás como um filho do Altíssimo, ele, mais do que tua mãe, amar-te-á”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

10

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Júlia Vitória Conceição Silva (Anápolis-GO), Jesus Cristo é o nosso verdadeiro amigo... quem o possui não necessita das amizades falsas do mundo: “Sem amigo não viverás feliz, e se não for Jesus teu  especialíssimo amigo, estarás muito triste e desamparado” (Tomás de Kempis).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 5, 1-8: “Não confies em tuas riquezas e não digas: ‘Sou autossuficiente’. Não sigas teu desejo nem tua força, indo atrás das paixões do coração. Não digas: ‘Quem dominará sobre mim?’, porque o Senhor, que pune, te punirá. Não digas: ‘Pequei: o que me aconteceu?’, porque o Senhor é paciente. Não sejas tão seguro do perdão para acumular pecado sobre pecado. Não digas: ‘Sua misericórdia é grande para perdoar meus inúmeros pecados’, porque há nele misericórdia e cólera e sua ira pousará sobre os pecadores. Não demores a voltar para o Senhor e não adies de um dia para o outro, porque, de repente, a cólera do Senhor virá e no dia do castigo perecerás. Não confies nas riquezas injustas, porque não te servirão para nada no dia da desgraça”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

11

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada senhora Maria Daniela da Conceição (Anápolis-GO), cuidado com as amizades perigosas... é preciso ser prudente em fazer amigos: “Os falsos amigos não envenenam os pratos, mas as palavras” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 6, 5-17: “Uma boca amena multiplica os amigos, uma língua afável multiplica a afabilidade. Sejam numerosas as tuas relações, mas os teus conselheiros, um entre mil. Se queres um amigo, adquire-o pela prova e não te apresses em confiar nele. Porque há amigo de ocasião: ele não será fiel no dia de tua tribulação. Há amigo que se torna inimigo e que revelará querelas para tua vergonha. Há amigo que é companheiro de mesa mas que não será fiel no dia de tua tribulação. Na tua prosperidade é como se fosse um outro tu, falando livremente a teus servos; se és humilhado, estará contra ti e se esconderá da tua presença. Afasta-te de teus inimigos e acautela-te com teus amigos. Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Um amigo fiel não tem preço,  é imponderável o seu valor. Um amigo fiel é um bálsamo vital e os que temem o Senhor o encontrarão. Aquele que teme ao Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim é seu amigo”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

12

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado João Vitor de Sousa Silva (Anápolis-GO), fuja das pessoas caluniadoras; elas não podem agradar a Deus... não possuem amor no coração: “Há lugares que são chamados ‘boca do lixo’. Que nome dar à boca do caluniador?!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 7, 32-36: “Estende tua mão ao pobre para que tua bênção seja perfeita. Que tua generosidade atinja todos os viventes, mesmo aos mortos não recuses a tua piedade. Não fujas dos que choram, aproxima-te dos que estão aflitos. Não temas ocupar-te dos doentes, porque serás amado por isso. Em tudo o que fazes, lembra-te de teu fim e jamais pecarás”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

13

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Vitória Novato Vieira (Anápolis-GO), faça sempre o bem... infeliz da pessoa que deixa de realizar o bem por causa das fofocas: “O que importa é o bem que fazemos e não o mal que dizem!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 8, 1-7: Não lutes com um grande, para não caíres em suas mãos. Não contendas com um rico, para que não oponha a ti o seu peso, porque o ouro perdeu a muitos e seduziu o coração dos reis. Não discutas com um falador, não amontoes lenha ao fogo. Não brinques com um mal-educado, para que os teus antepassados não sejam desonrados. Não desprezes o homem que abandonou o pecado, lembra-te de que todos somos culpáveis. Não desprezes um homem em sua velhice, porque muitos de nós envelheceremos. Não te alegres com uma morte: lembra-te de que todos morrerão”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

14

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada Josiane da Costa Freire (Anápolis-GO), somente em Deus é possível encontrar a verdadeira felicidade: “Felicidade perfeita é só no céu, mas ela deve começar na terra!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 11, 12-21: “Há fracos que procuram ajuda, carentes de bens e ricos de misérias, mas o Senhor os observa com benevolência e os reergue de sua miséria. Ele levanta a sua cabeça e muitos se admiram. Bem e mal, vida e morte, pobreza e riqueza, tudo vem do Senhor. O dom do Senhor permanece com os piedosos e a sua benevolência os conduzirá para sempre. Há quem se enriquece por avareza; esta será a sua recompensa: Quando ele disser: ‘Encontrei descanso, agora comerei dos meus bens’, não sabendo quando virá aquele dia, deixará tudo a outros e morrerá. Permanece firme na tua tarefa, ocupa-te bem dela e envelhece na tua profissão. Não admires a conduta do pecador, mas confia no Senhor e permanece no teu trabalho. Pois é fácil aos olhos do Senhor enriquecer um pobre subitamente, num átimo”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

15

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado senhor Serafim Rodrigues Pereira (Anápolis-GO), quem ama verdadeiramente a Deus não se poupa... não vive à margem... mas trabalha para a glória do Criador até “doer”: “O cristão que se poupa, que calcula para dar a Deus o mínimo indispensável, de modo a não lhe ser traidor, que vive procurando antes fugir da cruz que carregá-la, antes defender-se que renunciar-se, antes salvar a própria vida que sacrificá-la, não é discípulo de Cristo” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 14, 29-31: “O homem paciente é cheio de entendimento, o impulsivo exalta a estultícia. Um coração bondoso é vida para o corpo, mas a inveja é cárie para os ossos. Oprimir o fraco é ultrajar seu Criador, honrá-lo é ter piedade do indigente”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

16

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada Tainara da Rocha Chagas (Anápolis-GO), é preciso ajudar as pessoas que sofrem... que necessitam da nossa ajuda: “Chorar com quem chora também é um modo de levar felicidade!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 11, 22-28: “A bênção do Senhor é a recompensa do piedoso, num instante floresce a sua bênção. Não digas: ‘De que coisa tenho necessidade? De agora em diante quais serão os meus bens?’ Não digas: ‘Tenho o suficiente; de agora em diante que desgraça me atingirá?’ No dia da felicidade, ninguém se lembra dos males, e no dia da desgraça, ninguém se lembra da felicidade. Pois é fácil para o Senhor, no dia da morte, retribuir a cada um segundo seus atos. O tempo de desventura faz esquecer as delícias e é na sua última hora que as obras de um homem são reveladas, Antes da morte não beatifiques a ninguém, pois em seu fim é que se conhece o homem”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

17

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Maria Cecília Oliveira dos Santos (Anápolis-GO), não faça amizade com as pessoas invejosas, elas são amigas do demônio: “Os coveiros enterram os mortos. O invejoso enterra os vivos!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 11, 29-34: “Não introduzas qualquer um em tua casa, porque numerosas são as insídias do pérfido. Como uma perdiz de chama na gaiola, assim é o coração do orgulhoso; como o espião, ele observa a tua ruína. Insidia mudando o bem em mal, nas melhores qualidades coloca defeito. Uma centelha acende um grande braseiro, o homem perverso insidia para derramar sangue. Guarda-te do malvado, porque ele trama o mal, não aconteça que ele te inflija uma infâmia eterna. Introduze em casa um estrangeiro e ele transtornar-te-á e te separará dos teus”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

18

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada Maria Luíza Oliveira dos Santos (Anápolis-GO), cuidado com o invejoso... ele vive no fundo do poço: “A inveja não é apenas um pecado. Ela multiplica os pecados!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 12, 1-7: Se queres fazer o bem, saibas a quem o fazes e teus benefícios não serão perdidos. Faze o bem a um homem piedoso e terás a recompensa, se não dele, pelo menos do Altíssimo. Não haja benefícios para quem persevera no mal e nem para o que não dá esmola. Dá ao homem piedoso e não ajudes ao pecador. Faze o bem ao humilde e não dês nada ao ímpio. Recusa-lhe o pão, não lhe dês nada, para que ele não te domine. Porque encontrarás o dobro de males por todos os benefícios que fizeres a ele. Pois o próprio Altíssimo detesta os pecadores e aos ímpios infligirá um castigo. Dá ao homem bom e não ajudes o pecador”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

19

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado Edisley Gomides da Rocha (Anápolis-GO), não seja amigo das pessoas invejosas... elas são curiosas e caminham nas trevas: “Os porcos fuçam as coisas. O invejoso fuça as vidas!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 12, 8-12: “Na prosperidade não se pode reconhecer o verdadeiro amigo, na adversidade o inimigo não pode fingir. Quando um homem é feliz, seus inimigos ficam na tristeza; na sua adversidade até o amigo desaparece. Não confies nunca em teu inimigo; como o cobre cria ferrugem, assim é a sua malícia. Mesmo que se humilhe e caminhe curvado, observa-o e guarda-te dele. Age com ele como quem limpa um espelho: saibas que sua ferrugem não permanecerá até o fim. Não o admitas ao teu lado, para que ele não te derrube e se ponha em teu lugar. Não o assentes à tua direita, para que ele não procure obter a tua cadeira e então, tarde demais, compreenderás as minhas palavras e gemerás sob o meu discurso”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

20

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssimo senhor Edno Gomides de Carvalho (Anápolis-GO), feliz da pessoa que volta as costas para os invejosos. O invejoso vive inquieto... lutando para destruir o próximo: “A inveja quando não destrói o invejado, tira a paz do invejoso!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 12, 13-18: “Quem terá dó do encantador que se faz morder pela serpente e de todos os que se aproximam das feras? Assim acontece com o que se associa ao pecador, com o que se deixa envolver nos seus pecados. Por uma hora ele ficará contigo, mas, se caíres, ele não se conterá mais. O inimigo só tem doçura nos lábios, mas no seu coração maquina jogar-te no abismo. O inimigo tem lágrimas nos olhos, mas, se tiver ocasião, o teu sangue não o saciará. Se te ocorre um infortúnio, tu o encontrarás ali contigo e como quem socorre agarrar-te-á pelo calcanhar. Sacudirá a cabeça, baterá palmas, porém, murmurando muito, mudará de semblante”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

21

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada Marina Silva Tavares de Almeida (Anápolis-GO), não seja amiga do invejoso... ele espalha o veneno da inveja por onde passa: “A inveja só leva e traz tristezas!” (Pe. Orlando Gambi).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 14, 1-19: Feliz o homem que não pecou com a sua boca e que não foi ferido pelo remorso dos pecados. Feliz aquele cuja consciência não o acusa e aquele que não perdeu sua esperança. Ao homem mesquinho não convém a riqueza, e para que grandes bens ao invejoso? Quem ajunta, privando-se, ajunta para os outros e com os seus bens outros regalar-se-ão. Quem é duro consigo mesmo com quem será bom? Não goza sequer dos próprios bens. Não há homem pior do que aquele que se deprecia, e isto é a recompensa de sua maldade. Se faz o bem, é por esquecimento, no fim deixa transparecer a sua maldade. Mau é o homem de olhar invejoso, que vira o rosto e despreza a vida dos outros. Aos olhos do ávido a sua porção não o sacia, a cupidez seca a alma. Com inveja, o olho do avaro fixa-se no pão, e na sua mesa há penúria. Filho, na medida do que tens, trata-te bem e apresenta ao Senhor as oferendas, como convém. Lembra-te de que a morte não tarda e o pacto do Xeol não te foi revelado. Antes de morrer faze o bem aos amigos e dá-lhes segundo os teus recursos. Não te prives da felicidade presente, não deixes escapar nada de um legítimo desejo. Não deixarás a outro os teus recursos, e o fruto de teu trabalho à decisão da sorte? Dá e recebe, faze divagar a tua alma, pois não há no Xeol quem procure algum prazer. Como uma roupa, toda carne vai envelhecendo, porque a morte é lei eterna.  Como as folhas numa árvore frondosa tanto caem como brotam, assim a geração de carne e sangue: esta morre, aquela nasce. Toda obra corruptível perece e aquele que a fez irá com ela”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

22

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado Mateus Felipe da Silva (Anápolis-GO), busque a Deus de todo o coração e fuja do pecado: “Para fugir sempre do pecado, é preciso conhecê-lo em toda a sua repugnância”(Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico14, 20-27: “Feliz o homem que se ocupa da sabedoria e que raciocina com inteligência, que reflete, em seu coração, nos caminhos da sabedoria e medita em seus segredos. Sai atrás dela como um caçador, põe-se à espreita nos seus caminhos. Inclina-se para olhar por suas janelas, escuta às suas portas. Detém-se junto à sua casa, fixa o prego nas suas paredes. Coloca a sua tenda junto a ela, acampará num lugar de felicidade. Porá seus filhos sob a sua proteção, será abrigado por seus ramos. Por ela será protegido do calor e acampará em sua glória”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

23

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssimo João Vitor Gonçalves Rodrigues (Anápolis-GO), ame a Deus... o Criador é Infinito... Beleza que jamais acabará; enquanto que o pecado é feio... horrível: “Amas o que é belo! O pecado é, sob todos os pontos de vista, o mais feio que se pode imaginar” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 15, 11-20: “Não digas: ‘É o Senhor que me faz pecar’, porque ele não faz aquilo que odeia. Não digas: ‘É ele que me faz errar’, porque ele não tem necessidade de um homem pecador. O Senhor odeia toda espécie de abominação e nenhuma é amável para os que o temem. Desde o princípio ele criou o homem e o abandonou nas mãos de sua própria decisão. Se quiseres, observarás os mandamentos: a fidelidade está no fazer a sua vontade. Ele colocou diante de ti o fogo e a água; para o que quiseres estenderás a tua mão. Diante dos homens está a vida e a morte, ser-te-á dado o que preferires. É grande, pois, a sabedoria do Senhor, ele é todo-poderoso e vê tudo. Seus olhos veem os que o temem, ele conhece todas as obras do homem. Não ordenou a ninguém ser ímpio, não deu a ninguém licença de pecar”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

24

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado Lucas Pedro Dias (Anápolis-GO), quem vive no pecado não possui a amizade de Deus... mas caminha nas trevas: “Amas o que é grande e nobre! O pecado degrada até o último grau , quebrando o selo da divina filiação” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 17, 15-24: “Os seus caminhos estão sempre diante dele, não podem ficar ocultos aos seus olhos. Para cada povo estabeleceu um chefe, mas Israel é a porção do Senhor. Todas as suas ações são para ele como o sol, os seus olhos observam continuamente os seus caminhos. As suas injustiças não lhe são ocultas, e todos os seus pecados estão diante do Senhor. A esmola de um homem é para ele como um selo, ele conserva uma boa obra como a pupila do olho. Levantar-se-á depois para dar-lhes a recompensa, recairá sobre suas cabeças o merecido. Mas aos que se arrependem ele concede o retorno, reconforta os que perderam a esperança”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

25

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado Lucas de Jesus Santos (Anápolis-GO), aquele que comete o pecado mortal perde tudo; por isso é preciso evitá-lo rigorosamente: “O pecado rouba os maiores bens. Foste bom, talvez mesmo santo, cheio de méritos. Um pecado... e tudo perdido!” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018,  Eclesiástico 18, 1-7: “Aquele que vive eternamente criou todas as coisas juntas. Só o Senhor é justo. A ninguém foi dado o poder de anunciar suas obras e quem investigará as suas grandezas? Quem poderá medir a potência de sua majestade, e quem chegará a narrar suas misericórdias? Aí não há nada a tirar nem a acrescentar, e ninguém é capaz de investigar as maravilhas do Senhor. Quando um homem acabou, então é que começa, e quando para, fica perplexo”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

26

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Taulaine Sofia da Rocha Alencar (Anápolis-GO), fuja do pecado! Ele rouba a paz da alma imortal e espiritual: “O pecado rouba ainda mais: a paz; envenena tua vida pelos remorsos da consciência e te sujeita ao duro jugo do demônio” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 18, 8-14: “Que é o homem? Para que é útil? Qual é seu bem e qual é seu mal? A duração de sua vida: cem anos quando muito. Como uma gota do mar, um grão de areia, assim são seus poucos anos perante um dia da eternidade. Por isso o Senhor os trata com paciência e sobre eles derrama a sua misericórdia. Vê e reconhece como é miserável o seu fim, por isso, multiplica o perdão. A misericórdia do homem é para com o seu próximo, mas a do Senhor é para com toda carne: admoesta, corrige, ensina, reconduz, como o pastor, o seu rebanho. Ele tem piedade dos que aceitam a disciplina e se apressam em procurar seus julgamentos”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

27

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada Meuri da Rocha Rosa (Anápolis-GO), é preciso evitar o pecado! Deus não habita numa alma cheia de pecado: “O pecado separa de tudo que é bom; separa-te de Deus ofendido, em cuja posse tua alma acha” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 19, 4-12: “O que confia rapidamente é um coração leviano, o que peca prejudica-se a si mesmo. O que se deleita com o mal será condenado, o que odeia a loquacidade diminui o mal. Não repitas jamais um boato e não serás em nada diminuído. Não contes nada a teu amigo nem a teu inimigo, e, se não incorres em culpa, nada reveles. Pois o que ouviu não confiará mais em ti e chegado o momento, te odiará. Ouviste alguma coisa? Sê um túmulo. Coragem, não te arrebentarás. Por uma palavra o insensato se agita, como uma mulher ao dar à luz uma criança. Como uma flecha fincada na coxa, assim é uma palavra nas entranhas do insensato”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

28

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado João Vitor de Jesus dos Santos (Anápolis-GO), aquele que abandona a Deus para ser escravo do pecado será castigado: “Por um só pecado terrivelmente foram castigados os prediletos de Deus, os anjos e os primeiros homens” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 20, 1-8: “Há repreensão que não é oportuna, há quem se cale e se mostre prudente. É melhor repreender do que irritar-se. Aquele que se acusa de uma falta evita a pena. Como um eunuco que tenta violar uma jovem, assim é o que quer fazer justiça pela força. Há quem se cala e passa por sábio, há quem se torna antipático de tanto falar. Há quem se cala por não ter resposta e há quem se cala por conhecer o momento. O homem sábio calará até o momento oportuno, mas o loquaz e o insensato desprezam o momento oportuno. Quem fala muito se torna detestável e aquele que se arroga autoridade será odiado”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

29

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssimo Divino Márcio de Morais Júnior (Anápolis-GO), infeliz da pessoa que deixa a conversão para depois: “Que te impede voltar todo inteiro a Deus? Será o medo de novas obrigações? A leviandade? Queres adiar a cura até que a chaga se torne ainda mais perigosa?” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 20, 9-17: “Na desgraça um homem pode encontrar salvação e a fortuna pode provocar a ruína. Há um presente que não te serve para nada e há um presente que rende o dobro. Às vezes a glória traz a humilhação e há quem da humilhação levanta a cabeça. Há quem compre muitas coisas por um preço baixo e há quem pague sete vezes mais. O sábio com as suas palavras torna-se amável, mas as gentilezas do estulto são derramadas em vão. O presente do insensato não te serve para nada, porque seus olhos estão ávidos para receber sete vezes. Ele dá pouco e censura muito, abre a boca como um leiloeiro. Empresta hoje, amanhã pede de volta. É um homem odioso. O estulto diz: ‘Não tenho amigo, ninguém me é grato pelos meus benefícios; os que comem o meu pão são falsos no falar’. Quantas e quantas vezes se riem dele”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

30

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado Gabriel Tolentino (Anápolis-GO), viva na presença de Deus e despreze o caminho das trevas, porque a vida é breve e a morte não manda recado: “Morrerás... uma só vez. Passo decisivo, de que dependerá tua sorte eterna!” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 20, 18-23: “É melhor escorregar no chão do que na língua, assim virá rápida a queda dos maus. Um homem grosseiro é como zombaria repetida por imbecis. Vindo da boca de um estulto um provérbio não é aceito, porque não o diz a seu tempo. Há quem é preservado de pecar devido à pobreza e no seu repouso não terá remorso. Há quem se perde por respeito humano, perde-se por causa de um insensato. Há quem por timidez faz promessas ao amigo, e conquista gratuitamente um inimigo”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

31

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada Êmily Manuela Bento Teles de Araújo (Anápolis-GO), reze todos os dias... reze muito, porque rezar é dialogar com Deus: “Para apreciares mais a oração, vê a grande necessidade que tens de rezar. Deve pedir que Deus te ilumine; que fortifique tua fraqueza; que te defenda de tua carne, do mundo e do demônio” (Frei Pedro Sinzig).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 20, 24-26: “A mentira para o homem é uma nódoa vergonhosa, está sempre na boca dos mal-educados. É melhor um ladrão do que um homem que sempre mente; ambos, porém, terão por herança a perdição. O hábito da mentira é uma abominação e a infâmia do mentiroso acompanha-o sem cessar”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

32

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima senhora Ana Lúcia Bento Ramos (Anápolis-GO), faça o bem para todas as pessoas... não somente para as simpáticas: “Ocupemo-nos do próximo, de servi-lo, embora nos cause repugnância fazê-lo” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 22, 1-2: “O preguiçoso é semelhante a uma pedra suja de lodo, todos zombam dele com desprezo. O preguiçoso é semelhante a um monte de esterco, todo aquele que o tocar sacudirá a mão”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

33

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada senhora Ana Maria Silva (Anápolis-GO), lute sempre para conquistar o céu... estamos aqui somente para salvar a alma: “O céu é a posse de Deus. No céu contempla-se a Deus, adora-se e ama-se a Ele. Mas para chegar ao céu é preciso desprender-se da terra” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 22, 3-6: “Um filho mal-educado é a vergonha do pai, mas uma filha nasce para sua confusão. Uma filha sensata encontrará um marido, mas a desavergonhada causa tristeza àquele que a gerou. Uma filha audaciosa envergonha o pai e o marido, por ambos será desprezada. Uma palavra inoportuna é música em dia de luto; mas chicote e disciplina, em todo tempo, são obras da sabedoria”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

34

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada senhora Ivanilde Borges Silva (Anápolis-GO), feliz da pessoa que despreza o mundo para conquistar a Vida Eterna... o céu que nunca passará: “No céu... que pequeno nos parecerá tudo desta existência passageira!” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 23, 12-15: “Há uma maneira de falar semelhante à morte: não se encontre isso entre os descendentes de Jacó, porque essas coisas deverão estar longe de homens piedosos, e assim não se engolfarão no pecado. Não habitues tua boca à grosseria impura, porque nela há uma linguagem pecaminosa. Lembra-te de teu pai e de tua mãe quando te achares no meio dos grandes, para que não te esqueças de ti mesmo na sua presença e, pelo hábito, não te tornes estulto, não desejes não ter nascido e não maldigas o dia do teu nascimento. Um homem habituado a palavras injuriosas não se corrigirá em toda a sua vida”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

35

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Maria da Cruz Costa de Morais (Anápolis-GO), busque sempre a Jesus Cristo... confiando no seu amor que não falha: “Tenha confiança em Jesus. Seu Coração se comove depressinha. Não pode suportar que as ovelhas de seu rebanho se extraviem” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 23, 16-18: “Duas espécies de coisas multiplicam os pecados e uma terceira acarreta a cólera: a paixão ardente como fogo aceso: não se apaga enquanto tiver o que devorar; o homem que deseja a sua própria carne: não cessa enquanto o fogo não o consumir; para o homem sensual todo alimento é doce, não se acalma enquanto não morrer. O homem que peca no seu próprio leito diz em seu coração: ‘Quem me vê? As trevas me envolvem, as paredes me escondem, ninguém me vê, o que temerei? O Altíssimo não se lembrará de meus pecados’”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

36

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada Rainara Tolentino (Anápolis-GO), faça sempre a vontade de Deus... esse é o caminho mais curto para o céu: “A vontade de Deus é um alimento espiritual que fortifica a alma que se entrega contente a Ele”(Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 23, 19-21: “O seu temor são os olhos dos homens e não sabe que os olhos do Senhor são infinitamente mais luminosos do que o sol, veem todos os caminhos dos homens e penetram os lugares mais secretos. Antes de serem criadas, ele já conhecia todas as coisas, depois de acabadas também as conhece. Tal homem será castigado na praça da cidade, será preso onde não pensava”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

37

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada Maria Vitória Lemos de Castro (Anápolis-GO), somente o Criador pode consolar a nossa alma imortal e espiritual... longe d’Ele só existe uma “fumaça” de felicidade: “Deus é o único Bem que nos pode satisfazer, o único ideal que nos pode apaixonar inteiramente. Encontro tudo n’Ele” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 28, 1-6: Aquele que se vinga encontrará a vingança do Senhor que pedirá minuciosa conta de seus pecados. Perdoa ao teu próximo a injustiça, e então, ao rezares, ser-te-ão perdoados os teus pecados. Um homem guarda rancor contra outro: do Senhor pedirá cura? Para com o seu semelhante não tem misericórdia, e pede o perdão de seus pecados? Ele, que é só carne, guarda rancor: quem lhe obterá o perdão dos seus pecados? Lembra-te do fim e deixa o ódio, da corrupção e da morte, e observa os mandamentos”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

38

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Tífany Beatriz Gonçalves Miranda (Anápolis-GO), para conquistar o céu todo sofrimento é pouco... descansaremos nos “braços” de Deus para sempre na Eternidade Feliz: “O que são cinquenta anos e mesmo cem de vida, comparados com a eternidade? Sacrifício aqui no desterro, glória sem fim na pátria” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 28, 13-19: Maldito o murmurador e o velhaco, porque arruínam a muitos que vivem em paz. A terceira língua agitou a muitos, dispersou-os de nação em nação; destruiu fortes cidades e devastou as casas dos grandes. A terceira língua expulsou de casa mulheres excelentes, despojou-as do fruto de seus trabalhos. Aquele que a atende não encontrará mais descanso nem terá morada tranquila. Um golpe de chicote deixa marca, mas um golpe de língua quebra completamente os ossos. Muitos caíram pelo fio da espada, porém muito mais foram os que caíram por causa da língua. Feliz do que se protege contra ela, que não passou pelo seu furor, que não arrastou o seu jugo e não foi amarrado pelas suas cadeias”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

39

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada senhora Damiana dos Santos Oliveira (Anápolis-GO), despreze o mundo e suas vaidades... somente Deus que é Infinito pode encher a nossa alma imortal da verdadeira felicidade: “Quem pode fazer-me mais feliz do que Deus? N’Ele encontro tudo” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 28, 20-26: “Porque o seu jugo é um jugo de ferro, e as suas cadeias são cadeias de bronze. A sua morte é uma morte dura, e o Xeol a ela é preferível. Ela não tem poder sobre os justos, estes não se queimarão em sua chama. Os que abandonam o Senhor caem nela e ela os consumirá sem se apagar; como um leão, será lançada contra eles, e como uma pantera os despedaçará. Vê: circunda com espinhos a tua propriedade, fecha bem a tua prata e o teu ouro. Faze para as tuas palavras uma balança e um peso; para a tua boca, porta e ferrolho. Vela para não dares passo em falso com a língua, cairias diante daquele que te espreita”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

40

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada senhora Florinda de Sousa (Anápolis-GO), viva preparada para o encontro com Deus após a morte... ninguém ficará para semente: “Todos temos de morrer. Tudo passa e nós também. Cada dia nos aproximamos da eternidade. Para que apegarmo-nos a coisas que morrem?” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 29, 1-5: “Pratica a misericórdia o que empresta ao próximo, o que vem em sua ajuda cumpre os mandamentos. Empresta ao próximo por ocasião de sua necessidade; por sua vez, restitui ao próximo no tempo devido. Cumpre tua palavra e sê-lhe fiel e em toda ocasião acharás o que te é necessário. Muitos consideram um empréstimo como uma fortuna inesperada e colocam em dificuldade aqueles que os socorreram. Antes de receberem, beijam-lhe a mão, abaixam a voz por causa da riqueza do próximo. No tempo da restituição, porém, adiam a data, pagam com recriminações, culpam o tempo”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

41

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima senhora Marcilene Bicudo da Rocha (Anápolis-GO), reze muito... sem oração é impossível se salvar... quem reza caminha apressadamente para o céu: “A oração é um canto de amor... Faz oração. Pensa tranquilamente quem é Deus, quem és tu e tudo o que lhe deves” (Santa Teresa dos Andes).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 29, 6-7: “Se o devedor pode pagar, com dificuldade o credor receberá a metade, e o pode contar como um achado. Em caso contrário, será espoliado de seus bens e adquiriu, sem tê-lo merecido, um inimigo; pagar-lhe-á com imprecações e injúrias e, em vez de honra, dar-lhe-á desprezo. Muitos, sem malícia, se recusam a emprestar, temem ser defraudados sem nenhum proveito”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

42

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado Ailton Ribeiro Rodrigues (Anápolis-GO), fuja das amizades perigosas... elas caminham nas trevas, longe da Luz Eterna: “Feliz o homem que não vai ao conselho dos ímpios, não para no caminho dos pecadores,  nem se assenta na roda dos zombadores” (Sl 1, 1).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 29, 8-13: Tu, porém, sê indulgente para com os humildes, não os faças esperar tuas esmolas. Por causa do mandamento, socorre o pobre; em sua necessidade, não o despeças sem nada. Sacrifica tua prata por um irmão e um amigo, não se enferruje ela, à toa, debaixo de uma pedra. Acumula um tesouro segundo os preceitos do Altíssimo, ser-te-á mais útil do que o ouro. Fecha a tua esmola nos teus celeiros, ela te livrará de todo mal. Mais do que um forte escudo e uma lança poderosa, por ti ela combaterá o inimigo”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

43

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada senhora Marly Bicudo da Rocha (Anápolis-GO), não busque apoio nas criaturas... o coração delas é falso e muda continuamente. Somente em Deus devemos buscar apoio: “Felizes aqueles que nele se abrigam!” (Sl 2, 12).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 29, 14-20: “O homem de bem dá fiança por seu próximo, aquele que perdeu toda vergonha o abandona. Não esqueças o favor do fiador, ele deu a sua vida por ti. O pecador desconhece a bondade do fiador, o ingrato esquece quem o salvou. Uma fiança arruinou a muitos que prosperavam e os agitou como as ondas do mar. Ela exilou homens poderosos que andaram errantes por nações estrangeiras. O pecador que se precipita para ser fiador, perseguindo lucro, precipita-se para a ruína. Ajuda o teu próximo conforme as tuas posses, acautela-te, não caias tu também”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

44

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssimo João Gabriel Carlos de Souza Oliveira (Anápolis-GO), Deus é apoio seguro... Ele nos sustenta nas horas difíceis: “Eu me deito e logo adormeço. Desperto, pois é Deus quem me sustenta” (Sl 3, 6).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 30, 1-6: “Aquele que ama seu filho usará com frequência o chicote, para, no seu fim, alegrar-se. Aquele que educa seu filho terá nele motivo de satisfação e entre os conhecidos gloriar-se-á dele. Aquele que instrui seu filho causará inveja ao inimigo e entre os amigos se mostrará feliz. O pai morre, é como se não morresse porque deixa depois de si alguém semelhante a ele. Durante a vida, ele o vê e se alegra e ao morrer não se entristece. Para os inimigos deixa um vingador, alguém que retribuirá generosamente aos amigos os benefícios”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

45

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada Camila Chagas de Oliveira (Anápolis-GO), é grande sabedoria desprezar aquilo que passa para se apoiar somente em Deus, rocha firme: “Deus é minha rocha e minha fortaleza, quem me liberta é o meu Deus” (Sl 18, 3).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 30, 7-13: “Aquele que mima o filho cuidará de suas feridas, e a cada grito suas entranhas se comoverão. Um cavalo não domado torna-se intratável, um filho entregue a si mesmo torna-se atrevido. Mima teu filho e ele te aterrorizará, brinca com ele e ele te entristecerá. Não rias com ele se não queres sofrer com ele: acabarás por ranger os dentes. Não lhe dês liberdade na juventude e não feches os olhos diante de suas tolices. Obriga-o a curvar a espinha na sua juventude, bate-lhe nos flancos enquanto é menino; do contrário, uma vez obstinado, te desobedecerá e ser-te-á motivo de contrariedade. Educa teu filho e forma-o bem para que não te aborreças com a sua insolência”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

46

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada Isabella Krisla Carlos de Souza Oliveira (Anápolis-GO), não busque apoio e proteção nas criaturas durante as tribulações... somente o Deus Eterno pode protegê-la: “Na minha angústia invoquei a Deus, ao meu Deus lancei o meu grito; do seu templo ele ouviu minha voz, meu grito chegou aos seus ouvidos” (Sl 18, 7).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 30, 14-20: “É melhor um pobre são e vigoroso do que um rico flagelado em seu corpo. Saúde e boa constituição valem mais do que todo o ouro, um corpo vigoroso é melhor do que uma enorme fortuna. Não existe riqueza que valha mais do que um corpo sadio, nem maior satisfação do que a alegria do coração. É melhor a morte do que uma vida cruel, o repouso eterno do que uma doença constante. Abundantes iguarias colocadas diante de uma boca fechada são como ofertas de alimento sobre um túmulo. Para que levar oferenda de frutas ao ídolo? Ele não come nem cheira. Assim é aquele a quem o Senhor persegue: ele vê e suspira, é como o eunuco que abraça a virgem e suspira”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

47

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Ludmila Chagas de Oliveira (Anápolis-GO), busque sempre a Deus, longe do Senhor não há segurança nem proteção: “Pois fora de Deus, quem é Deus? E quem é rochedo, a não ser nosso Deus?” (Sl 18, 32).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 30, 21-25: “Não te deixes dominar pela tristeza e nem te aflijas com teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, a alegria do homem aumenta os seus dias. Ilude tuas inquietações, consola teu coração, afasta para longe a tristeza: porque a tristeza matou a muitos e nela não há utilidade alguma. Inveja e cólera abreviam os dias, a preocupação traz a velhice antes da hora. Um coração contente e bom deseja iguarias, cuida de sua alimentação”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

48

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada senhora Kênia Selma Carlos de Souza Oliveira (Anápolis-GO), quem caminha unido a Deus não treme diante das provações e dificuldades: “Ainda que eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois está junto a mim” (Sl  23, 4).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018,  Eclesiástico 31, 1-5: “A insônia por causa da riqueza consome a carne, a sua preocupação afugenta o sono. As preocupações do dia não deixam dormir, e mais do que uma doença grave tiram o sono. O rico se afadiga em amontoar bens, e, se descansa, é para saciar-se de prazeres. O pobre se afadiga consumindo suas forças, e, se descansa, cai na miséria. Aquele que ama o ouro não escapa do pecado, o que persegue o lucro ilude-se”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

49

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada Keuri Soares Siqueira (Anápolis-GO), em Deus não há mentira... para viver na presença do Criador é preciso amar a verdade e buscá-la com amor: “Guia-me com tua verdade, ensina-me, pois tu és o meu Deus salvador” (Sl 25, 5).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 31, 6-11: “Muitas foram as vítimas do ouro, a sua ruína era inevitável. Pois é um laço para os que lhe sacrificam, e todos os insensatos nele caem. Feliz o rico que foi encontrado irrepreensível e que não correu atrás do ouro. Quem é este para que o felicitemos? Porque fez maravilhas no meio de seu povo. Quem sofreu tal prova e se revelou perfeito? Isto será para ele motivo de glória. Quem podia pecar e não pecou, fazer o mal e não o fez? Seus bens serão consolidados e a assembleia publicará seus benefícios”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

50

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Talia Soares Siqueira (Anápolis-GO), Deus protege os seus amigos... quem caminha na sua presença não treme diante das dificuldades: “Deus é minha luz e minha salvação: de quem terei medo? Deus é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei” (Sl 27,  1).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 31, 25-27: “Não te faças de valentão com o vinho, porque o vinho arruinou a muita gente. A fornalha põe à prova a têmpera do aço, assim o vinho prova os corações nas disputas dos arrogantes. O vinho é vida para o homem, quando o bebe com moderação. Que vida se vive quando falta o vinho? Ele foi criado para a alegria dos homens”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

51

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado Jonas Bezerra da Silva (Anápolis-GO), é grande sabedoria desprezar as criaturas e buscar apoio no Deus que tudo pode. Quem espera em Deus jamais será enganado: “Espera em Deus, sê firme! Fortalece teu coração e espera em Deus!” (Sl 27, 14).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 31, 28-31: “Gozo do coração e alegria da alma: eis o que é o vinho, bebido a seu tempo e o necessário. Amargura para a alma: eis o que é o vinho, bebido em excesso, por vício e por desafio. O excesso de bebida aumenta o furor do insensato para sua perda, diminui a sua força e provoca feridas. 31Em um banquete não repreendas teu próximo, não o desprezes na sua alegria, não lhe digas palavras injuriosas, não o apertes com reclamações”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

52

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado Bruno Bueno da Silva (Anápolis-GO), não há outro caminho para o céu longe da cruz: “Na cruz acha-se a nossa salvação, a nossa força contra as tentações, o desapego dos prazeres terrestres; na cruz, em suma, acha-se o verdadeiro amor de Deus” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 32, 14-18: “Aquele que teme ao Senhor aceita a correção, os que o procuram encontram seu favor. O que procura conhecer a lei será saciado com ela, mas para o hipócrita ela é um escândalo. Aqueles que temem ao Senhor encontram a justiça, fazem brilhar como luz suas boas ações. O pecador foge da repreensão, encontra justificativa para seguir sua vontade. O homem sensato não despreza os conselhos, o estrangeiro e o orgulhoso não conhecem o temor”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

53

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima senhora Romilda Francisca de Souza (Anápolis-GO), Deus quer que carreguemos as cruzes de cada dia com paciência... aquele que se revolta não pode agradar a Deus: “Não há outro caminho por onde se entra no céu, senão o da resignação nas tribulações até a morte” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 32, 19-24: “Não faças nada sem conselho: não te arrependerás de teus atos. Não andes por caminho acidentado e não tropeçarás em pedras. Não confies num caminho não explorado e desconfia de teus filhos. Em todas as ações vela sobre ti mesmo, porque isso é observar os mandamentos. Aquele que confia na lei observa os mandamentos, o que põe sua confiança no Senhor não sofrerá dano”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

54

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada Keila Cristina Carlos de Souza (Anápolis-GO), aquele que foge da cruz foge do caminho do céu... volta as costas para Deus... e geme sob o seu peso: “Que é o que faz quem rejeita a cruz? Aumenta-lhe o peso. Mas quem a abraça e carrega com paciência, alivia-a e converte-a em doçura” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 37, 1-3: “Todo amigo diz: ‘Eu também sou teu amigo’, mas há amigo que o é só de nome. Não é, porventura, uma tristeza mortal um companheiro ou amigo que se torna inimigo? Ó perversa inclinação, por que foste criada, para cobrir a terra de malícia?”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

55

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada senhora Lindelma Maria da Silva Bezerra (Anápolis-GO), o caminho da santidade é áspero e cheio de dificuldades: “Se quisermos ser santos, devemos transformar o nosso gosto. Enquanto não chegarmos a achar doce o que é amargo, e amargo o que é doce, nunca nos poderemos unir perfeitamente com Deus” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 37, 4-6: “O companheiro se alegra com o amigo na prosperidade, no momento de aflição se volta contra ele. O companheiro sofre com o amigo por interesse e no momento da luta ele toma o escudo. Não te esqueças do amigo em teu coração, não percas a sua lembrança em meio às riquezas”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

56

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima senhora Ivani da Silva Oliveira (Anápolis-GO), quem quiser se salvar deve buscar a santidade com fé, fervor e dedicação: “Nenhum santo alcançou a perfeição sem um grande desejo de chegar à santidade” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 41, 1-2: “Ó morte, quão amarga é a tua lembrança para o homem que vive em paz em meio a seus bens, para o homem seguro e afortunado em tudo e ainda com forças para saborear alimentos. Ó morte, tua sentença é bem-vinda para o miserável e privado de suas forças,  para quem chegou a velhice avançada, agitado por preocupações, descrente e sem paciência”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

57

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada senhora Adriana da Silva Oliveira Souza (Anápolis-GO), somente os santos se salvarão... e para ser santo é preciso viver na presença de Deus e desprezar as coisas desse mundo: “Quem quer ser santo, deve desprender-se das criaturas, vencer as paixões, vencer-se a si próprio, amar as cruzes, e para fazer tudo isso, requer-se grande força e é mister sofrer muito” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 41, 3-4: “Não temas a sentença da morte, lembra-te dos que te precederam e dos que te seguirão. É uma sentença do Senhor para toda carne; por que recusares a vontade do Altíssimo?  Sejam dez ou cem ou mil anos, no Xeol não se lamenta a respeito da vida”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

58

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimado senhor Magno Pereira Jardim (Anápolis-GO), infeliz da pessoa que abusa do amor de Deus: “Deus espera o pecador, a fim de que se corrija. Quando vê, porém, que o tempo que lhe é dado para chorar os pecados, só serve para multiplicá-los, esse mesmo tempo será chamado a depor contra ele” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Eclesiástico 42, 9-11: “Sem o saber, uma filha causa a seu pai inquietações, o cuidado por ela tira-lhe o sono: se jovem, que ela não passe do tempo de se casar; se casada, que ela não se torne odiosa; se virgem, que ela não seja profanada e não fique grávida na casa paterna. Tendo um marido, que ela não erre; casada, que ela não seja estéril. Fortifica a vigilância sobre uma filha audaciosa, a fim de que ela não faça de ti motivo de irrisão para teus inimigos, o assunto da cidade, a chacota do povo, e não te desonre aos olhos de todos”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

59

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssimo Adair de Lima Louredo Júnior (Jaraguá-GO), quem vive no pecado não pode agradar a Deus... e Deus o abandona na desgraça: “E como é que Deus o abandona? Ou lhe envia a morte, e o faz morrer no pecado, ou o priva das graças abundantes e só lhe deixa a graça suficiente,  com que o pecador se poderia salvar, mas não se salvará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 1, 8-14: “Escuta, meu filho, a disciplina do teu pai, não desprezes a instrução da tua mãe, pois será formoso diadema em tua cabeça e colar em teu pescoço. Meu filho, se pecadores quiserem te seduzir, não consintas! Se disserem: ‘Vem conosco, façamos emboscadas mortais, gratuitamente, prendamos o inocente; nós os tragaremos vivos, como o Xeol, inteiros, como os que baixam à cova! Obteremos riquezas magníficas, encheremos nossa casa com despojos: reparte a tua sorte conosco, e todos teremos uma só bolsa!’”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

60

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado Ronye Von de Lima Louredo (Jaraguá-GO), é muito perigoso caminhar nas trevas... desprezando as graças de Deus: “Desgraçados dos pecadores que prosperam nesta vida! É sinal de que Deus os reserva para os entregar como vítimas à sua justiça na vida eterna” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 1, 15-19: “Meu filho, não os acompanhes em seu caminho, afasta os teus passos dos seus trilhos; porque os seus pés correm para o mal, apressam-se para derramar sangue; é em vão, porém, que se estende a rede, sob os olhos do que tem asas. Suas insídias serão mortais para eles, atentam contra si próprios! Assim termina a cobiça sem medidas, tirando a vida ao seu dono”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

61

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada senhora Simone Borges Amaral Rodrigues (Jaraguá-GO), lembre-se de que a vida é curta... não sabemos o dia da nossa morte. Feliz da pessoa que aproveita bem o tempo para fazer o bem: “O tempo é a coisa mais preciosa, porque é um tesouro que só neste mundo se acha, é ainda de curta duração” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 6, 6-11: “Anda, preguiçoso, olha a formiga, observa o seu proceder, e torna-te sábio: sem ter um chefe, nem um guia, nem um dirigente, no verão, acumula o grão e reúne provisões durante a colheita. Até quando dormirás, ó preguiçoso? Quando irás te levantar do sono? Um pouco dormes, cochilas um pouco; um pouco cruzas os braços e descansas; mas te sobrevêm a pobreza do vagabundo e a indigência do mendigo!”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

62

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima senhora Edith José dos Santos (Jaraguá-GO), suporte as dificuldades com os olhos fixos no Deus do verdadeiro amor: “O verdadeiro amor supera todo obstáculo, aceita qualquer condição, abraça qualquer renúncia para unir-se a quem ama” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 13, 1-5: O filho sábio escuta a disciplina do pai, e o zombador não escuta a reprimenda. Pelo fruto da boca o homem se nutre do bem, mas a alma dos traidores, de violência. Quem vigia a própria boca guarda a sua vida, mas se perde quem escancara os lábios! O preguiçoso espera, e nada tem para sua fome; a fome dos diligentes é saciada. O justo odeia a palavra mentirosa, mas o ímpio desonra e difama”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

63

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada senhora Jaciely Barbosa Pereira de Jesus (Anápolis-GO), para possuir a Jesus Cristo é preciso desapegar o coração das coisas caducas desse mundo: “Quem quiser seguir Jesus mais de perto, despoje-se de bom grado, por seu amor, do apego às riquezas, ao bem-estar material, renuncie de bom grado às comodidades, ao supérfluo” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 13, 6-12: “A justiça guarda aquele cujo caminho é íntegro, o pecado causa a ruína do ímpio. Há o que finge ser rico e nada tem, e o que parece pobre e tem grandes bens. O resgate da vida de um homem é sua riqueza; mas o pobre não ouve a reprimenda. A luz dos justos é alegre, a lâmpada dos ímpios se apaga. A insolência só causa discórdia; a sabedoria está com os que se deixam aconselhar. Fortuna apressada diminui, quem ajunta pouco a pouco se enriquece. A esperança que tarda deixa doente o coração; é árvore de vida o desejo que se realiza”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

64

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada Brenda Rafaela Barbosa de Jesus (Anápolis-GO), estamos nesse mundo de passagem... faça o bem enquanto é tempo: “O tempo passa e não volta mais. Assinalou Deus a cada homem um tempo determinado para realizar seu plano sobre ele: o tempo da vida terrena” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 13, 13-18: “Quem despreza a palavra perder-se-á, quem respeita o mandamento será salvo. O ensinamento do sábio é fonte de vida para afastar os laços da morte. Um grande bom senso alcança favor, o caminho dos traidores é duro. Todo homem sagaz age com conhecimento, o insensato propala sua estultícia. O mensageiro malvado cai na desgraça, o mensageiro fiel traz a cura. Miséria e ignomínia para quem abandona a disciplina, honra para quem observa a repreensão”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

65

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima Anna Júlia Barbosa de Jesus (Anápolis-GO), a vida passa como um relâmpago... não deixemos para depois, mas façamos o bem agora: “Cada ano que passa é admoestação a valorizarmos o tempo presente, santificando-o, por meio da caridade” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 13, 19-25: “Desejo satisfeito, doçura para a alma, para os insensatos é abominação afastar-se do mal. Quem caminha com os Sábios torna-se sábio, quem se ajunta aos insensatos torna-se mau. A desgraça persegue os pecadores; aos justos, a paz e o bem. Aos filhos dos filhos o homem de bem deixa uma herança, ao justo está reservada a fortuna dos pecadores. A lavoura do pobre dá rico sustento, mas pode se perder por falta de justiça. Quem poupa a vara odeia seu filho, aquele que o ama aplica a disciplina. O justo come e se farta, o ventre dos ímpios passa fome”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

66

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado senhor Agnaldo de Jesus Mesquita (Anápolis-GO), não basta somente fazer o bem... mas é preciso fazê-lo com amor e perfeição: “Para crescer no amor, tem o homem só a breve caminhada desta vida terrena e, se dela quiser aproveitar ao máximo, deve aplicar-se não só em fazer boas obras, mas em fazê-las com todo o coração, com toda a generosidade possível, vencendo a preguiça e a mesquinhez que inclinam sempre ao menor esforço” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 3, 13-18: “Feliz o homem que encontrou a sabedoria, o homem que alcançou o entendimento! Ganhá-la vale mais do que a prata, e o seu lucro mais do que o ouro. É mais valiosa do que as pérolas; nada que desejas a iguala. Em sua direita: longos anos; em sua esquerda: riqueza e honra! Os seus caminhos são deliciosos, e os seus trilhos são prosperidade. É uma árvore de vida para os que a colhem, e felizes são os que a retêm!”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

67

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada senhora Maria da Soledade das Neves Barbosa (Anápolis-GO), confie na misericórdia de Deus... o Senhor perdoa sempre: “A desconfiança na misericórdia de Deus, mesmo após graves quedas, nunca é sinal de verdadeira humildade mas, antes, de orgulho disfarçado e de tentação diabólica” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 3, 19-26: “Deus  fundou a terra com a sabedoria, e firmou o céu com o entendimento. Por seu conhecimento foram abertos os abismos, e as nuvens destilam o orvalho. Meu filho, não percas de vista a sensatez, conserva a reflexão: serão vida para a tua alma e enfeite para o teu pescoço. Seguirás tranquilo o teu caminho, sem que tropecem os teus pés. Descansarás sem temor, e, deitado, o sono te será suave; não te assustará o terror imprevisto, nem a desgraça que cai sobre os ímpios. Pois Deus ficará ao teu lado e guardará o teu pé da armadilha!”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

68

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima senhora Maria Santana dos Santos (Anápolis-GO), não se desespera diante de uma queda, mas confie totalmente no amor de Deus: “Se Judas tivesse sido humilde, em vez de desesperar-se teria sabido, como Pedro, pedir perdão e chorar seus pecados” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 3, 27-35: “Não negues um favor a quem necessita, se tu podes fazê-lo. Não digas a teu próximo: ‘Vai embora! Passa depois! Amanhã dar-te-ei...’ E tens a coisa na mão... Não trames danos contra o teu próximo, quando em ti deposita confiança. Não pleiteies com ninguém sem motivo, se não te fez mal nenhum. Não tenhas inveja do homem violento, nunca escolhas seus caminhos; porque Deus abomina o perverso, mas a sua intimidade está com os retos. A maldição de Deus está na casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. Ele zomba dos zombadores insolentes, mas aos pobres concede o seu favor. A honra é a herança dos sábios, mas os insensatos herdam a ignomínia!”

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

69

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezada Maria Conceição Barbosa Borges (Anápolis-GO), seja humilde diante de suas fraquezas e busque o apoio em Deus: “É a humildade a virtude que coloca o homem em seu verdadeiro lugar que é, diante de Deus, lugar de filho fraco e miserável, sim, mas confiante” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 4, 1-6: “Escutai, ó filhos, a disciplina paterna, ficai atentos para conhecerdes a inteligência: eu vos dou uma boa doutrina, não abandoneis minha instrução. Também eu fui filho do meu pai, amado ternamente por minha mãe. Ele me instruiu assim: ‘Conserva minhas palavras no teu coração, guarda os meus preceitos, e viverás; adquire a sabedoria, adquire a inteligência, não te esqueças delas, nem te afastes de minhas palavras; não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá’”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

70

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada Estêfany Rosângela Borges da Costa (Anápolis-GO), não perca a paciência nem se desespere diante das repetidas quedas: “Quando uma pessoa, depois de tantos propósitos, se vê recair nas mesmas faltas, ou após tantas tentativas, não consegue ainda vencer certos defeitos, em vez de indignar-se consigo mesma, deve humilhar-se” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 4, 7-12: “O princípio da sabedoria é: adquire a sabedoria; com todos os teus ganhos, adquire a inteligência! Estreita-a, e ela te fará crescer; abraça-a, e ela te honrará; porá em tua cabeça um formoso diadema e te cingirá com brilhante coroa. Meu filho, escuta e recebe minhas palavras, e serão longos os anos da tua vida. Eu te instruo no caminho da sabedoria, encaminho-te pelas sendas da retidão. Ao caminhar, não serão torpes os teus passos, e ao correr, tu não tropeçarás”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

71

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssima senhora Adriana Barbosa Borges (Anápolis-GO), não podemos cochilar na vida espiritual, porque o demônio não dorme: “Mesmo quem vive atualmente em estado de graça, e talvez professe vida perfeita, jamais pode desistir da vigilância” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 4, 13-19: “Agarra-te à disciplina, e não a soltes, conserva-a, porque é a tua vida. Não vás pela senda dos ímpios, não avances pelo caminho dos maus. Evita-o, e não o atravesses, afasta-te dele, e segue ao lado. Eles não dormem sem ter feito o mal, perdem o sono se não fazem alguém tropeçar! Comem um pão de maldade, e bebem o vinho de violências. Mas a senda dos justos brilha como a aurora, e vai alumiando até que se faça o dia: o caminho dos ímpios é tenebroso, e não sabem onde tropeçam”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

72

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Prezado Brayan Gabriel Barbosa Sales (Anápolis-GO), devemos evitar todos os pecados, também o pecado venial: “O pecado venial não rompe a amizade com Deus, mas a põe em sério perigo, quando cometido habitualmente e de olhos abertos” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 4, 20-27: “Meu filho, sê atento às minhas palavras; dá ouvidos às minhas sentenças: não se afastem dos teus olhos, guarda-as dentro do coração. Pois são vida para quem as encontra, e saúde para a sua carne. Guarda o teu coração acima de tudo, porque dele provém a vida. Afasta-te da boca enganosa; vai para longe dos lábios falsos. Os teus olhos olhem de frente, e o teu olhar dirija-se para diante. Aplaina o trilho sob os teus passos, e sejam firmes todos os teus caminhos. Não te desvies nem para a direita e nem para a esquerda, afasta os teus passos do mal”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

73

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Estimada Nicole Emanueli Barbosa Sales (Anápolis-GO), faça sempre o bem! Deus criou o homem livre, mas não o abandonou: “Deus criou o homem livre, capaz de tomar decisões, governar a própria vida; mas não o abandonou a si mesmo. Deu-lhe uma lei que lhe servisse de guia; revelou-lhe seu fim sobrenatural e, para que possa conquistá-lo, infundiu-lhe as virtudes sobrenaturais, entre as quais tem a prudência função diretiva: dirigir todos os seus atos para Deus” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 10, 19-21: “Nas muitas palavras não falta ofensa, quem retém os lábios é prudente. A boca do justo é prata escolhida, o coração dos ímpios vale pouco. Os lábios do justo apascentam a muitos, os estultos morrem por falta de juízo”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

74

 

Anápolis, 20 de dezembro de 2017

 

Caríssimo senhor Orlando da Silva Sales (Anápolis-GO), enfrente as dificuldades com coragem e firmeza: “Precisamos de coragem para ser fiéis a todo custo à lei de Deus e suportar valorosamente todas as tribulações da vida” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, Provérbios 14, 21-25: “Aquele que despreza o próximo peca; feliz é quem tem piedade dos pobres. Não é extraviar-se maquinar o mal? Amor e fidelidade para quem busca o bem. Toda fadiga traz proveito; o palavrório, porém, só traz indigência. A coroa dos sábios é a sua riqueza; a estultícia dos insensatos é estultícia. Uma testemunha veraz salva as vidas, quem profere mentiras é impostor”.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)