Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Cartas 022

 

Anápolis, 05 de janeiro de 2018

 

Caríssimo João Vitor Gonçalves Rodrigues (Anápolis-GO), quem não mortifica os olhos pode perder tudo.

Tomás de Kempis diz: “Se não vigiardes sobre os vossos sentidos, perdereis num instante tudo o que tiverdes juntado em muito tempo e com muito trabalho”, e: “Se não acostumardes os vossos sentidos a não vaguear pelas vãs curiosidades da terra, a liberdade que lhes concederdes, vos distrairá do cuidado da vossa salvação” (Santa Teresa de Jesus).

São Jerônimo escreve: “São João Batista, retirado no deserto, julgou que os seus olhos destinados a ver Jesus Cristo, deviam desprezar as coisas terrenas”.

A seu exemplo, os nossos olhos, destinados a contemplar durante toda a eternidade os esplendores dos santos, com a gloriosa humanidade de Jesus Cristo, não devem distrair por tantas coisas que nenhuma necessidade temos de ver (M. Hamon).

Leia atentamente, durante o mês de janeiro de 2018, 2 Samuel 11, 1-5: “No retorno do ano, na época em que os reis costumam fazer a guerra, Davi enviou Joab, e com ele a sua guarda e todo o Israel, e eles massacraram os amonitas e sitiaram Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém. Aconteceu que, numa tarde, Davi, levantando-se da cama, pôs-se a passear pelo terraço do palácio e do terraço avistou uma mulher que tomava banho. E era muito bonita a mulher. Davi mandou tomar informações sobre aquela mulher, e lhe disseram: ‘Ora, é Betsabéia, filha de Eliam e mulher de Urias, o heteu!’ Então Davi enviou emissários que a trouxessem. Ela veio ter com ele, e ele deitou-se com ela, que tinha acabado de se purificar de suas regras. Depois ela voltou para a sua casa. A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: ‘Estou grávida!’”

Davi pecou porque não mortificou os olhos.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, Rainha do céu e da terra.

Com gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)