Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Primeira palestra

 

 

PERSEVERANÇA

 

(Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

(resumo)

 

I PONTO

 

O QUE É A PERSEVERANÇA?

 

A perseverança “consiste em lutar e sofrer até o fim, sem sucumbir ao cansaço, ao desalento ou à moleza” (Adolfo Tanquerey).

Para conseguir algo na vida não basta marcar metas, mas é preciso lutar com garra até o fim. É preciso lutar e sofrer até o fim... sem recuar... sem retroceder.

Aquele que quiser vencer não pode curvar-se diante do cansaço... não pode entregar-se ao desânimo nem à moleza.

 

II PONTO

 

SEM PERSEVERANÇA NÃO HÁ SALVAÇÃO

 

Jesus Cristo disse: “Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 10, 22).

O Senhor não disse até a metade do caminho; mas sim, até o fim.

De nada vale ter sido santo por longo tempo, se no fim da vida se morre pecador. Sem perseverança não há salvação. Na perseverança no bem até o fim da nossa vida está o princípio da nossa eterna felicidade.

Sem a perseverança final, todos os nossos esforços são nulos. Penitências, orações, sacramentos e boas obras, tudo, sem a perseverança, será como a fumaça que se desaparece.

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena escreve: “Sem perseverança, impossível é chegar à santidade ou à salvação: não basta sermos virtuosos, generosos alguns dias ou alguns anos; necessário é sê-lo sempre, até o fim”.

 

III PONTO

 

NOS CRISTÃOS NÃO SE PROCURA O PRINCÍPIO, MAS O FIM

 

São Jerônimo disse que “muitos começam bem, mas poucos são os que perseveram”. Um Saul, um Judas Iscariotes... um Tertuliano... começaram bem, mas acabaram mal, porque não perseveraram como deviam. Nos cristãos não se procura o início, mas o fim.

São Jerônimo disse também: “O Senhor não exige somente o começo da boa vida, quer também seu bom termo; o fim é que alcançará a recompensa”.

São Lourenço Justiniano diz: “A perseverança é a porta do céu. Quem não der com essa porta, não poderá entrar na gloria”.

 

IV PONTO

 

O QUE FAZER PARA PERSEVERAR?

 

1. Oração: Sem oração... e oração fervorosa e contínua, é impossível alguém perseverar até o fim.

2. Comunhão frequente: A Santíssima Eucaristia é o Pão dos Fortes, e nos fortalece na luta contra os inimigos da nossa alma.

3. Confissão frequente.

4. Meditar sobre a morte, juízo, inferno e paraíso.

5. Ler sobre a perseverança.

6. Pensar com frequência na brevidade da vida.

 

 

 

 

Ver outros retiros