Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta 069

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

Ao Gustavo Henrique Jesus Lima

Parque Residencial das Flores – Anápolis-GO

 

Estimado, lute todos os dias contra o pecado venial… quem ama verdadeiramente a Deus não fica indiferente diante desse pecado. Aquele que não se preocupa em evitar o pecado venial cairá no mortal, porque ficará sem forças para a batalha: “Os pecados veniais são simples gotas; mas também gotas podem arruinar um belo palácio… Eles são feridas; tratas de curar em teu corpo só as feridas graves? Eles são manchas; apagas e tiras do rosto só as grandes? Eles são roturas; concertas no vestido só as de grande dimensão? Os pecados leves te trazem uma indisposição para todo o bem e fazem com que Deus diminua suas provas de amor, suas consolações e graças. Que será de ti se Deus for tão pouco generoso contigo, como tu és para com Ele? Que adianta ter na boca a palavra ‘amor a Deus’, e, entretanto, não deixar passar um dia sem entristecê-lo?” (Frei Pedro Sinzig).

 

Ninguém pode viver tranquilo e seguro enquanto não evitar energicamente também o pecado venial. O Amor Eterno é exigente! “Senhor, antes sofrer todas as penas do inferno do que cometer um só pecado venial” (Santo Afonso Rodrigues).

Muitas almas que se julgam piedosas e amigas de Deus perdem muito tempo examinando o “limite” entre o pecado venial e o pecado mortal. O melhor “limite” é evitar, custe o que custar, o pecado venial deliberado… assim não cairá no pecado mortal.

Leia com atenção: Romanos 9, 1-5: “Digo a verdade em Cristo, não minto, e disto me dá testemunho a minha consciência no Espírito Santo: tenho uma grande tristeza e uma dor incessante em meu coração. Quisera eu mesmo ser anátema, separado de Cristo, em favor de meus irmãos, de meus parentes segundo a carne, que são os israelitas, aos quais pertencem a adoção filial, a glória, as alianças, a legislação, o culto, as promessas, aos quais pertencem os patriarcas, e dos quais descende o Cristo, segundo a carne, que é acima de tudo, Deus bendito pelos séculos! Amém”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus, bondade infinita.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)