Carta 097

 

Anápolis, 13 de fevereiro de 2025

 

Senhora Maria Aparecida

Anápolis-GO

 

Caríssima, as almas não existem antes de serem unidas aos corpos: “A alma intelectiva é… multiplicável, multiplicou-se e há de multiplicar-se, segundo o número dos corpos em que se infunde” (Concílio 5.º de Latrão, ses. 8. Denzinger, 738). Logo, as almas não preexistiram antes de se unirem aos corpos; porque nesse caso não se multiplicariam no futuro, visto já existirem antes.

O que os preexistencionistas dizem sobre a existência da alma? Os preexistencionistas afirmam que as almas existem desde o princípio do mundo ou, pelo menos, muito antes de se unirem aos corpos. A doutrina dos preexistencionistas é simplesmente falsa.

A alma humana é espiritual, quer dizer, incorpórea por natureza e com existência independente da matéria: “Deus, desde o princípio do tempo, criou do nada duas espécies de seres: os espirituais e os corporais, isto é, os anjos e o mundo; e depois criou o homem, que sendo constituído de corpo e espírito, como que é comum a ambos os seres” (Concílio 4.º de Latrão, cap. 1. Denzinger, 428).

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)