Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

PALESTRA EM PORTUGUÊS

 

 

 

A CRUZ

(resumo)

 

Disse Jesus Cristo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me” (Lc 9, 23).

 

I PONTO

 

O QUE É A CRUZ?

 

CRUZ é tudo que nos CONTRARIA ou torna a vida DIFÍCIL. São as DORES do corpo, ABORRECIMENTO e AGONIA da alma, PERDA da fortuna, ESTRAGOS do tempo, PREJUÍZOS do inimigo, tudo, enfim, que nos causa ANGÚSTIA, tudo que nos arranca LÁGRIMAS e APERTA o coração.

 

II PONTO

 

JESUS CRISTO NÃO OBRIGA NINGUÉM A SEGUI-LO

 

Disse o Salvador: “Se alguém quer vir após mim...”(Lc 9, 23).

Se alguém quer vir após mim – é o mesmo que dizer: - se alguém se quer salvar, se alguém quer ter parte com Deus na glória eterna. É uma proposta que Jesus Cristo fez a todos os homens. O segui-lO ou não, DEIXA à nossa VONTADE, porque NÃO QUER FORÇAR ninguém a entrar no céu.

Jesus Cristo não obriga o homem a segui-lO... a amá-lO... Ele não violenta nem força a criatura a abrir-se para a misericórdia. Nisto consiste precisamente a grandeza e a nobreza de Deus.

 

III PONTO

 

PARA SEGUIR A JESUS CRISTO

É PRECISO NEGAR A SI MESMO

 

Disse Nosso Senhor: “... negue-se a si mesmo...” (Lc 9, 23).

O que é negar a si mesmo? É dizer NÃO aos gostos e inclinações do nosso coração. Negar-se a si mesmo é NÃO dar ouvidos aos prazeres sensuais e satisfação completa de todos os apetites desordenados.

 

IV PONTO

 

PARA SEGUIR A JESUS CRISTO

É PRECISO CARREGAR A CRUZ

 

Disse o Senhor: “... tome a sua cruz cada dia...” (Lc 9, 23).

Tome a sua cruz – eis a CONDIÇÃO sem a qual não se pode seguir a Jesus Cristo.

A cruz não falta a ninguém: é tomá-la e seguir com ela a Jesus Cristo até a morte.

Devemos receber as cruzes com ânimo generoso, abraçá-las com alegria, pois são presentes preciosos com que Deus nos visita.

Tome a sua cruz – nos diz a todos Jesus Cristo – porque o discípulo não é mais que seu mestre, nem o servo mais que seu senhor.

Seguir a Cristo levando com Ele a nossa cruz é preciso para SALVAR a nossa alma.

Não salvaremos a nossa alma, se não estivermos prontos a sacrificar por ela a vida temporal. Quem, para salvar a vida temporal, nega a Jesus Cristo, perde a vida da alma; e quem sacrifica a vida temporal por Cristo, alcança a vida eterna – a salvação da alma.

Jesus Cristo disse: TOME A SUA CRUZ... e não: ARRASTE A SUA CRUZ. Na cruz está a salvação e a vida, a felicidade e a glória eterna.

Cada dia. Não basta carregar a cruz por um determinado tempo. Deus quer que continuemos a levá-la com paciência até a morte, mesmo que seja contínua.

 

V PONTO

 

NÃO BASTA TOMAR A CRUZ,

MAS É PRECISO SEGUIR A JESUS CRISTO

 

Disse Jesus Cristo: “siga-me” (Lc 9, 23).

Siga-me! Seguir a Jesus Cristo é acompanhá-lO por onde quer que Ele vá, ou seja, para o Tabor, ou seja, para o Calvário.

Seguir a Jesus Cristo é ser cristão; o que segue a Cristo é de Cristo; o que segue o mundo é do mundo; porém, seguir a Cristo é seguir a verdade, seguir o mundo é seguir o erro! Em seguir a Jesus Cristo está a felicidade.

Para seguir a Jesus Cristo, para ser seu discípulo é necessário viver a sua vida e estar animado do seu Espírito: “Se alguém não tem o espírito de Cristo, este não é d’Ele” (Rm 8, 9).

Se não seguirmos a Jesus Cristo, não nos confessamos seus discípulos. Mas quem se envergonha de ser discípulo de Jesus, verá que também Jesus se envergonhará dele diante do seu Pai... Quem foge da cruz foge de Jesus Cristo, porque não se encontra a Jesus sem cruz!

Se a cruz estiver muito pesada, lembre-se das palavras de São Paulo Apóstolo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

 

VI PONTO

 

É PRECISO SOFRER COM PACIÊNCIA, AMOR E ALEGRIA

 

Não existe coisa mais AGRADÁVEL a Deus do que sofrer com paciência e paz todas as cruzes por Ele enviadas. Quem ama a Jesus Cristo deseja ser como Ele: pobre, sofredor e desprezado.

São Gregório Magno escreve: “Todos os santos foram mártires ou pela espada ou pela paciência. Podemos ser mártires sem a espada, se guardarmos a paciência”.

Nesse mundo não pode ter verdadeira paz interior senão quem recebe e abraça com amor os sofrimentos, tendo em vista agradar a Deus. O sinal mais certo para saber se uma pessoa ama a Jesus Cristo é, não tanto o sofrer, mas o querer sofrer por amor d’Ele.

No Livro dos Atos dos Apóstolos 5, 40-41 diz: “Chamaram de novo os apóstolos e açoitaram-nos com varas. E, depois de intimá-los a que não falassem mais no nome de Jesus, soltaram-nos. Quanto a eles, saíram do recinto do Sinédrio regozijando-se, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo Nome (de Jesus)”.

Quem carrega a cruz com alegria, salva-se; quem a carrega com tristeza, revolta e impaciência, perde-se.

 

VII PONTO

 

A VIDA DE JESUS CRISTO FOI UM CONTÍNUO MARTÍRIO

 

Tomás de Kempis escreve: “Como, pois, procuras outro caminho, que não o da santa cruz? Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio e queres repouso e alegria!”

No ventre da Virgem Maria: O Coração do Menino Jesus sentiu grande amargura no seio de Maria Santíssima, quando no primeiro instante da Encarnação o Pai Eterno Lhe mostrou toda a série de desprezos, de dores e de angústias que no correr da sua vida deveria sofrer. Tudo o que Jesus Cristo sofreu no correr da sua vida e em sua Paixão, foi-Lhe posto diante dos olhos quando ainda se achava no seio de sua Mãe.

Nascimento: Numa gruta fria, pousada de animais... no escuro... longe de todos... uma pobre manjedoura, poucos paninhos para cobri-lO... lugar úmido... é atormentado pelas palhas que picam seu corpo... é atormentado no olfato pelo fedor das imundícies dos animais.

Fuga para o Egito: Pouco depois de nascido, vê-se obrigado a fugir para o Egito, onde passou vários anos da infância na pobreza e no desprezo... Calor, frio, deserto... fome, sede... perigo de bandidos e feras.

Em Nazaré (vida oculta): Nessa cidade Ele viveu o resto de sua infância e da sua mocidade. Viveu pobre e desprezado pelos homens.

Vida pública, Sagrada Paixão e morte na cruz: Foi perseguido, desprezado e ameaçado pelos homens... foi preso, esbofeteado, flagelado, coroado de espinhos, carregou uma pesadíssima cruz... foi crucificado e morreu na cruz depois de três horas de sofrimento.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo

São Gregório Magno, Homiliae XL in Evangelia, 1. 2, hom. 35, n.º 7: ML 76-1263

Santo Agostinho, Sermo 52, n.º 4. ML 39-1845

Tomás de Kempis, Imitação de Cristo

 

 

 

 

contáctenos