Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Onde nasceu, viveu e morreu

 

 

Chile

 

Nome Oficial: República do Chile

Área: 756,252 Km2

População: 14.000.000 hab.

Gentílico: Chileno

Idioma: Espanhol (Oficial)

Localização: Sudeste da América do Sul

Principais cidades: Santiago, Viña del Mar, Valparaíso e Concepción.

Moeda: Peso Chileno

Religião: Católica

 

 

 

 

 

13 de julho de 1900 - Nasceu Santa Teresa dos Andes, filha de Miguel Fernández Jaraquemada e Lucía Solar Armstrong, em Santiago do Chile, na Rua As Rosas, n° 1352.

Seu pai morreu santamente em 21 de agosto de 1923 (3 anos após a morte de Santa Teresa).

Sua mãe morreu santamente em 12 de abril de 1955 (35 anos após a morte de Santa Teresa).

 

15 de julho de 1900 - Foi batizada na Paróquia de Sant'Ana , em Santiago do Chile, pelo Pe. Baldomero Grossi com o nome Juana Enriqueta Josefina dos Sagrados Corações. Padrinhos: Salvador Ruiz-Tagle e Rosa Fernández de Ruiz-Tagle.

Seus irmãos: Lucía (faleceu em 12 de agosto de 1968, 48 anos após a morte de Santa Teresa), Miguel (faleceu em 16 de março de 1953, 33 anos após a morte de Santa Teresa), Luis (Lucho) (faleceu em 8 de abril de 1984, 64 anos após a morte de Santa Teresa), Juana (falecida poucas horas após o nascimento), Rebeca (Após a morte de Santa Teresa ingressou no Carmelo de Los Andes; faleceu em 31 de dezembro de 1942, 22 anos após a morte de Santa Teresa) e Ignacio (faleceu em 2 de novembro de 1976, 56 anos após a morte de Santa Teresa).

 

22 de outubro de 1909 - Recebe o sacramento da Confirmação.

 

11 de setembro de 1910 - Fez sua Primeira Comunhão.

Juanita tinha 10 anos quando fez a Primeira Comunhão: Se preparou com muita seriedade, fez um retiro de uma semana no Colégio. Depois da primeira Comunhão, se notou uma mudança na conduta de Juanita, que até então havia deixado aparecer alguns defeitos: caráter um tanto colérico e lhe custava obedecer (Luis Fernández Solar, seu irmão).

 

15 de junho de 1917 - Recebeu no Colégio a medalha de Filha de Maria.

Luis Fernández Solar escreve : “O físico de Juanita (Santa Teresa dos Andes) era extremamente atraente. Seu modo  de expressar era doce. Era muito alta, bem conformada, certa majestade no andar, pele branca, olhos azuis. Sua cabeça era pequena. Seu cabelo, castanho claro. Sua voz, muito agradável. Em seu olhar profundo, transparecia uma grande firmeza. Era muito calada. Muito dona de si mesma, sabia disfarçar suas emoções; por isso, nunca a vi chorar. Era alegre e estava sempre contente. Sua alegria não era ruidosa. Juanita tinha um sistema nervoso normal. Foi muito equilibrada, serena, sem demonstrar reações violentas. Juanita nunca teve uma irritação. Quando era pequena, tinha uns oito ou nove anos, ficou terrivelmente irritada e desobedeceu à mamãe; estávamos de férias na praia: porém, depois pediu perdão e obedeceu. Desde esse dia não mais se irritou. A minha irmã foi sempre dona de si mesma. Caráter tranquilo, era amiga. Vontade enérgica, de ferro...”

 

5 de setembro de 1917 - Escreveu sua primeira carta à Superiora do Mosteiro Carmelita de Los Andes (Madre Angélica). Expressa-lhe seu ardente desejo de pertencer a sua comunidade.

Madre Angélica morreu em Los Andes, Chile, a 18 de fevereiro de 1945, aos 55 anos de vida religiosa (25 anos após a morte de Santa Teresa).

 

7 de maio de 1919 - Ingressou no Mosteiro de Los Andes como Postulante: A sua entrada no convento foi assistida por toda a família, viajando a Los Andes. Sob uma grande tempestade com relâmpagos e raios... chovia torrencialmente. Se despediu de todos nós: eu fiquei por último, me abraçou e me disso ao ouvido: Deus existe, irmão, não duvide nunca, e entrou na clausura. Enquanto isso, a minha irmã Rebeca desmaiava de emoção” (Luis Fernández Solar).

 

14 de outubro de 1919 - Recebeu o hábito de Carmelita e começou seu noviciado com o nome de Teresa de Jesus.

 

7 de abril de 1920 - Em artigo de morte fez seus votos religiosos.

 

12 de abril de 1920 - Morreu santamente, ao cair da tarde: Sua última enfermidade foi rápida e violenta. Morreu de tifo, sofrendo dores agudas e nunca se queixou. Teve muita paciência. Alta febre a devorava, fazendo-a delirar (Luis Fernández Solar).

 

14 de abril de 1920 - Celebraram seus funerais e foi sepultada no cemitério do convento: Eu vi o cadáver de minha irmã. Tudo normal. Eu estava desfeito. Não podia acreditar que nos havia deixado. A igreja estava cheia de fiéis e havia uma dezena de sacerdotes nas exéquias. Tiveram que abrir caminho para nós. Ninguém, nem direta nem indiretamente, promoveu o extraordinário concurso de gente para uma carmelita desconhecida e fechara numa restrita clausura. Foi sepultada no mesmo mosteiro, num nicho que estava na horta interna do convento(Luis Fernández Solar).

 

15 de agosto de 1925 - A comunidade se transferiu ao novo mosteiro.

 

17 de outubro de 1940 - Os restos mortais de Santa Teresa foram transladados a uma pequena cripta sob o coro conventual atendendo o desejo dos fiéis de venerá-la mais de perto.

 

20 de março de 1947 - Iniciou-se o processo diocesano para a sua canonização.

 

22 de março de 1986 - Decreto sobre as virtudes heróicas.

 

16 de março de 1987 - Decreto sobre o milagre. O santo Padre, João Paulo II, proclama a Beatificação.

 

3 de abril de 1987 - O santo Padre, João Paulo II, concedeu a Teresa o título de beata na celebração Eucarística realizada no parque O' Higgins de Santiago do Chile.

 

18 de outubro de 1987 - A comunidade da Beata Teresa se transferiu ao novo mosteiro de Auco, levando consigo a urna que contém as santas relíquias.

 

11 de dezembro de 1988 - Transladaram definitivamente as relíquias da Beata Teresa à cripta do Santuário recém construído dentro do mesmo recinto.

 

11 de dezembro de 1992 - Se celebra o consistório público em que o santo Padre, ouvido o voto dos cardeais, proclama a canonização da Beata Teresa e fixa a data de sua festa.

 

21 de março de 1993 - No marco da celebração do V Centenário da evangelização da América, o Papa João Paulo II canonizou Teresa dos Andes na Basílica de São Pedro, Roma.

 

FOTOGRAFIAS

 

Clique na miniatura para ampliá-la

 

 

 

 

 

Onde estão os seus restos mortais