Instituto Missionário dos Filhos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

30 de agosto

São Cesário de Arles

 

Cesário de Arles nasceu em Chalon-sur-Saône, na França, pelo ano de 470.

Com vinte anos de idade deixou sua casa e, tocado por um ideal de perfeição, distribuiu seus bens aos pobres e ingressou no mosteiro de Lérins, colocando-se sob a direção do abade São Porcário. Distinguiu-se logo, por seus dotes de inteligência, pelo comportamento grave, unido à doçura e bom humor.

Eleito administrador do convento, foi em breve substituído por causa da grande frugalidade que exigia dos monges, dando por primeiro o exemplo de austeridade. Ele próprio iria mudar mais tarde estes excessos de penitência que lhe estragavam a saúde. De fato, teve que se deslocar para tratamento à vizinha cidade de Arles, onde aperfeiçoou seus estudos clássicos e dedicou-se à literatura dos grandes Padres da Igreja.

O bispo de Arles, Ecônio, conhecendo-lhe as grandes qualidades de zelo e de ciência, ordenou-o sacerdote e confiou-lhe importantes ofícios na diocese e, enfim, apontou-o como seu sucessor na sede primacial de Arles, no sul da França. Cesário contava então trinta e três anos e seu episcopado foi longo e benéfico. Foi um bispo exemplaríssimo. Sua vida e sua atividade tiveram um papel primordial na história eclesiástica da França no seu século.

Seus biógrafos o saúdam como o orador mais popular do Ocidente Latino e preceptor da Igreja francesa. Seus sermões e homilias eram vazados num estilo límpido e convincente, propondo uma doutrina sólida com aplicações morais adequadas à realidade. Muitos de seus sermões e homilias eram recolhidos por estenógrafos e enviados a bispos e monges, como modelos de pregação pastoral.

Através destas pregações pôde ser reconstruído o quadro da vida cristã durante o século VI, com estas características: o batismo era administrado de preferência às crianças sob a responsabilidade de padrinhos que, junto com os pais, deviam responsabilizar-se pela educação cristã das mesmas. A disciplina penitencial, um tanto rígida naquele tempo, foi por ele suavizada, a fim de encorajar os pecadores à conversão, obtendo o perdão dos pecados após o batismo. Incrementou a comunhão freqüente mas com o devido cuidado, a fim de que fosse recebida dignamente. Temos dessa época o mais antigo testemunho sobre o sacramento dos enfermos, a ser administrado aos doentes graves.

Cesário expõe uma doutrina clara sobre a existência do purgatório; relembra o caráter obrigatório de contribuir com o dízimo por parte dos fiéis em favor do culto e da piedade cristã. Ele frisa três aspectos fundamentais na moral cristã: o cultivo da justiça, a prática da misericórdia e o cuidado pela castidade.

Cesário, além de pastor zeloso, é considerado também uma glória do monarquismo, pois, mesmo elevado à Cátedra Episcopal de Arles, foi um protetor dos monges a respeito dos quais escreveu vários sermões, inclusive duas Regras monásticas, uma para os homens e outra para as virgens, entre as quais vivia sua santa irmã Cesária. O tempo dos monges e das virgens devia ser bem distribuído entre oração, meditação da Palavra de Deus e o trabalho manual, recomendando, inclusive, a transcrição da Bíblia e dos códigos da literatura cristã. Atividade esta que fazia dos monges preciosos instrumentos e veículos de cultura.

Além das duas preciosas Regras de vida monástica, conservam-se 150 sermões e homilias, dos que ele pronunciou, assim como escritos sobre a graça e a liberdade humana, inspirando-se na doutrina de Santo Agostinho. Como bispo, Cesário foi uma das personalidades mais destacadas do episcopado do seu tempo, com filial relacionamento com o bispo de Roma, em nome do qual promoveu cinco sínodos de bispos do sul da França, a fim de decidir a estruturação da vida cristã e consolidar a doutrina ortodoxa. Contudo, sua vida transcorria em harmonia perfeita com suas atividades pastorais, tornando-se forma e modelo de sua grei.

Cesário faleceu aos 27 de agosto de 543, pranteado e venerado como santo pelo seu povo. Tinha setenta e três anos.