Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

09 de Fevereiro

 

São Miguel Febres Cordeiro Muñoz

 

A 21 de outubro de 1984 foi solenemente canonizado o Irmão Miguel Febres Cordero Muñoz, sábio acadêmico, eminente edu­cador e santo.

Seu nome de batismo era Francisco. Nasceu em Cuenca, Equador, a 7 de setembro de 1854. Sua vida foi uma caminhada retilínea, constante, em busca da perfeição cultural e espiritual, que con­quistou em grau supremo e heróico.

Contudo um véu de tristeza baixou sobre seu berço quan­do os pais notaram que ele tinha os pés deformados, causa de sofri­mento por toda a vida. No lar foi educado no santo temor de Deus e na devoção mariana.

Quando em 1863 os Irmãos das Escolas Cristãs, Lassalistas, chegaram em Cuenca, Francisco foi um dos primeiros alunos, e sentiu-se logo fascinado pelo contato dos religiosos, pelo amor ao estudo e à disciplina. Desta admiração nasceu nele um irresistível desejo de ser religioso Lassalista, mas topou na obstinada oposição dos pais. Fi­nalmente em 1868 Francisco conseguiu realizar seu sonho entrando no noviciado dos Irmãos onde tomou o nome de Miguel.

Durante quase 40 anos o Irmão Miguel lecionou nas es­colas de Quito revelando-se grande estudioso de castelhano, seu idioma materno. A falta de livros didáticos adequados levou-o a compor gra­máticas e manuais de ensino onde se encontram indicações claras e competentes. Exímio professor, ainda jovem, foi convidado a lecionar por certo tempo na Academia Militar, onde conquistou a admiração e amizade dos cadetes, seus alunos. Tornou-se também notável escritor e poeta. Por seus méritos literários, o Irmão Miguel foi eleito para a Academia Equatoriana de Letras. Sua dissertação de ingresso versa sobre a “Influência do cristianismo na moral, nas ciências e nas artes”.

A missão a que Irmão Miguel se consagrou com predileção foi a catequese das crianças, em especial, sua preparação para a Primeira Eucaristia. Seu catecismo é enriquecido com versos simples e delicados, como esta estrofe, exemplo de profunda devoção à Virgem Maria:

"Se eu, sendo teu filho, ingrato te olvidasse,

Se eu te contristasse, pecando contra ti,

O Mãe, não me abandones, é loucura,

E então com ternura recorda-te de mim!"

O Irmão Miguel imprimiu à preparação das crianças para a Primeira Eucaristia um caráter de evangelização, envolvendo toda a família. Este contato constante com as crianças deixou na espiritualidade do Irmão Miguel uma nota característica: a simplicidade. Seus modos e palavras são espelho da infância espiritual de Santa Teresinha do Me­nino Jesus.

Em 1896 deu-se a revolução anticlerical no Equador com profanação de igrejas, expulsão de religiosos etc. Muitos irmãos toma­ram o caminho do exílio. O Irmão Miguel rejeitou indignado várias ofertas tentadoras de ensino público. Continuou na direção do Colégio La Salle em Quito com seus 1200 alunos. Mais tarde os superiores o chamaram para trabalhar na Europa, lecionando castelhano na Fran­ça, e na Bélgica. O frio do norte da Europa afetou-lhe a saúde, já débil, e veio a falecer no dia 9 de fevereiro de 1910. Suas últimas palavras foram: “Jesus, José e Maria, vos dou meu coração e minha alma”. Seus restos mortais foram em 1937 traslados para Quito na Capela do Colégio Lassalista.