Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 5 de Janeiro

 

São João Nepomuceno Neumann

 

O segundo Santo elevado às honras dos Altares na América do Norte – depois de Elisabete Ana Bayley – foi Nepomuceno Neumann.

Nasceu na Boêmia, Tchecoslováquia, em 1811, de uma família pobre em que o pai era simples tecedor caseiro. Apesar da pobreza da família,  João  teimou para ser padre e conseguiu com sacrifícios entrar no seminário. Durante seus estudos teológicos, lendo as façanhas missionárias do Pe. Frederico Baraga, apóstolo dos índios nos EUA, concebeu o propósito de ser também missionário na América do Norte. Esta vocação lançou os alicerces de sua santidade e imprimiu uma orientação apologético- prática aos seus estudos. Completou sua formação dedicando especial interesse às ciências naturais e às línguas modernas, mas, chegada a hora de ser ordenado padre, o bispo adiou sua ordenação com o pretexto que seu clero era por demais numeroso.

João meteu-se então num projeto atrevido: procurar na América um bispo que o ordenasse padre. De fato rumou para os Estados Unidos sozinho, sem dinheiro, sem cartas de recomendação, sem planos bem definidos. Nesta ocasião deixou escrito: “Se for preciso irei suplicar repetidamente em cada diocese que me aceitem ao menos para trabalhar pelas almas mais abandonadas, sejam imigrantes alemães, sejam índios. Se ninguém me aceitar, irei me retirar para o deserto e fazer penitência”.

Em junho de 1836 desembarcou em Nova Iorque e foi acolhido pelo Bispo Dom João Dubois que o ordenou padre e o mandou trabalhar nas regiões inóspitas das cataratas do Niágara. Aí permaneceu quatro anos trabalhando com ardor missionário em favor dos colonos espalhados ao longo dos rios.

Desejando maior perfeição espiritual, em 1840 pediu para ser admitido na Congregação dos Redentoristas e fez sua profissão religiosa em Baltimore. Como redentorista pôde desenvolver ao máximo seus admiráveis recursos de zelo e santidade. Exerceu cargos diretivos na Congregação, dedicou-se à missões populares, construiu igrejas,  fundou escolas paroquiais, primando sempre na observância da disciplina religiosa. Sua capacidade de trabalho e sua fidelidade religiosa chamaram a atenção do Arcebispo de Baltimore que propôs seu nome à Sé episcopal de Filadélfia. O Papa Pio IX acolheu a sugestão e João Nepomuceno recebeu a sagração episcopal em 1852.

Seu episcopado durou somente sete anos e oito meses, mas as inúmeras realizações pastorais atestam a fecundidade do seu trabalho. Chegava a dedicar até 20 horas por dia ao apostolado, compelido pelo voto que fizera de nunca perder um minuto de tempo. Visitou várias vezes sua vasta diocese, pregando por toda parte missões populares aos diversos grupos étnicos na própria língua. Fundou 80 Igrejas dotando-as de escolas paroquiais. Reformou o seminário que foi um dos mais ricos de vocações nos Estados Unidos. Convocou e dirigiu três sínodos. Fundou hospitais e orfanatos, para cuja assistência instituiu a Congregação religiosa das Irmãs da Terceira Ordem de São Francisco.

Tanto zelo e dedicação pastoral debilitaram sua constituição física que ficou vitimado por um enfarte a 5 de janeiro de 1860.

Na América do Norte, João Nepomuceno foi comparado aos maiores pastores da Igreja em todos os tempos. Por iniciativa dos Bispos dos EUA, em 1886 foi introduzida sua causa de beatificação que se deu em 1963, durante o Concílio Vaticano II. O Papa Paulo VI, em 1977, o proclamava Santo em solene cerimônia, pela primeira vez, transmitida por televisão nos EUA.