Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

09 de Outubro

São João Leonardi, Confessor

Natural de Decimi, perto de Luca, na Itália, João Leonardi, criança ainda dava já demonstração de amor à solidão e aos exercícios de piedade. Com 26 anos de idade se decidiu a levar uma vida só para Deus e deu nome à milícia eclesiástica. Sentado entre os meninos, com eles fez o curso de latim; estudou depois filosofia e teologia, com tão bom resultado, que depois de quatro anos pôde ser ordenado sacerdote. Associaram-se-lhe alguns jovens de nobilíssima índole, todos aspirando a uma vida mais perfeita pela prática das virtudes.

Com eles formou e fundou a Congregação dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus, que pelo zelo dos seus membros em pouco tempo conseguiu uma reforma admirável de costumes na República de Luca. Parecia terem voltado os tempos dos primeiros cristãos com a prática admirável de profunda piedade.

Esta transformação da vida religiosa em toda a região provocou os protestos de homens maus que moveram forte campanha contra o Santo e sua Congregação. Esta teve a sua confirmação pelo Papa Gregório XIII. Homem de Deus, e por todos como tal era havido, João Leonardi era consultado por muitos bispos, em negócios intrincados; o próprio Papa nomeou-o seu delegado em missões difíceis, e para reformar famílias religiosas. A São José Calazans prestou enormes serviços na conservação da Congregação que se achava no ponto de se dissolver. Também no hospital do Espírito Santo em Saxônia e às Religiosas oblatas de Santa Francisca Romana prestou grande auxílio.

Profundamente penalizado pela triste sorte de tantas e tantas almas que se achavam nas trevas do paganismo, não havendo quem lhes partisse o pão da doutrina salvadora cristã, pôs-se em comunicação com o piedoso bispo Vives, e fundou um instituto missionário, destinado a formar jovens apóstolos para irem às terras longínquas pagãs, pondo-se à disposição da Santa Sé.

Ele mesmo continuou, sempre ativíssimo no desempenho do seu apostolado, até que Deus o chamou para si. Deixou também uns escritos sacros, que revelam o proveito teólogo e moralista. Morreu em Roma tendo 66 anos de idade, revestido de saco de penitência e deitado sobre cinzas. Beatificado por Pio IX, seu nome foi inscrito no Catálogo dos Santos pelo Papa Pio XI, no dia da Páscoa, aos 17 de Abril do ano de 1938.