Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

003 / 2015

 

Anápolis, 05 de junho de 2015

 

À senhora Anna Luíza Teixeira - Benfeitora do Instituto

Brasília – DF

 

Estimada senhora, para viver na graça de Deus não basta rezar e fazer penitência, mas é preciso também fugir das ocasiões de pecar: As ocasiões de pecar são frequentes! Podem ser as pessoas com quem vivemos, a casa em que habitamos, os livros que lemos, as ocupações a que nos entregamos, tudo enfim que nos pode fazer cair em alguma ofensa de Deus (Pe. Alexandrino Monteiro).

Afirma São Bernardino de Sena que a mais importante de todas as recomendações de Jesus Cristo, a que é como que o fundamento da vida cristã, é a de fugir das ocasiões pecaminosas.

Não resolve nada fazer muitos propósitos se não evitar as ocasiões de pecado: O Demônio se ri de todos os propósitos e promessas que faz o pecador penitente, se não evitar as ocasiões de pecar (Santo Afonso Maria de Ligório).

O combate que sustentamos com os nossos inimigos, é às vezes tão forte que o único meio de sair vencedor é abandonar o campo e pôr-se em fuga.

O soldado que a pátria envia para a guerra mostra fraqueza e covardia, se deixa o campo e foge. Na vida espiritual é totalmente diferente: fugir das ocasiões é grande sabedoria e prudência... é sair vitorioso... é ganhar a batalha: “... o que ama o perigo nele cairá” (Eclo 3, 26).

Avisa-nos São Pedro que o Demônio anda ao redor de nós buscando a quem devorar (1 Pd 5, 8). Aqui não fala que o Demônio quer nos abraçar, acariciar... mas quer nos devorar. Para entrar numa alma donde foi expulso, que faz ele? Diz São Cipriano que ele vai buscando uma ocasião. Se a alma se deixa arrastar pela ocasião está logo perdida, o inimigo entrará novamente nela e a dominará.

O Abade Guerrico observa que Lázaro saiu do túmulo, mas com as ataduras, e ressuscitado assim morreu segunda vez. Pobre do pecador que ressuscita do pecado, mas permanece preso ainda nos laços da ocasião! Posto que ressuscitado, morrerá de novo.

Para se salvar, é, pois, preciso renunciar não só ao pecado, mas ainda à ocasião de pecar, isto é, a um certo companheiro, uma certa casa, um livro... se não quiser tornar a cair.

Deus lhe pague pela preciosa ajuda!

Eu te abençoo e te guardo no Coração Pacífico de Jesus.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS