Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

026 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

Ao Doutor Iltamar de Souza Pires – Benfeitor do Instituto

Goiânia – GO

 

Prezado senhor, para salvar a alma e entrar no céu não basta ter sido bom durante um dia, uma semana, um mês... um ano... mas é preciso começar bem e terminar bem tudo o que realizarmos, isto é, é preciso perseverar até o fim: Sem perseverança, impossível é chegar à santidade ou à salvação: não basta sermos virtuosos e generosos alguns dias ou alguns anos; necessário é sê-lo sempre, até o fim (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Quem quiser se santificar, é necessário que corresponda às graças dia a dia, hora por hora; deve ser fiel de manhã à noite, combatendo a tristeza e os caprichos. Nosso Senhor recompensa a nossa generosidade com generosidade centuplicada... Deus deve ser servido com fidelidade constante e enérgica (Bem-aventurado José Allamano).

Não basta marcar metas, fazer muitos propósitos... mas é preciso perseverar até o fim... é preciso descruzar os braços e sair do lugar. Não basta a fé, mas é preciso também as obras: Meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, que lhe aproveitará isso? Acaso a fé poderá salvá-lo? (Tg 2, 14).

Milhares de pessoas começam bem, mas pouquíssimas perseveram no bem começado. Que desastre! Isso não agrada a Deus.

Quem deixa de realizar o bem por causa das dificuldades que surgem pelo caminho põe em perigo a própria salvação. Deus dá o prêmio eterno para o vencedor, e não para o derrotado: Retirar-se do bem começado, do caminho da fé e do seguimento de Cristo, quer dizer pôr em perigo a própria salvação... quem retrocede condena-se voluntariamente e jamais atingirá a meta: é um fraco, um vil, um desertor; enquanto deve o cristão ser forte, intrépido e perseverante (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Para entrar no céu devemos caminhar com passos firmes pelo caminho da luz, isto é, dos Mandamentos da Lei de Deus. Não basta caminhar... mas é preciso percorrer o caminho certo, aquele que vai nos deixar tranquilos e seguros na hora da morte.

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Amável de Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS