Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

031 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

Ao senhor Isaú Coelho Luz – Benfeitor do Instituto

Goiânia – GO

 

Caríssimo senhor, como é importante pedir a Deus a virtude da PACIÊNCIA. Essa virtude agrada muito ao Sagrado Coração de Jesus Cristo.

Eis os meios para ADQUIRIR A VIRTUDE DA PACIÊNCIA.

1.º Estando zangado, cala. Não deves fazer ação nenhuma, nem proferir palavra arrebatada da ira, porque depois não só te arrependerás do dito ou feito, senão que talvez fossem já irremediáveis os males que com teus arrebatamentos tivesses ocasionado.

2.º Lembra-te que, se Deus te houvesse tirado a vida quando pecaste pela primeira vez, arderias agora nos infernos, padecendo lá muito mais do que sofres agora aqui;  e se te dessem a escolher  entre o que agora aqui padeces e o que lá padecerias, não preferirias isto ao inferno? Pois então, faze de conta que Deus te comuta nestas penas o que lá deverias padecer, e não as sofrerás.

3.º Levanta teu pensamento ao céu e considera quanta é a glória que lá te espera, se sofreres aqui com paciência: não podem comparar-se as penas desta vida com a glória e galardão que por elas te dará Deus depois, e hás de saber que, como diz São Gregório Magno, ninguém pode chegar aos grandes prêmios do céu, senão pelo caminho de grandes trabalhos; e estes trabalhos hão de sofrer-se com paciência e na graça de Deus, porque do contrário não servem para o céu.

4.º Pensa que ninguém será coroado de glória sem haver sofrido com paciência e  na graça de Deus. São João viu que todos os Santos levavam palmas nas mãos, como símbolo do martírio ou da paciência com que sofreram as penas desta vida. Lê a vida dos Santos e Santas, a de Jesus Cristo e de Maria Santíssima, e verás com que paciência sofreram as calúnias, perseguições, provações e toda classe de tormentos, apesar de serem inocentes (Santo Antônio Maria Claret).

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Paciente de Jesus Cristo, nosso divino Cordeiro cheio de amor.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS