Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

036 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

À senhora Magda Maria de Freitas – Benfeitora do Instituto

Goiânia – GO

 

Prezada senhora, não fique desanimada diante das tentações... mas vigie com cuidado para não cair nas mesmas: Vigiar é estar de atalaia em torno da própria alma, para não se deixar colher de sobressalto (Adolfo Tanquerey).

Feliz da pessoa que tira proveito das tentações!

Há alguns que se impacientam e desanimam pelo fato de se verem tentados, como se as tentações os afastassem para sempre da santidade. A tentação não é pecado; pecado é consentir na tentação.

Quem não é tentado vive no comodismo. Livres de todo ataque, ficaríamos expostos ao perigo da negligência nas práticas da piedade, na mortificação dos sentidos e na abnegação da nossa vontade própria.

Infeliz da pessoa que pede para Deus afastar as tentações... é preciso pedir para o Senhor nos fortalecer contra elas: A água parada corrompe-se logo (Santo Afonso Maria de Ligório), e: Esta é a grande labuta do homem: assumir sobre si mesmo a culpa própria diante de Deus, e esperar a tentação até o último suspiro... Ninguém sem tentação poderá entrar no reino dos céus. Suprime as tentações e ninguém será salvo (Santo Antão).

Não nos assustemos com a tentação... ela é ÚTIL... preserva-nos da tibieza, do torpor espiritual, desapega-nos desta vida cheia de perigos onde a salvação nunca está segura.

A tentação vencida torna a nossa vida sólida, forte... uma árvore com raízes profundas e frondosa. Quem é pouco tentado se assemelha a uma árvore fina e fácil de ser arrancada, porque não possui raízes profundas.

Jesus Cristo foi tentado! Os santos foram tentados! Por que então se desesperar diante das tentações? Devemos lutar continuamente... e assim construiremos a nossa “escada” para o céu.

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Imaculado da Virgem Maria.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS