Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

056 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

À senhora Heloísa Maria Velasco – Benfeitora do Instituto

Goiânia – GO

 

Prezada senhora, trilhe o caminho da santidade... esse é o caminho do céu; somente os santos entrarão na Glória Eterna... para ser santo não basta ter fé, mas é preciso realizar boas obras.

Isto exige muitas vezes grande sacrifício. É preciso lutar contra o amor próprio, contra o mundo, o Demônio e a carne.

Santidade não é sentimentalismo nem melosidade. Jesus Cristo nunca foi meloso nas suas ações... foi sempre sincero e verdadeiro.

Para ser santo é preciso amar e percorrer o caminho da cruz... do sacrifício. Amor e sacrifício andam juntos. Amar é sofrer. Mas este sacrifício torna-se e suave: Onde se ama não há fadiga, ou, se esta existe, é também amada (Santo Agostinho).

Onde foram os mártires buscar a força para sofrer suplícios tão horrorosos? No amor divino que lhes incendiaram os corações. O amor é capaz de tudo, é capaz dos maiores heroísmos (Pe. Manuel Vieira).

Quem foge do sofrimento jamais será santo, porque longe da cruz não há salvação: Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram (Mt 7, 13-14).

Os santos também sentiram o peso da cruz... até choraram diante dos sofrimentos, mas não desanimaram nem se revoltaram; pelo contrário, perseveraram até o fim com o coração cheio de confiança no Deus que tudo pode: Os sofrimentos enchem a nossa alma de confiança na terrível justiça divina de Nosso Senhor Jesus Cristo, perante o qual por ordem de Deus, todo o mundo deverá comparecer (São Justino).

Os santos aprenderam a amar a Deus na escola da cruz... no meio das tempestades da vida: A tribulação é mestra excelente que faz com que nos convençamos da nossa insuficiência e fraqueza e nos ensina a virtude (São Bonifácio).

Para seguir a Jesus Cristo é preciso carregar as cruzes de cada dia: O sofrimento é a característica de todos os que vão nas pegadas de Jesus cristo (Pe. João Batista Lehmann).

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração Puríssimo da Virgem Maria, nossa Rainha e Senhora.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS