Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

065 / 2015

 

Anápolis, 29 de junho de 2015

 

Ao senhor José Rosa – Benfeitor do Instituto

Goiânia – GO

 

Estimado senhor, viva na presença de Deus e persevere na oração... sem oração é impossível a salvação eterna.

Infeliz da pessoa que abandona a vida de oração.

Sinal de doença é quando o organismo rejeita o alimento e dele tem nojo e fastio. A alma está doente quando já não tem gosto dos exercícios de piedade, quando os descura, os diminui e os deixa por completo. Este estado de alma é uma espécie de preguiça, um torpor da mente que se manifesta na pouca ou nenhuma vontade de dar começo a uma boa obra (Santo Tomás de Aquino). Este mal da alma de nenhum modo deve ser confundido com a aridez do espírito que geralmente é uma prova a que Deus costuma sujeitar as almas fervorosas, ou para adiantá-las mais na perfeição e santidade. Nem sempre Deus nos dá o gosto sensível nas coisas espirituais, mas sempre depende de nós, da nossa boa vontade fazer a vontade de Deus, ainda no meio da desolação, e se assim é, maior será o nosso merecimento.

A PREGUIÇA ESPIRITUAL é um mal que produz grandes estragos no meio do povo católico. Quem não reza vive em contínua angústia... num tremendo vazio... numa terrível inquietação.

Milhões de pessoas cuidam exageradamente do corpo e nada fazem para a alma. Contrário ao preceito de Jesus Cristo, a atenção toda se converge para o bem corporal; e o bem da alma é considerado coisa supérflua.  Até hoje, entre os católicos se verifica a parábola evangélica de São Lucas 14, 15-24, dos convidados que se recusaram a comparecer ao banquete, saindo cada um com uma desculpa: este, porque precisava ver uma fazenda que comprara; aquele, porque ia experimentar uma junta de bois; e aquele outro, porque estava em preparos para seu casamento ou tinha casado havia pouco.

São João da Cruz diz: Quem foge da oração foge de um grande bem. E São João Berchmans diz: O Demônio faz de tudo para impedir que uma pessoa reze.

É preciso rezar e rezar muito... rezar com atenção, devoção e respeito.

Deus lhe pague pela preciosa ajuda.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, nosso melhor Amigo.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS