Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Cartas a Dom Manoel Pestana Filho,

Bispo de Anápolis - Go

 

 

Carta 9

 

 

Anápolis, 18 de Agosto de 2000

 

Ao

Exmo. Senhor Bispo da Diocese de Anápolis

Dom Manoel Pestana Filho.

 

Recebi um telefonema do vocacionado ..., me pedindo uma carta de apresentação exigida pelo senhor, para ser admitido no Seminário Imaculado Coração de Maria.

Durante o tempo que ele esteve no Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima, foi sempre disponível para o trabalho manual e também apostolar, e nunca percebi nada contra a sua moral. O seu trabalho pastoral foi sempre temperado com a desgraça da pirraça, da irresponsabilidade, do apego à própria vontade e desejo de ser estimado. Devido a este comportamento tivemos vários e sérios atritos, sendo que eu o convidei, por várias vezes, na frente de vários irmãos e irmãs, a deixar o Instituto; sempre cobrando dele uma mudança, o mesmo sempre prometia melhorar, mas pelo contrário, piorava.

No dia 25 de março de 2000, às 9:00 h. depois de mais uma reunião sobre o seu comportamento, ele decidiu deixar o Instituto.

Quanto a mim, é tudo o que tenho a dizer sobre ele. Cabe ao Senhor admiti-lo ou não: “Como os que recebem as ordens sacras são colocados acima do povo, assim devem eles estar acima pelo mérito da santidade(Santo Tomás de Aquino, Suma Teológica, III, suppl. q. 35, a 1, ad 3).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Obs: O nome do seminarista foi preservado nessa página, porém, o mesmo está citado na carta original que se encontra guardada em nossos arquivos.

O nosso Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes o suportou por seis anos no Instituto, sendo que o mesmo foi expulso do Seminário Diocesano Imaculado Coração de Maria em seis meses.

Segundo fonte segura, o mesmo casou-se recentemente.

 

 

Outras cartas