Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Cartas a Dom Manoel Pestana Filho,

Bispo de Anápolis - Go

 

 

Carta 17

 

 

Anápolis, 14 de setembro de 2007

 

Ao Exmo. Senhor Bispo

Dom Manoel Pestana Filho

Digníssimo Bispo Emérito

da Diocese de Anápolis – GO

 

Exmo. Senhor Bispo, carregue a cruz com paciência todos os dias: “Não existe coisa mais agradável a Deus do que sofrer com paciência e paz todas as cruzes por ele enviadas” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do Amor a Jesus Cristo, cap. V).

 

Celebramos hoje a Festa da Exaltação da Santa Cruz, verdadeiro e precioso tesouro: “Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebremos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tanta e de tão grande valor que quem a possui, possui um tesouro... É, portanto, grande e preciosa a cruz” (Dos Sermões de Santo André de Creta, bispo).

Algumas religiosas do meu Instituto viram em Goiânia, Vossa Paternidade sair de um Hospital, em uma cadeira de rodas. Ao saber de tal notícia, senti grande pena: “Qualquer angústia ou tribulação que sofremos é para nós aviso e também correção” (Dos Sermões de Santo Agostinho).

Rezo para que Vossa Paternidade suporte tudo por amor a Deus: “O sinal mais certo para saber se uma pessoa ama a Jesus Cristo é, não tanto o sofrer, mas o querer sofrer por amor dele” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do Amor a Jesus Cristo, cap. V).

Lembre-se continuamente de que Santa Ludvina ficou acamada durante trinta e oito anos; santificou-se nos seus sofrimentos; nisto ela demonstrou e exercitou a paciência. No fim da vida, vieram alguns soldados, insultaram-na e ameaçaram-na, mas ela suportou as afrontas sem alterar-se; nisto demonstrou e exerceu a mansidão.

Contemple Cristo Crucificado! A Sagrada Paixão do Senhor é bálsamo para as nossas dores.

Faz mais de um mês que a Doutora Gerusa, de Goiânia, está telefonando para a residência de Vossa Paternidade, pedindo um folheto que contém alguns versos que o senhor, anos atrás, escreveu à Maçonaria, sendo que o mesmo foi impresso. A senhora Clemilda, que trabalha em sua residência, dizendo ser por ordem do senhor, perguntou à Doutora o que ela estava planejando fazer com o folheto.

Querido Pastor, se o senhor julga que os versos escritos à Maçonaria foram bons, por que temer? Foi o senhor quem os escreveu, por que escondê-los? Essa sua atitude mostra que Vossa Paternidade não está com a consciência tranqüila.

A Doutora se prontificou em buscar o folheto com os versos em sua residência, mas a senhora Clemilda não aceitou. Quanto mistério! A Doutora disse que tentará adquiri-lo com o Lions Clube de Anápolis.

Acompanho-o todos os dias com orações, pedindo que Nosso Senhor o ajude a carregar pacientemente as pequenas e grandes cruzes.

Desejo-lhe total recuperação.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Outras cartas