Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Cartas a Dom Manoel Pestana Filho,

Bispo de Anápolis - Go

 

 

Carta 24

 

 

Anápolis, 29 de setembro de 2008

 Festa de São Miguel,

São Gabriel e São Rafael, Arcanjos

 

Ao Exmo. senhor Dom Manoel Pestana Filho

Bispo Emérito de Anápolis – GO

 

Exmo. senhor Bispo, que os Santos Anjos o proteja das terríveis ciladas do Demônio: “A missão dos Anjos é servir a Deus com vistas à nossa salvação. Seu mister é fazer tudo quanto se relacione com a salvação dos homens, que é fundamentalmente a obra de Cristo. Cristo nos concede, como Senhor que é, a saúde da alma, e os Anjos coadjuvam, como servidores de Cristo” (São João Crisóstomo).

 

Fiquei sabendo, através de um sacerdote da Diocese de Anápolis, que Vossa Amável Paternidade deu uma entrevista na TV Tocantins de Anápolis, filial da Rede Globo, no Horário Eleitoral Gratuito, apoiando o Frei Valdair, candidato à Prefeitura dessa cidade pelo PTB. Vossa Paternidade perdeu uma PRECIOSA OPORTUNIDADE para ficar CALADO, ou então, rezar o Santo Terço no lugar dessa ENTREVISTA.

Eu sempre disse que Vossa Doce Paternidade “pisa” e “cospe” no Código de Direito Canônico, e que sempre o usou a seu BEL-PRAZER; essa sua desobediência comprova tudo. Que escândalo para os leigos! Que escândalo para os sacerdotes!

O Código de Direito Canônico, cân 287, 2 diz: “Não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser que, a juízo da competente autoridade eclesiástica, o exijam a defesa dos direitos da Igreja ou a promoção do Bem comum”. Seria esse o caso de Anápolis?

O Diretório para o ministério e a vida do presbítero no n.° 33 ensina: “O sacerdote, servidor da Igreja que em virtude da sua universalidade e catolicidade não pode ligar-se a nenhuma contingência histórica, estará acima de qualquer facção política. Ele não pode tomar parte ativa em partidos políticos ou na condução de associações sindicais... Com efeito, embora estas coisas sejam boas em si mesmas, são todavia alheias ao estado clerical, enquanto podem constituir um perigo grave de ruptura da comunidade eclesial”.

O senhor, por ser um bispo Emérito, deveria ser Luz para os padres jovens, e não Trevas.

Vossa Paternidade pensa que um bispo Emérito já possui a SALVAÇÃO GARANTIDA?

Centenas de bispos, principalmente no Brasil, deixam de trabalhar pela salvação das almas, para INVESTIGAR os políticos. Os políticos brasileiros são mais “misericordiosos” que os políticos argentinos.

Já pensou se os políticos brasileiros RESOLVESSEM INVESTIGAR as brigas, imoralidades, preguiças, abuso de autoridade, mentiras, mundanismo, bebedeiras, desobediências, infidelidades, “poltronice”, rebeldias... de muitos bispos do Brasil? Ainda bem que eles são “misericordiosos”.

Amável Paternidade, NÃO COMETA mais ESSA LOUCURA de apoiar um sacerdote na política: “A política do sacerdote é a do Pai-Nosso” (São João Bosco).

Queremos ouvir dos lábios de um bispo Emérito as Verdades sobre o Céu, e não sobre as coisas Caducas desse mundo fedorento.

O Doce Jesus disse aos Apóstolos: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15).

“Proclamai o Evangelho”. O Bom Jesus não disse POLÍTICA. Somente a Palavra de Deus é capaz de saciar uma alma imortal.

Querido Pastor, NÃO INCENTIVE esse Frei na política; pelo contrário, ajude-o a DESCOBRIR a grandeza do Sacerdócio: “Quem é o padre? Viver em meio ao turbilhão do mundo e não desejar seus prazeres; ser membro de todas as famílias e a nenhuma pertencer; compartilhar todos os sofrimentos; penetrar todos os segredos; derramar bálsamo em todas as feridas; apresentar-se a Deus em nome dos homens e oferecer-lhe suas preces; voltar aos homens para comunicar-lhes o perdão de Deus e a esperança; possuir um coração de fogo pela caridade que o incendeia e um coração de bronze pela castidade que o tempera; ensinar e perdoar; consolar e abençoar sempre! Meu Deus, que vida! E é a tua, Sacerdote de Cristo!” (São João Maria Vianney).

Esse Frei é jovem, cheio de forças... como seria agradável a Deus se ele se CONSUMISSE no confessionário e no altar... quantas almas estão esperando por ele: “O estado de vida sacerdotal não foi instituído por Jesus Cristo para amparar as casas das pessoas no mundo, mas para promover a glória de Deus e a salvação dos homens. Alguns imaginam que a vida sacerdotal é um ofício ou uma profissão leiga para se promover nas honras ou bens materiais. Enganam-se” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo, Capítulo XI).

Vossa Amável Paternidade COMETEU um GRANDÍSSIMO ERRO em apoiar politicamente o Frei Valdair. Peça perdão a Deus por esse INFELIZ APOIO... não o enterre na lama do mundo, mas ajude-o a acordar.

Lembre-se de que bispo Emérito NÃO possui a salvação garantida.

Rezarei pelo senhor e peço também suas orações.

Respeitosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Outras cartas