Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Cartas a Dom Manoel Pestana Filho,

Bispo de Anápolis - Go

 

 

Carta 25

 

Anápolis, 07 de outubro de 2008

Memória de Nossa Senhora do Rosário

 

Ao Exmo. senhor Dom Manoel Pestana Filho

Bispo Emérito de Anápolis – GO e

Cabo Eleitoral do Frei Valdair

 

Exmo. senhor Bispo, desapegue das coisas caducas da terra, elas enfeiam uma alma imortal: “Quem está nas trevas não compreende a luz; da mesma forma, a alma colocando sua afeição na criatura não compreenderá as coisas divinas...” (São João da Cruz,  Subida do Monte Carmelo, Livro I, Capítulo IV, 3).

 

Na última carta que escrevi à Vossa “Partidarista” Paternidade, datada de 29 de setembro passado, disse que o senhor perdeu uma ótima ocasião de ficar calado, exatamente porque se tornou o CABO ELEITORAL do Frei Valdair em plena Televisão. Que desastre!

Penso que hoje, dois dias após “terrível surra”, Vossa Amável Paternidade deve estar ENVERGONHADA e FRUSTRADA. O Frei apoiado pelo senhor ficou em QUARTO LUGAR nas eleições de Anápolis; está claro que o senhor foi um PÉSSIMO CABO ELEITORAL. Aconselho-te a permanecer como bispo Emérito, porque a sua ESTRÉIA na POLÍTICA foi desastrosa... humilhante... repugnante... vomitante” ... quanto esforço por nada... As ovelhas ouviram, mas não seguiram os “berros” do pastor... “berros” estranhos, parecidos com UIVOS de lobo... pobres ovelhas escandalizadas!

Querido Pastor, hoje o povo católico de Anápolis está se perguntando: Quantas “caras” possui Dom Manuel? Quantas personalidades?  Onde estavam guardadas suas UNHAS quando o mesmo era nosso pastor? Por que só agora ele as colocou para fora? Por que não conseguimos enxergá-las antes? Quanta decepção para as ovelhas!

Bondoso Pastor,  fale-nos do Céu, do Deus Eterno, da Confissão, da Santíssima Eucaristia, da Virgem Maria, do Santo Padre, da salvação da alma... Por favor, não seja mais CABO ELEITORAL... não manche a sua BATINA com a “saliva” da POLÍTICA fedorenta.

Nós padres, devemos VALORIZAR os sacerdotes idosos e santos, para BEBERMOS de suas experiências; isso vale também para um bispo aposentado: “A presença de pessoas idosas na comunidade pode ser muito positiva. Um religioso idoso, que não se deixa vencer pelos achaques e pelos limites da própria velhice, mas mantém viva a alegria, o amor e a esperança, é um apoio de incalculável valor para os jovens. Seu testemunho, sua sabedoria e sua oração constituem um encorajamento permanente em seu caminho espiritual e apostólico” (Congregavit nos in unum Christi Amor, 68).

Queremos beber a Puríssima Teologia Católica, não a política.

Fomos até a TV Tocantins de Anápolis para pedir uma CÓPIA da entrevista dada por Vossa Paternidade; a repórter disse que a mesma durou uma hora e que passaria somente com a sua autorização. Pedimos-lhe, encarecidamente, que nos autorize a pegar uma cópia.

Querido Pastor, por que será que os bispos são tão VAZIOS?

Quanta SAUDADE sinto de Santo Inácio de Antioquia, bispo que foi devorado pelos leopardos... de São Policarpo, bispo que foi morto pela espada... de São João Crisóstomo, bispo que morreu esmagado pelos sofrimentos... de Santo Afonso Maria de Ligório, bispo santo e pregador da verdade... de São João Nepomuceno Neumann que morreu de tanto trabalhar, chegava a dedicar até 20 horas por dia ao apostolado...

Hoje, em muitas dioceses, encontram-se FANTOCHES com mitra na cabeça... não sabem pregar o Evangelho... não rezam... só sabem viajar,  fiscalizar os políticos e criticar o Santo Padre. Das mãos de Deus eles não escaparão: “Coisa fácil é levar a mitra e o báculo, mas terrível e pavorosa lembrança é aquela, de, como Bispo, dever prestar conta ao juiz dos vivos e dos mortos” (Santo Alberto), e: “Nós, porém, além de cristãos, tendo de prestar contas a Deus de nossa vida, somos também bispos e teremos de responder a Deus por nossa administração” (Santo Agostinho).

Já pensou se um dia os políticos resolvessem perguntar aos católicos: Quantos e quais são os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja? Os sacramentos? Quem é Deus? Ou então, mandar os católicos persignarem-se? Milhões de católicos só sabem esparramar os dedos pelo rosto... Que vergonha para os pastores!

 

Deixarei agora o assunto da REPUGNANTE POLÍTICA de lado, e escreverei sobre outro assunto, assunto triste.

No dia 02 desse mês, dia dos Santos Anjos, às 16:00 h., recebi em minha casa mais um sacerdote diocesano, e ele me trouxe TRISTES NOTÍCIAS da Diocese de Anápolis.

 

1ª NOTÍCIA. Ele disse que um sacerdote, que se dizia tradicional, e que acompanhava Vossa Bondosa Paternidade nas visitas pelas paróquias ABANDOU a “BATINA”; naquela MISSA LI.CA (mistura de libertação e carismático) ele está do lado do senhor. Rezemos por ele.

 

2ª NOTÍCIA. Disse que outro sacerdote, também da Diocese de Anápolis: Doutorado em Direito Canônico, Juiz e Presidente do Tribunal Eclesiástico de Goiânia, Chanceler da Cúria Diocesana de Anápolis, Pároco da catedral do Bom Jesus... ABANDONOU a “BATINA”.

Vossa Amável Paternidade “encheu” esse sacerdote de diplomas, “dependurou” muitos colares de cargos em seu pescoço... mas esqueceu do PRINCIPAL: de convidá-lo a SUBIR o CALVÁRIO.

Todos os sacerdotes EXALTADOS pelo senhor estão CUSPINDO em seu rosto.

O sacerdote deve NASCER no Calvário... VIVER no Calvário e MORRER no Calvário.

Mamãe Margarida, simples camponesa, dizia ao filho São João Bosco: “Meu filho, ser sacerdote é começar a sofrer”. Seria muito bom se os senhores bispos aprendessem isso dessa simples e humilde velhinha, que nunca freqüentou uma faculdade.

Fiquei sabendo que ele está na casa dos pais. Rezemos por ele.

 

3ª NOTÍCIA. Disse também que o Pe. Mariola, aquele CITADO por diversas vezes em ARRANCANDO MÁSCARAS, se REBELOU contra o ATUAL bispo de Anápolis e foi buscar refúgio em uma Arquidiocese do nordeste.

Esse sacerdote foi ordenado pelo senhor para nos PERSEGUIR; nós suportamos todas as perseguições (vide Arrancando Máscaras) sem deixar a Diocese de Anápolis... fizemos perfeitamente o “noviciado”, e estamos até hoje com a CABEÇA ERGUIDA.

O Pe. Mariola, nosso “mestre” de “noviciado” não suportou nem o “pré-aspirantado” e FUGIU.

Que vergonha! Persegue o próximo e NÃO suporta as perseguições. Quanta hipocrisia! Quanto farisaísmo!

O Pe. Mariola não era o modelo de obediência, de humildade e de bondade? Ele se intitulava “o servo inútil”... Onde FICAM todos esses TÍTULOS agora?

Sei muito bem que foi Vossa Humilde Paternidade que arranjou esse refúgio para ele.

Em breve, escreverei uma carta para o Arcebispo de tal Arquidiocese, alertando-o sobre o perigo que está correndo.

Doce Paternidade, cada dia que passa MAIS me ENCANTA a MISERICÓRDIA e a JUSTIÇA do Deus Altíssimo. Louvado seja o Deus Verdadeiro!Bendito seja o Deus que não faz acepção de pessoas!Amado seja o Deus que conhece todos os corações!Glorificado seja o Deus que não se deixa levar pelas aparências!

Não lhe disse em uma carta, que com a sua saída da diocese, muitos padres EXALTADOS pelo senhor mostrariam as unhas? Aguarde e verá novos desastres... quedas... muitos estão balançando perigosamente. Que tristeza!

Que o Deus da vida lhe conceda mais VINTE anos de VIDA.

Respeitosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Outras cartas