Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Cartas a Dom Manoel Pestana Filho,

Bispo de Anápolis - Go

 

 

Carta 26

 

Anápolis, 25 de julho de 2010

 

Ao Exmo. senhor Dom Manoel Pestana Filho

Bispo Emérito de Anápolis – GO

 

Amável Paternidade, busque sempre a verdade, principalmente quando essa mexe com a sua consciência: “A humildade é a verdade. A verdade é a humildade” (São Pio de Pietrelcina).

 

Fiquei sabendo que Vossa Doce Paternidade encontra-se muito decadente e enfermo; os meus religiosos e eu rezamos para que o Senhor Deus lhe dê muita força e saúde para que possa viver muito.

Escrevo para informar-lhe de algo muito estranho que aconteceu nesse ano, antes da Semana Santa.

Quinze dias antes da Semana Santa, recebi a visita de alguns sacerdotes em minha casa, sacerdotes formados pelo senhor, pedindo que eu aceitasse que aproximadamente 14 sacerdotes se reunissem aqui, e que a minha presença era absolutamente necessária nessa reunião.

No momento fiquei espantado porque jamais esperava por tal pedido e convite; e o mais estranho é que estes se intitulam: “Os padres que não concordam com a pastoral do bispo atual”.

Bondosa Paternidade, sem querer mais ouvi-los, disse-lhes um solene NÃO.

O senhor sempre se gabou de ser formador de um clero humilde e obediente. Por que então esses 14 sacerdotes vivem tramando às escondidas contra o bispo atual? Onde está a obediência deles? Tudo indica, estão planejando “construir” uma diocese paralela querendo usar minha casa como sede, mas isso jamais acontecerá. Se tenho algo contra alguém digo na “cara”, não fico tramando às escondidas. Basta olhar as matérias que coloco no site do meu Instituto; se alguém achar ruim que venha falar comigo e PROVAR o CONTRÁRIO. É tudo muito bem DOCUMENTADO.

Depois que Vossa Humilde Paternidade deixou a diocese de Anápolis, muitos padres já deixaram o ministério e outros foram para outras dioceses... mas, segundo esses padres que me visitam com frequência, existe esse grupo que está tramando contra o bispo atual... e alguns estão próximos dele. Realmente, o padre que não é santo é um demônio: “O sacerdote deve temer mais os que lhe estão próximos, inclusive os colegas de cargo” (São João Crisóstomo, O sacerdócio, Livro 3°, 14).

O senhor pensa que eles desistiram? Tem sempre uma “mosca embatinada” zumbindo em meus ouvidos tentando me convencer de tal reunião.

Alguns padres quando vão à reunião do clero passam em minha casa dizendo que vão “marcar o ponto”... e que não suportam as baboseiras ditas nas reuniões. São bem falsos esses padres... que pena, estão brincando de religião.

Gostaria que Vossa Obediente Paternidade conversasse com esses padres e os aconselhassem a deixar de tramar contra o bispo atual. Espero que o senhor não esteja por trás desse “motim” eclesiástico, porque, segundo um padre que faz parte desse grupo, o senhor anda “rabiscando” certos papéis dando autorização para padres serem aceitos em outras dioceses.

Vossa Paternidade não é unido ao bispo atual? Por que então deixa que esse grupo de sacerdotes trame contra ele?

Lembre-se de que bispo aposentado não “vira” anjo... mas continua carne e osso.

Doce Paternidade, em 1997 eu lhe disse que o TEMPO IRIA DIZER... e ele está dizendo, ou, melhor... está GRITANDO... e graças ao Deus JUSTO o senhor  está presenciando tudo. Segundo esses padres, nem a residência que o senhor morava ficou de pé e nem o clero formado pelo senhor. Dizem também que os seminaristas diocesanos estão usando bermudas dentro do seminário... NADA MELHOR DO QUE UM DIA APÓS O OUTRO: “Cavaram um buraco à minha frente, e foram eles que nele caíram” (Sl 57, 7).

Rezo para que o senhor tenha força para suportar tamanha destruição.

Segundo esses sacerdotes que me visitam, um sacerdote que ESCREVEU sobre essa destruição foi afastado da Paróquia e da Diocese.

Querido Pastor, o Senhor sabe muito bem que o Santo Padre Bento XVI, homem SINCERO e FORTE, está trabalhando com afinco para purificar o clero, e o mesmo pede TOTAL TRANSPARÊNCIA em tudo.

Gostaria de saber de Vossa Amável Paternidade o seguinte:

 

1. Um Bispo Emérito que, quando estava à frente da diocese, acobertava um padre pedófilo pode ainda ser punido pela Santa Igreja?

http://www.filhosdapaixao.org.br/arrancando_mascaras/arrancando_mascaras_06.htm.

2. Um Bispo Emérito que, quando estava à frente da diocese, colocava e protegia superiores perversos no seminário, pode ainda ser punido pela Santa Igreja?

http://www.filhosdapaixao.org.br/arrancando_mascaras/arrancando_mascaras_10.htm.

3. Um Bispo Emérito que, quando estava à frente da diocese, pressionava financeiramente um sacerdote, levando-o ao desespero, pode ainda ser punido pela Santa Igreja?

http://www.filhosdapaixao.org.br/arrancando_mascaras/arrancando_mascaras_03.htm.

 

Doce Paternidade, já faz dois anos que espero uma resposta de sua cozinheira sobre aqueles versos que o senhor escreveu para a maçonaria na década de oitenta. Não vejo motivo para esconder tais versos, porque na época foram espalhados à vontade.

Se o senhor está tranquilo quanto àqueles versos, porque então os esconde de mim? Por favor, Amável Paternidade, libere-os para que eu os guarde no arquivo do meu Instituto.

Peço-lhe que abençoe os meus religiosos e a mim.

Respeitosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Outras cartas