Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Penitenciária João Batista de Santana – Riolândia – São Paulo

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 15 de setembro de 2011

 

Prezados, sofram com paciência e confiantes na misericórdia de Deus que perdoa um coração arrependido: “Se Deus não fosse Deus, pareceria injusto pela sua paciência para com o pecador” (Santo Agostinho).

 

Lembrem-se continuamente de que existe um Deus que perdoa um coração arrependido e com firme propósito de mudar de vida.

Vocês estão na Penitenciária pagando por algo que fizeram de mal; não fiquem revoltados nem façam ameaças ao próximo, mas agradeçam a Deus por estarem vivos e poderem ainda “mergulharem” na infinita misericórdia do Criador. Por maiores que sejam seus pecados, a misericórdia de Deus é ainda bem maior e Ele está pronto para perdoá-los: “Quando o pecador se arrepende das faltas passadas é perdoado. Minha misericórdia é infinitamente maior que todos os pecados que um homem possa cometer. Entristece-me o fato de que alguém considere suas faltas maiores que meu perdão” (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

Não se cuida de uma ferida usando pontas de prego ou faca, caso usasse prego ou faca, a ferida aumentaria e se agravaria levando o enfermo à morte.

O mesmo acontece com o detento. O mesmo já carrega uma grande “ferida” na vida, isto é, o mal que praticou; se o detento vive revoltado, xingando, maldizendo, com o coração cheio de ódio, planejando matar alguém... a situação só vai piorando e se agravando. Não se apaga um fogo colocando mais gasolina sobre ele; mas sim, colocando água, muita água.

Caríssimos, o melhor remédio para curar a “ferida” do mal praticado é pedir com humildade a misericórdia de Deus... é confiar na bondade de Cristo Jesus que perdoa um detento desejoso de voltar para Ele: “Com quanto amor e ternura Deus abraça o pecador que volta para ele! Jesus Cristo claramente no-lo ensina por meio da parábola do Bom Pastor, que, falando da ovelha perdida, a põe amorosamente aos ombros” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Não se revoltem nem façam motins... agradeçam a Deus por estarem vivos e poderem voltar para Ele... depende só de vocês.

Um dia vocês sairão dessa Penitenciária... depois que cumprirem a pena; mas as almas que estão na prisão do inferno jamais sairão daquele mar de fogo.

Sou um padre... nasci no município de Riolândia.

Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam dessa Penitenciária.

Que o Deus eterno e misericordioso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.