Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Centro de Inserção Social de Jaraguá – GO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 15 de setembro de 2011

 

Prezados, agradeçam a Deus por estarem vivos e peçam perdão a Ele enquanto é tempo... porque Nosso Senhor é misericordioso: “Deus espera o pecador a fim  de que se arrependa e desse modo lhe perdoe e o salve” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

A prisão aqui da terra não é a pior das prisões. Nela o detento pode sofrer com paciência, pedir perdão a Deus de suas culpas, rezar e implorar a misericórdia de Deus, arrepender de seus pecados... ter a esperança de sair dela e ser uma pessoa exemplar na sociedade. Por isso, não se revoltem, não se desesperem nem guardem ódio no coração; mas procurem viver santamente esperando pacientemente o dia de serem libertados.

Existe uma prisão que é milhões de vezes pior que a prisão aqui da terra: a prisão do Inferno eterno. Nessa prisão só existe ódio contra Deus e contra todos, desespero, gritos, fogo que não se apaga, fome, sede, escuridão, demônios... e o pior, não existe nela a esperança de um dia ser libertado, porque o inferno é eterno... para sempre: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e para os seus anjos” (Mt 25, 41).

Caríssimos, enquanto esperam o dia da liberdade, se comportem como filhos de Deus... lembrem-se de que Deus é Pai e espera o arrependimento do pecador; Ele está sempre com o Coração aberto esperando a volta do filho pródigo... o desespero não resolve nada, só faz piorar aqui na terra e diante de Deus: “Este pecado de desespero desagrada-me e prejudica os homens mais do que todos os outros males... Quem desespera, despreza minha misericórdia e julga que seu pecado é maior que minha bondade” (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

O detento deve se comportar muito bem na prisão. O mesmo não deve planejar motins nem incentivar brigas e desuniões entre os outros detentos... É preciso lembrar com frequência de que Deus vê tudo... vê também o que acontece dentro de cada cela durante o dia e durante a noite.

Prezados, sejam bons! Se um fogo está alto, não joguem mais gasolina nele... se o ambiente de uma prisão já está pesado, não queiram piorá-lo com revoltas... procurem a paz e sejam semeadores dela: “Para ser portador da paz, precisa, antes de tudo, possuí-la em si” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Sou um padre. Rezo por vocês, pelos policiais e funcionários que cuidam desse Centro de Inserção Social.

Que o Deus infinito e bondoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.